Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A longa espera pelo julgamento
o Tema 1.209 do STF
Alexandre Triches

Resumo:
A expectativa é que o STF, ao julgar o Tema 1209, avance na superação dessa incoerência

O Tema 1209 do STF trata sobre a possibilidade de concessão de aposentadoria especial pelo INSS aos vigilantes, mesmo após a Reforma da Previdência (EC 103/2019), com base na exposição ao risco à integridade física. Trata-se de um julgamento de extrema relevância, considerando a quantidade de pessoas que serão impactados pela decisão.
     Acontece que a sociedade aguarda uma posição do Supremo Tribunal Federal, sob este tema, desde abril de 2022, sendo que todos os processos de aposentadoria, na via judicial, que tratem sobre o direito da aposentadoria especial dos vigilantes, estão sobrestados, aguardando a decisão da Suprema Corte.
Para engrossar ainda mais este caldo, no mês de fevereiro deste ano, o Ministro André Mendonça, do STF, suspendeu um processo que tratava de atividade especial por exposição à eletricidade, citando como fundamento a necessidade de aguardar o desfecho do Tema 1209. Na decisão, o Ministro destacou que a questão discutida no tema vai além dos vigilantes, podendo ser aplicada para toda e qualquer atividade considerada como de risco, não apenas aos vigilantes.
Ou seja, há um indicativo importante de que o STF pode via a aproveitar o julgamento do Tema 1209 para definir, a nível constitucional, se qualquer atividade que gere risco de vida pode ser reconhecida como especial para fins de aposentadoria. Caso prevaleça este entendimento, o Tema 1209 do STF tem o condão de se tornar um julgamento de ainda mais impacto no mundo do trabalho.
A discussão sobre a restrição da periculosidade como critério para aposentadoria especial revela uma profunda incoerência entre a realidade do trabalho de risco e a interpretação normativa adotada pela Previdência. Parece óbvio que o critério da atividade especial na Previdência deveria contemplar não apenas o desgaste gradual da saúde, mas também a exposição permanente a risco de vida. Ou seja, o risco que pode matar instantaneamente é considerado menos relevante do que o desgaste que se acumula ao longo do tempo.
A expectativa é que o STF, ao julgar o Tema 1209, avance na superação dessa incoerência, reconhecendo que a periculosidade, assim como a insalubridade, merece ser considerada para fins de aposentadoria especial, reafirmando a clássica Súmula 198 do antigo Tribunal Federal de Recursos, e garantindo proteção adequada àqueles que trabalham sob risco iminente de morte.

Dr. Alexandre Triches
Advogado e professor
https://schumachertriches.com.br/


Biografia:
Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Coordenador do Curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS Professor no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Cenecista de Osório – Cnec/Facos Professor do Curso de Especialização em Direito Previdenciário da Uniritter / Facos/ Imed / Iesa Santo Angelo / Unisc/ Feevale Palestrante em eventos acerca da temática Previdenciária e autor de obras sobre Direito Previdenciário.
Número de vezes que este texto foi lido: 93


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Benefício de Prestação Continuada Alexandre Triches
Artigos A enchente gaúcha e os impactos na Previdência Social Alexandre Triches
Artigos A transformação digital do INSS Alexandre Triches
Artigos A Ouvidoria Fala.BR e a demora do INSS Alexandre Triches
Artigos O direito de técnicos e auxiliares Alexandre Triches
Artigos Princípio da juridicidade na Previdência Social Alexandre Triches
Artigos Cem anos da Previdência Social no Brasil Alexandre Triches
Artigos Antirreforma da Previdência Alexandre Triches
Artigos Exclusão do ICMS-ST Alexandre Triches
Artigos Decisões automatizadas do INSS Alexandre Triches

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 76.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 63991 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63954 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 63836 Visitas
AMIZADE - Derlânio Alves de Sousa 63831 Visitas
A reeleição de Maduro em 2024 - Vander Roberto 63824 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 63757 Visitas
Faça alguém feliz - 63756 Visitas
Um bailarino diferente... - Amauri Carius Ferreira 63680 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 63674 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 63586 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última