Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A hora do almojan
Núdios Clen

Resumo:
Ainda podemos dizer que existem duas refeições mais importantes durante o dia? Por uma série de motivos o horário e a maneira de se alimentar está em constante mudança no hábito dos brasileiros.


     A que horas sai o almoço? Quem nunca ouviu esta pergunta em um domingo com a família reunida e a mãe sendo a única responsável pelo almoço a qual resolveu atrasá-lo para poder sofisticar um pouco mais no requinte dos pratos.
     Outra pergunta muito comum que hoje ouvimos de diversos trabalhadores por vários motivos é: - A que horas vou almoçar?
     Atualmente o almoço está estipulado entre meio dia e quatorze horas, variando de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém antigamente ele era servido bem mais cedo. A janta quando acontece é realizada depois das vinte horas. Em 1905 na casa do escritor Lima Barreto, por exemplo, o almoço era servido às nove horas da manhã e o jantar às dezesseis horas.
     Ninguém sabe exatamente quem estipulou que deveria haver duas refeições mais reforçadas durante o dia, no entanto tornou-se hábito em nosso país fazê-las diariamente, porém tudo indica que este costume está se modificando.
     Quanto mais o tempo passa mais vai caindo o horário das pessoas almoçarem. Com este atraso o almoço está se encontrando com a janta e então, aquelas duas refeições mais importantes do dia estão se fundindo em uma.
     Com a diferença social encontrada em nosso país são poucos os que têm o privilégio de jantar e também são poucos os que conseguem manter o horário fixo do almoço. Normalmente o que tem acontecido é que a maioria dos trabalhadores almoça entre um intervalo muito grande de horas dificultando a rigidez permanente deste horário.
     A completa igualdade feminina também é outro fator que tem levado os brasileiros a modificarem esta herança antiga das duas refeições diárias, isto porque como só as mulheres cozinhavam antigamente e não trabalhavam fora tão intensamente, conseguiam manter os horários tão iguais todos os dias.
     São vários fatores que causaram modificações nos hábitos alimentares atuais, um bastante significativo é a agitação urbana que trouxe conseqüência drástica aos horários dessas refeições. Por isso podemos definir que hoje houve uma fusão dessas duas refeições mais importantes e que acabou criando-se o almojan.
     Observe que o almojan está começando a dar os primeiros sinais de sua existência. Em Belo Horizonte, por exemplo, quase que a totalidade dos moradores não mais fazem janta e aqueles que ainda o fazem são porque não fizeram o almoço. Por isso realizam apenas uma refeição mais reforçada (importante) durante as vinte e quatro horas.
     Muitos preferem se alimentar pequenas quantidades ao longo do dia, porque não têm tempo ou por outro motivo qualquer, porém, com certeza, certa altura do dia irá procurar pelo almojan.
     

Núdios Clen – Escritor de Belo Horizonte
Email: nudiosclen1@yahoo.com.br


     


Biografia:
Escritor, 54 anos, casado, técnico em informática, programador de computador, professor na área de informática, colunista do Jornal "Tribuna de Betim", colunista do jornal "O Grandematosinhos", futuro Colunista do Jornal de Monte Belo, estudante do curso de letras. Autor de Poesias publicadas no livro de antologia, denominado: “Eldorado Vol.VIII” e "Amor e Paixão Vol.III", bem como autor do livro: “O Enfermeiro médico” (Ainda não publicado) "O sexo na vida de Pletono". Membro Efetivo da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O Voo Mais Alto Núdios Clen
Crônicas A hora do almojan Núdios Clen
Poesias O NATAL ATUAL Núdios Clen
Crônicas EFEITO COLATERAL Núdios Clen
Poesias MUITO CUIDADO COM A ALÇADA Núdios Clen
Poesias PALAVRAS DE CLASSE Núdios Clen


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última