Quando penso na briga que tive com meu pai há 20 anos consigo entender o que ele queria me dizer naquela noite, com um papo sobre liberdade, coisa que naquele tempo nao podia entender:
- Mais pai, porque nao posso ir á festa? ja tenho 11 anos!
- Filho, eu ja disse que nao é certo uma criança sair á noite
- Como eu queria ser grande, ia ser tão diferente, ser totalmente livre para fazer o que quiser, sem ninguem mandar em mim
- Rodrigo, escuta o que vou lhe dizer, e procura guardar para toda sua vida: liberdade não é fazer tudo o que quiser sem maturidade, liberdade é poder guiar sua vida, mas da maneira certa; a maior liberdade que você terá em toda a sua vida é agora, quando ainda é criança, e não tem tantas obrigações, quando você crescer vai descobrir que nao poderá ser livre, pois terá que viver nao só para você, mais tambem para outras pessoas,e vai ter que obedeçer milhões de regras e pessoas.
- Corta essa pai, num ja disse que não posso ir pra festa? então tá, agora não vem dizer o que é liberdade porque eu sei muito bem, e sei que é o que eu menos tenho!
Sei o que é liberdade? nossa como eu não sabia de nada, naquela noite fui dormir uma fera com meu pai e agora vejo que ele tinha toda a razão, liberdade era o que eu mais tinha, liberdade para viver, hoje? Perdi a minha liberdade para o mundo, sou casado e tenho dois filhos, vivos para eles, meu chefe me controla, e o tempo é meu inimigo, mais o que me deixa muito chateado é lembrar que passei metade da minha liberdade dizendo que nao a pussuia, e assim não pude aproveita-la da maneira que poderia se soubesse que a tinha.
|