O professor deve iniciar a aula com toda turma sentada em circulo e explicar a brincadeira. Após a explicação um aluno se dirige para longe do circulo, para não ouvir o que será combinado com o restante da turma e o professor. Um outro aluno se dirige para o centro do circulo, este será o robô. Ai então começa a brincadeira. Todos os alunos que estão no circulo vão escolher um local no corpo do colega que esta no centro (robô) para ser o botão que liga o robô, por exemplo: a cabeça e um outro local diferente para ser o botão que desliga o robô, por exemplo as costas. Definido os botões a turma junto com o professor chama o colega que ficou afastado e não sabe do combinado, sua missão: ligar e desligar o robô. Quando o robô for tocado na cabeça pelo colega ele deverá se mexer andando como um robô para demonstrar que foi ligado e só parar quando for tocado nos pés, sendo assim desligado.
Toda turma pode aplaudir e comemorar quando isso for feito. É importante que todos participem da aula, sendo robô ou a pessoa que vai liga-lo e desliga-lo.
Para os maiores você poderá aproveitar a aula para trabalhar a lateralidade dos alunos, como por exemplo, direita/esquerda.
Para os menores esta é uma boa opção para trabalhar as partes do corpo.
Separe um momento ao final da aula para uma roda de conversa e reflexão.
|