Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O SÁBIO DO ORIENTE E O ESCORPIÃO
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM SÁBIO DO ORIENTE CAMINHAVA TRANQUILAMENTE PELAS MONTANHAS CHINESAS E QUANDO FOI SE APROXIMANDO DE UM LAGO VIU QUE UM ESCORPIÃO ESTAVA SE AFOGANDO.
E O ESCORPIÃO PERCEBENDO A PRESENÇA DO SÁBIO NA BEIRA DO LAGO COMEÇOU A GRITAR DESESPERADAMENTE POR SOCORRO, POIS, NAQUELE MOMENTO SÓ SE PODIA VER A CABECINHA DO ARTRÓPODE, POIS, O RESTANTE DO SEU CORPINHO JÁ HAVIA SIDO TRAGADO PELA ÁGUA,
- SOCORRO! POR FAVOR, NÃO PERMITA QUE EU MORRA!
ENTÃO, O SÁBIO DO ORIENTE DECIDIU TIRAR O ESCORPIÃO DA ÁGUA.
MAS, QUANDO O VELHO SÁBIO CHINÊS SE APROXIMOU DO ESCORPIÃO PARA SALVÁ-LO DE UM POSSÍVEL AFOGAMENTO, O INGRATO ESCORPIÃO LHE DEU UMA PICADA FAZENDO COM QUE ELE O SOLTASSE E O ARTRÓPODE CAIU NOVAMENTE NA ÁGUA.
ENTÃO, O SÁBIO SENTINDO MUITA DOR TENTOU TIRAR O ESCORPIÃO TRAIÇOEIRO NOVAMENTE DA ÁGUA E OUTRA VEZ ELE DEU O BOTE E O PICOU PELA SEGUNDA VEZ.
MAS, UM DISCÍPULO DO SÁBIO QUE VINHA OBSERVANDO A DETERMINAÇÃO DO SEU MESTRE PARA SALVAR A VIDA DO ARTRÓPODE QUE ESTAVA SE AFOGANDO OUTRA VEZ.
ENTÃO, ELE SE APROXIMOU DO MESTRE E DISSE:
- POR QUÊ TANTA DETERMINAÇÃO EM SALVAR ESSE ANIMAL QUE POR DUAS VEZES TRAICOEIRAMENTE O FERIU?
E O SÁBIO DO ORIENTE RESPONDEU:
EU ESTOU TENTANDO SALVAR A VIDA DESSE ESCORPIÃO PORQUE ELE NÃO ME ATACOU POR MALDADE E SIM PARA SE DEFENDER E GARANTIR A SUA SOBREVIVÊNCIA.
E O DISCÍPULO ENCANTADO COM A SABEDORIA DO MESTRE LHE FEZ OUTRA PERGUNTA:
- O SENHOR LEVOU DUAS PICADAS DESSE ESCORPIÃO E COM ISSO PODERÁ MORRER ENVENENADO A QUALQUER MOMENTO.
- SIM, EU SEI DISSO. MAS, EU NÃO ME IMPORTO. O IMPORTANTE PARA MIM É SALVAR A VIDA DESSA CRIATURA CRIADA POR DEUS. SE EU VIER A MORRER, EU MORRO EM PAZ, POIS, JÁ VIVI MUITOS ANOS QUE FORAM MUITO BEM VIVIDOS, MAS, ESSE ESCORPIÃO AINDA É JOVEM E TEM UM LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO NESSA TERRA.
ENTÃO, O JOVEM DISCÍPULO OUVINDO OS BELOS ENSINAMENTOS DO VELHO SÁBIO DO ORIENTE APRENDEU QUE NÃO DEVEMOS MUDAR AA NOSSA NATURA SÓ PORQUE ALGUÉM NOS CAUSOU ALGUMA MALDADE E QUE APENAS DEVEMOS TOMAR ALGUNS CUIDADOS PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA NOVAMENTE.
ASSIM, O JOVEM DISCÍPULO FOI AJUDAR O SÁBIO MESTRE DO ORIENTE A MAIS UMA VEZ TENTAR SALVAR O ESCORPIÃO DE SE AFOGAR NAS ÁGUAS DO LAGO.
- O ESCORPIÃO CONTINUAVA A SUA LUTA PELA VIDA. ELE ESTAVA SE DEBATENDO PARA TENTAR SAIR DAQUELA INCÔMODA SITUAÇÃO.
ASSIM, O SÁBIO E O DISCÍPULO TOMARAM OS DEVIDOS CUIDADOS PARA EVITAR QUE O ESCORPIÃO OS PICASSEM.
ENTÃO COM A AJUDA DE UMA FOLHA, ELES TIRARAM O ESCORPIÃO DA LAGOA E SALVARAM A VIDA DELE.
O ESCORPIÃO SAIU CAMINHANDO EM TERRA FIRME NOVAMENTE E LOGO ENTROU NA MATA.
E O SÁBIO DO ORIENTE ABRIU UM SORRISO DE CONTENTAMENTO E DISSE:
- MISSÃO CUMPRIDA! VÁ EM PAZ MEU AMIGUINHO! VOCÊ FOI MAIS SÁBIO DO QUE EU, POIS, NÃO MUDOU A SUA NATUREZA NEM QUANDO TENTEI LHE SALVAR POR DUAS VEZES. VOCÊ FEZ EXATAMENTE O QUE TINHA QUE FAZER. VOCÊ LUTOU BRAVAMENTE PELA SUA SOBREVIVÊNCIA.
E OLHANDO BEM FUNDO NOS OLHOS DE SEU DISCÍPULO, O SÁBIO DISSE:
- QUANDO A VIDA LHE APRESENTAR TEMPESTADES COM RAIOS E TROVÕES, MOSTRE QUE TENS MIL E UMA RAZÕES PELAS QUAIS SORRIR, POIS, MUITOS PERSEGUEM A FELICIDADE, OUTROS A CRIAM.
E ASSIM O SÁBIO DO ORIENTE DESPEDIU-SE DO JOVEM DISCÍPULO E CONTINUOU CAMINHANDO TRANQUILAMENTE PELAS MONTANHAS CHINESAS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52871


Outros títulos do mesmo autor

Contos O SHOW VAI COMEÇAR Saulo Piva Romero
Contos COF! COF! COF! Saulo Piva Romero
Contos UM SARUÊ NA MINHA ESCOLA Saulo Piva Romero
Contos NA TEIA DA ARANHA Saulo Piva Romero
Contos SOFIA, A AVELÃ E O ESQUILO Saulo Piva Romero
Contos SOZINHA NO MUNDO Saulo Piva Romero
Contos GIDEÃO E OS TREZENTOS SOLDADOS Saulo Piva Romero
Contos A CEBOLINHA MAU HUMORADA Saulo Piva Romero
Contos UNI- DUNI- TÊ Saulo Piva Romero
Contos DEVAGAR QUE O JOÃO É DE BARRO Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 241 até 250 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
- Ivone Boechat 53274 Visitas
Fui Uma Vez - José Ernesto Kappel 53274 Visitas
PRISMA - Fernão Valjan 53274 Visitas
Caminho do Tempo - José Ernesto Kappel 53273 Visitas
Amor Enlaçado - José Ernesto Kappel 53273 Visitas
Batido de Terra - José Ernesto Kappel 53273 Visitas
Valsa Sem Par - José Ernesto Kappel 53272 Visitas
Vem - Ivone Boechat 53272 Visitas
A ONÇA QUE TINHA MEDO DE RAIOS E TROVÕES - Saulo Piva Romero 53271 Visitas
Decisão - Ivone Boechat 53271 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última