A tecnologia na inclusão e seus desafios
Muito tem se falado sobre o processo de inclusão, num sentido mais amplo, significa o direito ao exercício da cidadania, sendo a inclusão escolar apenas uma pequena parcela do processo. A tecnologia surge como uma importante aliada no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades específicas.
As transformações necessárias na escola tradicional, no sentido de reformulação do seu discurso e das suas práticas, em direção a um maior diálogo com o que ocorre no mundo de hoje, tornam-se condições indispensável para a retomada da relevância do seu papel social e para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Trata-se da recentemente chamada Tecnologia Assistiva, usada como mediadora, com instrumento, como ferramenta mesmo, para o “empoderamento”, para a equiparação de oportunidades e para a atividade autônoma da pessoa com deficiência, na sociedade atual.
Com a integração insere-se o indivíduo na escola, esperando uma adaptação ao ambiente escolar já estruturado, enquanto que a inclusão escolar redimensiona as estruturas físicas da escola, de atitudes e percepções dos educadores, adaptações curriculares, dentre outros.
As tecnologias assistivas compreendem dispositivos, recursos e serviços que promovem a autonomia e a participação ativa de pessoas com deficiência, como: softwares leitores de tela para alunos com deficiência visual, pranchas de comunicação alternativa para pessoas não verbais e aplicativos que facilitam a alfabetização, organização e socialização. Além das assistivas, as tecnologias digitais como tablets, lousas interativas e plataformas educacionais também contribuem significativamente para personalizar o ensino.
O computador significa para o deficiente físico um caderno eletrônico; para o deficiente auditivo, a ponte entre o concreto e o abstrato; para o deficiente visual, o integrador de conhecimento; para o autista, o mediador da interação com a realidade; e, para o deficiente mental, um objeto desafiador de suas capacidades intelectuais. É uma ferramenta de trabalho com a qual o professor pode utilizar diversos cenários de ensaio e aprendizagem, entre eles, tutores, simuladores, demonstrações, jogos educativos, ferramentas de textos, desenhos e imagens, dependendo de seus objetivos educacionais.
A valorização da diversidade no ambiente educacional vem crescendo e com isso a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e outras necessidades específicas tornou-se prioridade nas políticas públicas.
Atualmente, muito está se discutindo sobre a prática docente através do uso de Tecnologias da Informação e da comunicação que, além de favorecer determinados comportamentos, influência nos processos de aprendizagem. A utilização devidamente planejada e adequada pode viabilizar e favorecer o desenvolvimento e aprendizado do aluno com necessidade educacional especial, e ainda pode contribuir no seu processo de inclusão no contexto da escola regular.
As TICS são recursos altamente atrativos, instigantes e estimulantes para o aprendizado dos alunos inclusos consiga inserir-se sem traumas nas escolas regulares, inclusive favorecendo a cooperatividade. Segundo Margaret Simone Zulian e Soraia Napoleão Freitas (2000).
Apesar dos avanços, ainda há obstáculos para a efetiva inclusão com o uso da tecnologia. Quando utilizada com propósito e sensibilidade, torna-se um poderoso instrumento de inclusão, equidade e transformação social. Além de modernizar o ensino, ela deve ser pensada como ponte entre as potencialidades dos alunos e as oportunidades que a escola pode oferecer.
Eliane Dos Reis De Morais
Karen Simone Castilhos
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