Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O CONHECIMENTO DE DEUS – Parte 2
John Gill

2. Em segundo lugar, em cada pessoa renovada há um conhecimento de Deus e das coisas divinas, a nova criatura ou "novo homem se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (Col 3.10). O conhecimento espiritual e divino é uma parte do novo homem, que não é outra senão uma assembleia de graça constituída por vários membros, da qual cada crente faz parte, sendo uma parte da imagem de Deus e Cristo estampada sobre a alma em regeneração, e que lhe confere uma disposição divina; e sobre isto pode ser observado,
2a. Em primeiro lugar, o objeto disto: Deus. Antes da sua conversão, os homens não conhecem a Deus, mas depois que o conhecem, ou melhor, sendo conhecidos por ele (Gál 4.8,9), há um conhecimento tríplice de Deus, ou um conhecimento de Deus de uma forma tripla.
2a1. Há um conhecimento de Deus pela luz da natureza através das obras da criação, que mostram seu eterno poder e divindade, declaram sua glória, e mostram a sua sabedoria e bondade, através das obras da providência, por que ele não deixou a si mesmo sem um testemunho do seu ser e bondade, e esses caminhos e obras são inescrutáveis, e uma pequena parcela deles é conhecida pelos homens, mas há algo de Deus para ser conhecido por eles, e que ele é, como disse Jetro, "maior que todos os deuses", mas, tal conhecimento sempre foi insuficiente para ensinar aos homens a verdadeira adoração de Deus, e influenciá-los a ela, não obstante isso, ou eles não o adoram afinal, ou por ignorância, o adoram, isto é, não de uma forma certa; os filósofos sábios dos pagãos, embora tendo algum tipo de conhecimento de Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem o serviram, mas honraram e serviram mais a criatura do que ao Criador, nem era tal conhecimento eficaz para fazer o coração dos homens melhores, nem para consertar suas vidas, andando em dissoluções, concupiscências, embriaguez, orgias, banquetes e abomináveis idolatrias. Este é o caráter que o apóstolo apresenta em relação a eles em Rom 1.18-32, mesmo daqueles que professavam ser sábios.
Nem era essa luz e conhecimento suficientes para lhes mostrar o verdadeiro caminho, de como um Deus ofendido pode ser apaziguado, ou como os pecadores são reconciliados com Deus, ou por que meios a expiação do pecado poderia ser feita e, nem poderia dar aos homens qualquer bom fundamento para a esperança de perdão do pecado em qualquer conta que seja; embora possam presumir sobre a misericórdia de Deus, e conjeturar que ele perdoaria os seus pecados com base no seu arrependimento, disso eles não poderiam ter uma plena certeza, como disseram os ninivitas em Jonas 3.9. Também não foi suficiente para lhes assegurar um futuro estado de felicidade, e descrever o que ele é; assim como para a imortalidade da alma, eles tinham alguns pontos de vista fracos, e ainda que seja verdade que criam na ressurreição dos mortos não tinham esperança, e plena certeza da felicidade eterna no por vir.
A vida e a imortalidade são apenas verdadeiramente trazidas à luz pelo evangelho.
2a2. Há um conhecimento de Deus pela lei, a lei de Moisés, a lei moral, embora tenha sido dada por intermédio de Moisés, ela era de Deus, e mostra o que é a sua boa e perfeita vontade; é uma transcrição de sua natureza, justiça e santidade, mas ela somente fornece o conhecimento dele como um legislador que pode salvar e destruir, e como um Deus irado ameaçando ira para os transgressores da mesma, nem mesmo com o arrependimento; ela acusa de pecado, pela violação da mesma; pronuncia culpado por isso, e é o ministério da condenação e da morte; por que é o conhecimento do pecado, mas não de um salvador dele. E a lei cerimonial era de fato uma sombra dos bens vindouros por Cristo, seus sacrifícios prefiguravam o sacrifício de Cristo, e era o professor dos judeus que lhes ensinou sobre Cristo, e dirigiu a ele.
2a3. Há um conhecimento de Deus que vem pelo evangelho, a doutrina da graça e da verdade, que é por Cristo, que estava no seio do Pai, e que o tem manifestado, sua pessoa, sua natureza, sua graça, sua mente e vontade aos homens; Deus falou por meio do Filho, e fez uma maior revelação de si mesmo por ele, e faz uso dos ministros do evangelho para dar a luz do conhecimento da glória de Deus, na face ou pessoa de Cristo, que é o resplendor da glória do Pai e a expressa imagem da sua pessoa, e é desse tipo de conhecimento de Deus em Cristo, que as almas são feitas participantes, quando são renovadas no espírito de suas mentes; isto não é um mero conhecimento teórico e especulativo, como os judeus carnais tiveram, que tinham uma forma de conhecimento da lei, e que por quebrá-la desonraram a Deus, e que alguns que se dizem cristãos podem ter, que professam em palavras conhecer a Deus, mas em obras o negam; que dizem Senhor, Senhor, mas não fazem a vontade de nosso Pai que está nos céus; mas este é um conhecimento espiritual e experimental de Deus, como um homem espiritual possui, a partir do Espírito de Deus como um espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; o qual leva os homens a meditarem e saborearem as coisas espirituais. Este é um conhecimento que é obtido com a fé em Deus como Deus da aliança em Cristo: é um conhecimento fiducial, para quem coloca sua confiança nele, em quem é eterna força, e de quem eles esperam todos os provimentos de graça e têm conhecimento dele como sua porção e grande recompensa, eles esperam nele para o que eles querem no presente, e para a felicidade com ele daqui por diante, e tal conhecimento sempre inclui nele amor a Deus, e a maior afeição cordial por ele; "aquele que não ama, não conhece a Deus" (I Jo 4.8), porque aquele que o conheceu não poderia senão amá-lo, e dizer-lhe: "A quem tenho eu no céu senão a ti? e ninguém há na terra que eu deseje além de ti."
Tal conhecimento é acompanhado com um temor filial e reverência a Deus; onde não há conhecimento de Deus não há temor de Deus, mas onde há conhecimento de Deus, da sua graça e bondade, e de sua misericórdia perdoadora em Cristo, os homens temem ao Senhor e à sua bondade; porque há perdão com ele para que ele possa ser temido; e não com um servil, mas com um temor infantil. E tal conhecimento é prático, e ele é conhecido por ser reto, por ser assim: "nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos" (I Jo 2.3), pois isto somente pode ser dito para ser "cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual", em uma verdadeira forma espiritual e evangélica, quando o fim para o qual eles aspiram é, para "andar dignamente diante do Senhor de modo agradável ", isto é, para fazer a vontade de Deus, da maneira mais aceitável (Col 1.9,10), e um conhecimento que é obtido com aquelas graças e frutos de justiça pode ser chamado de conhecimento salvífico, isto é, a salvação é vinculada a ele e segue com ele, porque "esta é a vida eterna", Jo 17.3.
Agora, este conhecimento de Deus pode ser considerado como se referindo às três pessoas divinas da Trindade, distintamente, Pai, Filho e Espírito Santo. Pois há uma comunhão que os crentes têm com cada pessoa divina, que surge a partir de seu conhecimento distinto das mesmas (I Jo 1.3; 2 Cor 13.14).
2a3a. Toda alma renovada tem conhecimento de Deus Pai. "Eu vos escrevo, filhinhos", diz o apóstolo João (I Jo 2.13), "porque conheceis o Pai.", o Pai de Cristo e seu Pai, em Cristo, porque aquele que é o Pai de Cristo é também Pai de vocês, embora não estejam na mesma classe de filiação com ele, "eu subo para meu Pai e vosso Pai" (Jo 20.17), e essa relação é dada a conhecer a eles, como as crianças são ensinadas a conhecer o seu pai, e isso os santos sabem pelo Espírito de adoção enviado a seus corações, que clama: Aba Pai, e testemunha aos seus espíritos que eles são filhos de Deus, e isso leva à comunhão com ele, e ao gozo de muitos privilégios com prazer. Eles têm conhecimento do amor do Pai, que é concedido a eles, e está neles, e que aparece em sua eleição, no dom de Cristo para eles, e na sua adoção, e em outras bênçãos da graça, e isso é derramado em seus corações pelo Espírito, e eles são levados por ele para as alturas e profundidades e comprimentos e larguras do mesmo, pois eles são aquecidos e confortados por isto, e isto é uma fonte de alegria, paz e conforto para eles; e o conhecimento disto é a sua glória (Jer 9.23,24).
Eles têm também o conhecimento de Deus, o Pai, como tendo escolhido eles em Cristo, e lhes abençoado com todas as bênçãos espirituais nele; pois embora a sua eleição tenha sido feita antes da fundação do mundo, e tão secretamente como isto está em Cristo, embora isto possa ser conhecido por eles, "Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus", como e por quais meios? pela influência poderosa do evangelho em seus corações, "porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder" (I Tes 1.4,5), eles têm conhecimento dele como seu pacto de Deus em Cristo, que lhes tem abençoado com todas as bênçãos da aliança, com as misericórdias de Davi, com a justificação pela justiça de Cristo, o perdão do pecado por causa dele, a reconciliação e a expiação, a adoção e todas as demais bênçãos; o conhecimento de tudo o que conduz seus corações em gratidão ao Pai de Cristo, no amor a ele, e louvor a ele (Ef 1.3,4). Eles têm conhecimento dele como "em Cristo reconciliando consigo o mundo a si mesmo", o planejamento do esquema de sua paz, a reconciliação e a expiação por Cristo, “não imputando aos homens as suas ofensas".
Além disso, eles têm o conhecimento de Deus, o Pai, como tendo proclamado o seu nome em Cristo, como Deus "misericordioso e compassivo, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado", como um Deus que é grandioso em perdoar, e que atrai suas almas para se ligarem a ele, e enchê-las com admiração e maravilha, de modo que eles dizem: "Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade?", e isso levanta neles a maior gratidão e agradecimento a Deus: eles o invocam com suas almas, e tudo dentro deles "bendiz o seu santo nome, e não se esquece de seus benefícios, que perdoa todas as suas iniquidades" (Mq 7.18; Sl 103.1-3).
Eles o conhecem como "o Deus de toda graça, que os chamou para sua glória eterna em Cristo Jesus," o seu Filho, isto é, aquele que é o autor e doador de todas as graças a eles, para que a sua fé não seja de si mesmos, pois é dom de Deus, para que a sua boa esperança, pela graça seja dele, e por isso ele é chamado o Deus da esperança, porque não é somente o objeto, mas o autor e doador da mesma; pela mesma razão que ele é chamado o Deus de amor, o Deus de paciência, etc, este conhecimento de Deus Pai leva a lidar com ele por novos suprimentos de graça, e ele fará toda a graça abundar para eles; o que os atrai para o trono da graça para buscar a graça e a sua misericórdia para ajudá-los em tempos de necessidade.

Texto de John Gill, em domínio público, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Citações do livro O Amor de Deus John Gill
Artigos O CONHECIMENTO DE DEUS – Parte 2 John Gill
Artigos O CONHECIMENTO DE DEUS – Parte 1 John Gill


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Considerações sobre o filme Sete Anos no Tibet - Joilson Aleixo da Silva 52820 Visitas
Eu sou o mar - juari silveira de sa 52820 Visitas
O Poeta e Suas Convicções - Marcos Leonidio 52820 Visitas
"O PARASITA" - Vilmar Wiedergrün 52820 Visitas
Cultus - Will Borges 52820 Visitas
MÃOS ESPECIAIS... - CLÁUDIA CAMARGO 52820 Visitas
AINDA ACREDITO NO AMOR - Erik McArthedain 52820 Visitas
Confraria da Fronteira - Vera Ione Molina 52820 Visitas
A noite - João Gaspar Leivas 52820 Visitas
Anotações para um concerto noturno, a céu aberto - Carlos Couto 52820 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última