Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A QUÍMICA DA INDÚSTRIA E A DROGA DO NOVO SÉCULO
Flora Fernweh

Conforme o escritor e filósofo Voltaire, a arte da medicina consiste em distrair o paciente enquanto a natureza cuida da doença. Entretanto, evidencia-se no século XXI, o enfoque dado à cura clínica em detrimento de meios homeopáticos ou psicológicos, impulsionado por uma indústria que acumula o capital multibilionário de drogas terapêuticas. A busca incessante por medicamentos e substâncias que aparentemente não são nocivos a curto prazo, acompanha o impacto das transformações na saúde da população em um mundo globalizado e retrata a dependência química alarmante no cenário em que se vive.
     De acordo com a Interfarma, o Brasil ocupa a oitava posiçãono ranking mundial farmacêutico e tende tende a alcançar o quinto lugar até 2021. Entre os motivos que incitam este crescimento, estão: o investimento científico, com a inclusão de setores biotecnológicos e o fenômeno relacionado ao aumento da expectativa de vida, que gera de forma consequente, uma preocupação generalizada com a saúde. Percebe-se nitidamente que o uso excessivo de medicamentos propicia o desenvolvimento de uma mentalidade hipocondríaca e traz consigo, efeitos indesejados aos indivíduos.
     Um dos principais fatores que pode provocar a dependência química é a automedicação, aliada à popularização de remédios, que levou à redução de custos dos mesmos, garantindo uma maior acessibilidade. Casos de intoxicações por analgésicos, ansiolíticos ou anti-inflamatórios são cada vez mais recorrentes, assim como efeitos colaterais, que colocam em risco outras funções do corpo, e a omissão de sintomas de doenças adquiridas, o que dificulta seu diagnóstico. Os maiores desafios residem na realização de atividades simples e naturais do ser humano, como o sono, por exemplo. Dados do IBGE apontam que mais de 11 milhões de brasileiros usam medicamentos para dormir.
     Diante dos efeitos ocasionados pela potência da Indústria Farmacêutica do século XXI e suas respectivas repercussões em diversos âmbitos além da saúde pública, é fundamental que o Ministério da Saúde com o apoio de órgãos reguladores universais, como a OMS, trabalhem em parceria para promover a conscientização a respeito dos medicamentos a todos os segmentos sociais através de redes de incentivo e do estabelecimento de normas claras sobre prescrições, visando a redução de obstáculos relacionados à saúde que assolam as pessoas, colaborando deste modo, em prol do futuro científico, da eficácia dos serviços oferecidos e do bem-estar geral da população.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52867


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Lágrimas em minha janela Flora Fernweh
Contos Homens da Noite Flora Fernweh
Poesias Rio de Janeiro Flora Fernweh
Poesias Me procuro Flora Fernweh
Poesias Definição de amor Flora Fernweh
Resenhas O barco das crianças - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Arte como terapia - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas O profeta, de Khalil Gibran - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas As coisas que você só vê quando desacelera- impressões Flora Fernweh
Resenhas O império e os novos bárbaros - impressões pessoais Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54746 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54685 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54603 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54467 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54418 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54413 Visitas
Amores! - 54361 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54358 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54308 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54268 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última