Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pelé caiu do telhado e foi pro Céu
Esboço de uma crônica da vida em preto e branco
Fernando Alves Pereira

Resumo:
Um negro criado numa rua do Bairro da Penha, tornou-se conhecido e querido por todos. Chegou a ter emprego, mas nuca se firmou. Vivia de bisacates. Dava-se com todos, homens, mulheres, meninos, meninas, etc. Morava num quartinho cedido por um conhecido. Um dia subiu em um telhado de uma vizinha para cosertar umas telhas, escorregou e caiu...

PELÉ CAIU DO TELHADO E FOI PRO CÉU
(ESBOÇO DE UMA CRÔNICA DA VIDA EM PRETO E BRANCO)



     Pelé era um desses cidadãos aos quais nos referimos, comumente, em nossa ignorância institucionalizada pela inteligentsia social preconceituosa e discriminatória, como “pretos de almas brancas”. Autêntico representante da cidadania brasileira. Desses, que não se sabe ao certo como vieram ao mundo. Sem pai, nem mãe, nem parentes. Quando muito, aderentes. Foi o caso de Pelé, que teve, aparentemente, apenas a senhora Cremilda como sua fiel protetora.
     Assim, Gelson, como era propriamente chamado por dona Cremilda, surgiu na Rua Dionísio, na Penha. Um “toco de gente” que logo cedo se tornou “um Pelé”, driblando o destino para se inserir na categoria das gentes ditas “normais”. Não fosse o malfadado vínculo ancestral estampado na pele, teria ele alcançado o seu objetivo no jogo da vida. Pois, conquistou a atenção de alguns, o carinho de outros e o respeito de todos, pelo exemplo de honestidade, dentre outras virtudes que possuía. Trabalhou e vadiou pelas ruas e vielas do “Asfalto” e das “Favelas”. Transitou pelas searas dos Brancos e dos Negros. Freqüentou seus lares, seus bares, seus costumes. Conheceu (sem tocar) seus vícios.
     Pelé, Moleque amigo, dos recados, das pipas, dos foguetes, dos balões, dos churrascos, das quadrilhas (de São João), dos Pagodes, das Escolas de Samba..., dos sonhos de ser gente.
     Mas, Pelé tinha um limite para sonhar. O limite da ordem social categorizada pela ideologia da moderna escravização, geradora de escravos sem senzala e sem um senhor identificável. Mercê de seus impróprios destinos. Sem emprego, sem pão, sem camisa, sem teto, sem afeto...
     Eis a ironia fatídica: o negro, sem teto, caiu de um telhado, bateu de cabeça, no asfalto, no mês de fevereiro e, pela primeira vez, transgrediu a ordem do limite de sonhar.
     Sonhou com um mundo de pipas e balões multicores a flutuar entre estrelas cintilantes, ao som de foguetões disparados por uma multidão sem cor.
     Sonhou que havia um Céu e creu que havia um Deus, e que Deus e o Céu, também, eram de cor nenhuma.
     Sonhou que ganhara um troféu, e que o troféu era o próprio Céu, e Deus era o premiador, e o seu merecimento era pelo sofrimento e pela cor.
     Então, ele subiu em um dos balões de seus sonhos e foi subindo, subindo..., até ficar da cor do Céu e da cor de Deus.
     Aí, nos olhou, deu um sorriso inocente e pela última vez acenou, como a nos perdoar a fraca humanidade!




Biografia:
Graduado em Educaçao Física, Letras e Direio/Especialista em Direito Processual Civil, Mestre e Doutor em Estudos da Linguagem (Literatura comparada)
Número de vezes que este texto foi lido: 52868


Outros títulos do mesmo autor

Poesias À VÉSPERA Fernando Alves Pereira
Poesias VEM-VEM Fernando Alves Pereira
Poesias EU MACACO Fernando Alves Pereira
Poesias PAZ Fernando Alves Pereira
Poesias A GUERRA EM MIM Fernando Alves Pereira
Poesias JUIZADO CIDADÃO Fernando Alves Pereira
Cordel JOÃO COTA Fernando Alves Pereira
Artigos OS ESPORTES CONTRA AS DROGAS Fernando Alves Pereira
Artigos MACHADO DE ASSIS UM SECULO DEPOIS DE SUA MORTE Fernando Alves Pereira
Cordel GONVERNANÇA POÉTICA Fernando Alves Pereira

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56749 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55823 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55077 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55021 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54877 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54783 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54749 Visitas

Páginas: Próxima Última