Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Terceirização do atendimento de pensão por morte do INSS:
descentralização ou desorganização?
Alexandre Triches

Resumo:
Será um grande equívoco promover a terceirização do atendimento aos cartórios, mesmo que residual.

A recente decisão de permitir que cartórios realizem o atendimento dos pedidos de pensão por morte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem gerado uma intensa discussão sobre os impactos dessa medida. Afinal, se está diante de descentralização ou de desorganização?
A principal justificativa para essa terceirização é permitir que os cartórios, que já realizam atos como o registro de óbitos, possam também iniciar o processo de requerimento da pensão por morte. No entanto, essa mudança levanta preocupações sobre a capacidade técnica e a preparação dos cartórios para lidar com questões previdenciárias, que exigem conhecimento específico e que contam com uma tradição de atendimento, operacionalizada por técnicos e analistas do Seguro Social.
Será um grande equívoco promover a terceirização do atendimento aos cartórios, mesmo que residual. Trata-se de uma medida na contramão, com potencial de desorganização, e que traz sérios riscos para a qualidade do atendimento.
Para garantir um serviço eficiente, tanto do ponto de vista social como econômico, o governo deveria investir na modernização dos sistemas do INSS, dentro do paradigma da administração pública digitalizada, ao invés de delegar essa responsabilidade para entidades que não estão preparadas para tal função.
A modernização dos serviços previdenciários no Brasil está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aqueles voltados para a inovação, à infraestrutura e à redução das desigualdades. O acatamento destes objetivos tem o potencial de equacionar questões fundamentais para a previdência, como reduzir filas e o tempo de espera, através da capacidade de diferentes sistemas e organizações governamentais trabalharem em conjunto.
A transformação digital não apenas melhora a experiência dos segurados, mas também fortalece os mecanismos de governança, diminuindo fraudes e tornando a concessão de benefícios mais eficiente. No entanto, para que essa modernização seja efetiva, é essencial que haja investimento contínuo em infraestrutura. Resta saber se isso é uma prioridade para a Previdência Social.      

Dr. Alexandre Triches
Advogado e professor
https://schumachertriches.com.br/


Biografia:
Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Coordenador do Curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS Professor no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Cenecista de Osório – Cnec/Facos Professor do Curso de Especialização em Direito Previdenciário da Uniritter / Facos/ Imed / Iesa Santo Angelo / Unisc/ Feevale Palestrante em eventos acerca da temática Previdenciária e autor de obras sobre Direito Previdenciário.
Número de vezes que este texto foi lido: 65042


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os impactos da pandemia na Previdência Social Alexandre Triches
Artigos O futuro do INSS Alexandre Triches
Artigos Isenção de imposto de renda para aposentados e pensionistas Alexandre Triches
Artigos O acesso de migrantes e refugiados à Seguridade Social Alexandre Triches
Artigos Aposentadoria especial dos vigilantes Alexandre Triches
Artigos Reafirmado o prazo de 10 anos Alexandre Triches
Artigos Retorno ao trabalho enquanto aguarda processo judicial Alexandre Triches
Artigos A aposentadoria especial Alexandre Triches
Artigos Revisão de benefícios na Previdência Social Alexandre Triches
Artigos Revisão do pente fino da aposentadoria por invalidez Alexandre Triches

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 79.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Abestado - Roberto Machado Godinho 66462 Visitas
A day in my life! - Rodrigo Nascimento 66406 Visitas
A Abelhinha Jurema - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 66401 Visitas
A coisa mais importante - Matheus R Botelho 66371 Visitas
eu sei quem sou - 66339 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66290 Visitas
RESENHAS JORNAL 6 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66263 Visitas
a historia de que me lembro 18 - cristina 66241 Visitas
De cada parte - Anderson Carmona Domingues de Oliveira 66232 Visitas
Contentamento - wilhelmus à Brakel 66198 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última