Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Jesus se Entregou Voluntariamente - João 12
Silvio Dutra

“1 Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
3 Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
4 Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
5 Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
6 Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
7 Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
8 Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
9 E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.
10 E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro;
11 Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.
12 No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,
13 Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.
14 E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:
15 Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta.
16 Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram.
17 A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos.
18 Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal.
19 Disseram, pois, os fariseus entre si: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele.”

Quanta infâmia e desonra Jesus suportou e tem ainda suportado.
O relato dos evangelhos nos revela que de fato há no Senhor uma longanimidade divina que Lhe permitiu e que ainda permite suportar com grande paciência toda a oposição que façam contra a Sua Pessoa.
Quando lemos, por exemplo, as recomendações que Ele faz aos Seus discípulos no Sermão do Monte, especialmente quanto ao dever de amarem seus inimigos e abençoarem os que lhes maldizem e perseguem, nós entendemos a razão destas ordenanças porque em fazendo isto eles estão simplesmente seguindo o Seu próprio exemplo, e importa que sejamos Seus imitadores.
Ele nos daria agora o exemplo máximo da Sua mansidão e submissão à vontade do Pai, entregando-se voluntariamente nas mãos dos seus inimigos.
Por inúmeras vezes Ele havia escapado e fugido das perseguições deles, mas importava que fosse agora para a cruz para pagar o preço exigido para o perdão dos nossos pecados.
Ele estivera no templo no período da festa da dedicação que era celebrada no mês de quisleu (dezembro), depois de ter curado o cego de nascença, e havia se retirado para o deserto junto ao local onde João batizara, mas retornou à Judéia para ressuscitar Lázaro, e como foi expedida ordem pelos fariseus para que fosse preso, e sabendo que aquela prisão culminaria com a Sua morte, e não era ainda a hora, porque importava que morresse na Páscoa, Ele se retirou mais uma vez para o deserto, perto da cidade de Efraim.
A festa da Páscoa foi instituída por Deus para comemorar o livramento dos primogênitos israelitas da morte no Egito, nos dias de Moisés, por causa do sangue do cordeiro que foi colocado nas portas das suas casas, para que o anjo da morte passasse por sobre elas ao ver o sangue.
Jesus é o Cordeiro pascal, do qual, por causa da cobertura do Seu sangue sobre a casa espiritual das nossas vidas, somos livrados da morte espiritual e eterna, para que as consagremos Àquele que nos salvou da morte.
Ele teria que retornar à Judéia na época da Páscoa, que era celebrada no mês de Abibe (março/abril), e Ele o fez indo primeiro para a cidade de Betânia, à residência de Lázaro, Maria e Marta onde se hospedou, porque além da residência deles ficar apenas cerca de 3 quilômetros de Jerusalém, Jesus achou conforto junto daqueles que O amavam, antes de se entregar voluntariamente nas mãos dos seus inimigos, os quais lhe infligiriam terríveis sofrimentos, conforme estava profetizado nas Escrituras.       
Mas, para que se cumprissem também as Escrituras, importava que fosse aclamado antes como rei de Israel, montado em um jumentinho, de maneira a demonstrar o caráter pacífico e de humildade do Seu reino.
No reino do Messias não há excluídos, por causa da baixa condição social que se possa ter para este mundo.
Tudo o que este mundo despreza pode ser transformado e estar em honra no reino do Senhor.
Mas muito do que o mundo considera elevado poderá estar excluído do Seu reino, por ser uma abominação perante Deus.
A mansidão do Cordeiro não será perdida, quando Ele estabelecer Seu reino eterno com todos os Seus súditos.
A regra do Seu governo será o Seu amor por eles.
E, a justiça de Deus será a base do Seu trono.
Faltavam seis dias para a Páscoa quando Jesus se dirigiu à casa de Lázaro e ali lhe prepararam uma ceia para Ele e seus discípulos; e Lázaro estava à mesa enquanto Marta os servia.
Foi nesta ocasião que Maria ungiu os pés de Jesus com nardo puro e enxugou os Seus pés com os seus cabelos.
Judas Iscariotes protestou contra aquele ato de Maria, porque o perfume era muito caro, e ele considerou que ela havia feito um desperdício, porque poderia vendê-lo por trezentos dinheiros, para serem distribuídos aos pobres.
No entanto, aquilo não era sequer zelo pelos pobres, porque ele era o tesoureiro do grupo e era seu costume furtar o que lhes era ofertado.
Jesus sabia que Judas era ladrão, e o poupou não dizendo qual era a sua real intenção.
Mas para desfazer o desconforto que ele criou para Maria, e o falso preceito religioso de que o evangelho consiste em distribuir dinheiro aos pobres, o Senhor disse que Maria tinha feito um bom serviço, porque O ungira para Seu sepultamento, e que importava antes, cuidar de agradá-Lo do que aos pobres, porque fisicamente teriam os pobres com eles durante muito tempo, mas apenas Maria, dentre eles, tinha percebido que Ele estaria ainda por apenas um breve tempo em sua companhia, menos do que uma semana.       
Jesus tinha tudo em comum com os apóstolos, e viviam dos recursos que lhes eram providos por Deus através dos instrumentos que Ele levantava para sustentá-los.
Isto deveria servir de exemplo para diminuir nossa estima por riquezas mundanas, porque definitivamente Jesus e os apóstolos não andaram à busca das mesmas e nem sonhavam com elas.   
A história tem testemunhado que os principais ministros do reino de Cristo nunca estiveram interessados em rendas terrenas, e por outro lado, aqueles que sequer foram chamados para o ministério e que viveram na busca de riquezas transitaram na Igreja como nuvens sem água, seguindo o exemplo do mestre deles, a saber, Judas, que também por sua vez, seguiu os passos de Balaão.
Ministros do evangelho não são mordomos de bens que lhes pertencem, porque são mordomos dos bens de Cristo, e terão todos eles que prestar contas da administração que fizeram destes bens no tribunal de Cristo.    
Quando os ministros fazem um mau uso dos recursos de Deus eles são como Judas porque furtam aquilo que não lhes pertence, mas ao Senhor e a todo o povo que colocou debaixo do cuidado deles.
A estada de Jesus na casa de Lázaro não pôde ser mantida em segredo, de maneira que muitos acorreram para lá para terem a oportunidade de verem não somente a Ele, como também a Lázaro, a quem Ele havia ressuscitado.
Estes judeus eram pessoas de boa vontade em sua grande maioria, e isto despertou grande preocupação nos sacerdotes porque muitos estavam crendo em Jesus por verem que Lázaro havia de fato sido ressuscitado.
Eles tentariam também destruir a evidência viva do milagre que Jesus havia feito, que era o próprio Lázaro, e assim também estavam intentando matá-lO.
Não foram os judeus de Jerusalém que odiavam Jesus e que estavam envenenados pelos sacerdotes e fariseus, que saíram ao Seu encontro com ramos de palmeiras clamando “Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor (v. 13), quando souberam que Ele estava vindo para a cidade de Jerusalém montado num jumentinho.
Eram judeus das áreas rurais e de outras cidades que vinham a Jerusalém anualmente para a festa da Páscoa, e especialmente a multidão que estivera com Jesus na casa de Lázaro e que testificara que Ele realmente lhe havia ressuscitado (v. 17, 18).   
Aquela grande manifestação foi a gota d’água que levou os fariseus a se conluiarem para prenderem Jesus.   
Muitos pensam que a multidão que bradou “Hosana” é a mesma que gritou “Crucifica-o”.
No entanto, os que eram de Jerusalém e que estavam buscando a crucificação de Jesus certamente não se encontravam entre aqueles que disseram “Hosana”.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Prova-se a Fé Pelo Amor e não Pela Mera Moralidade Silvio Dutra
Artigos A Antiga Trocada pela Nova Silvio Dutra
Poesias O Evangelho não é Lei Silvio Dutra
Artigos Fez Grande Diferença a Visão da Porta do Céu Silvio Dutra
Artigos O Evangelho é o Farol da Vida Silvio Dutra
Poesias O Evangelho Não Condena Silvio Dutra
Artigos A Justiça de Deus Que se Revela No Evangelho Silvio Dutra
Artigos A Conversão é Instantânea Silvio Dutra

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 2081 até 2088 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Amo sua voz e seu brilho - Vinícius Alves Perônico 52817 Visitas
Um presente - Ana Estefânia Araújo 52817 Visitas
Ter um irmão - LilianaBaguim 52817 Visitas
Évora - Ao silêncio da Praça - Ricardo Maria Louro 52817 Visitas
Por que Corremos Tanto? - André Claro 52817 Visitas
Évora - Velhos Sinos de Santo Antão - Ricardo Maria Louro 52817 Visitas
Que seja - Yolanda Costa e Silva 52817 Visitas
O pedido - Esther 52817 Visitas
Fiéis a sua vontade. - ricardo santos david 52817 Visitas
Se não houver amanhã. - Moisés Dias 52817 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última