Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A base intelectual contemporânea e a construção de sentidos
Fernando Pheriklys

Resumo:
A indefinição do pensamento contemporâneo é um problema que permeia o hodierno. Sem base própria, sem visão construída, sem rumo, é assim que se define o ambiente atual do conhecimento.

A contestação de nossa capacidade de conhecer, disfarçada de filosofia libertadora, revela um momento de vasta crise do pensamento e do homem. É sintomático afirmar que a construção de sentidos, como perspectiva, contemporaneamente, passa por um enleio. Em outras palavras, pode-se dizer que a fomentação de sentidos está sem rumo, haja visto que não há uma construção firme, peculiar e excêntrica.
Desse modo, verifica-se que há uma problemática a ser resolvida no ambiente intelectual contemporâneo. É preciso articular o pensamento reflexivo no caminho certo, e para que isso venha a ocorrer, é fundamental plantar as sementes teóricas e ideológicas, para mais tarde colher os frutos do conhecimento. A construção de sentidos também é necessita de visão. Logo. Têm-se que elaborar e fundamentar as estruturas metodológicas do pensamento intelectualizado.


Biografia:
A base intelectual contemporânea e a construção de sentidos Os fundamentos intelectuais contemporâneos, apesar de soerguerem sentidos e perspectivas, ainda necessitam de base própria. Os vestígios do pensamento intelectual dos séculos anteriores preexistem no hodierno. Com a quebra do iluminismo -- século XX --, limiou-se o movimento pós-modernista, o qual tem face indefinida, o que determina "soez" da intelecção contemporânea e seus sentidos. É comum dizer que o momento atual é de profundas transformações. O mundo passa por um período conturbado no qual a trama social é varrida pela velocidade das mudanças. Embora o pós-modernismo represente a consequência final de ruptura do iluminismo, está ruptura consiste apenas em uma admissão da nossa incapacidade de produzir conhecimento seguro e construir uma ciência própria e original. A contestação de nossa capacidade de conhecer, disfarçada de filosofia libertadora, revela um momento de vasta crise do pensamento e do homem. É sintomático afirmar que a construção de sentidos, como perspectiva, contemporaneamente, passa por um enleio. Em outras palavras, pode-se dizer que a fomentação de sentidos está sem rumo, haja visto que não há uma construção firme, peculiar e excêntrica. Desse modo, verifica-se que há uma problemática a ser resolvida no ambiente intelectual contemporâneo. É preciso articular o pensamento reflexivo no caminho certo, e para que isso venha a ocorrer, é fundamental plantar as sementes teóricas e ideológicas, para mais tarde colher os frutos do conhecimento. A construção de sentidos também é necessita de visão. Logo. Têm-se que elaborar e fundamentar as estruturas metodológicas do pensamento intelectualizado.
Número de vezes que este texto foi lido: 21953


Outros títulos do mesmo autor

Monografias A base intelectual contemporânea e a construção de sentidos Fernando Pheriklys


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
Piscianas, as mulheres mais próximas dos sentimentos. - Nandoww 51410 Visitas
CULTURA AFRICANA E SUAS INFLUÊNCIAS NA CULTURA BRASILEIRA - Ismael Monteiro 50960 Visitas
CÉREBRO HUMANO - Tércio Sthal 47915 Visitas
The crow - The Wiki World - The Crow 47257 Visitas
Banco de Questões - China - Agrário Conrado 44840 Visitas
Banco de Questões - Japão - Agrário Conrado 42717 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39158 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 38271 Visitas
PSICOLOGIA E DIREITO - Francisco carlos de aguiar neto 35975 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 35645 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última