Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sammis Reachers: Algumas frases sobre os LIVROS
Sammis Reachers

O livro é uma ferramenta a um tempo prática e mítica: Ponte para os mundos possíveis, portal para os impossíveis.



Como Cristo, o livro é uma majestade que lava os pés dos que se lhe achegam, e graciosamente lhes serve a mesa.



O livro é um barco que te ensina a nadar.



Ler é encontrar melhores respostas que nos municiem na elaboração de melhores perguntas. Ou encontrar melhores perguntas.



Pegar um livro bem velho na estante, abrir e cheirar... É mergulhar num estranho loop de prazer, uma volta às origens (mas de quem? Minhas, como leitor dos livros velhos de meu pai? Ou as origens da literatura?). Um cheiro bem mais antigo do que eu, e que no entanto remete a mim mesmo, ao meu âmago, como se fosse o MEU próprio cheiro, ou uma parte inviolável e fundacional de meu tacanho ser.



Um livro de poesia é um ato de fé. Um engajamento. A ação transcendente de uma carga metafísica mais que a materialidade pronta (e nisso estacionária) de um objeto.



Não importa o tema ou o gênero, número de páginas e sequer o autor: um bom livro será sempre aquele que arrancar você do chão, que fundar um dia especial dentro dos dias.



É comum, por exemplo, eu publicar um livro hoje de manhã e já pela tarde, "entediado", abrir o arquivo de algum outro projeto e dar alguma pincelada. Costumo dizer que não publico um livro: Me livro dele. O sentimento, se é de dever cumprido, é sempre e ainda mais de libertação, de alívio. Liberto da cangalha, sinistra e imediatamente sinto sua falta: E tornamos, devagar e sempre, no ritmo já acostumado, ao trabalho de formiga.



Dia vem em que você vai 'abrir' um livro e ele vai pedir login. E, baseado em suas preferências globais, num sistema parecido com o que Google ou Facebook rudimentarmente usam, para direcionar-lhe propagandas personalizadas conforme seu perfil, ele vai configurar a história, 'especialmente' para você. Um livro não terá 'uma' história: um livro terá campos probabilísticos de narratividade, como eu gosto de conceituar. Espere só um pouco. Espere a inteligência artificial dar o próximo salto.



Os livros são as células-tronco do organismo dito Civilização. Ou um tipo de tijolo de antimatéria, usado para desconstruir prisões.



Um livro antigo cumpre uma dupla função: Alicerça, ainda que apenas moralmente, tanto uma biblioteca quanto o seu possuidor.



Além do fluxo de alimentos, o outro trânsito que nunca deve cessar numa casa é o fluxo de livros.



Sammis Reachers
- https://marocidental.blogspot.com/


Biografia:
Nascido em 1978 em Niterói, mas desde sempre morador de São Gonçalo, ambos municípios fluminenses, Sammis Reachers é poeta, escritor e editor, autor de nove livros de poesia e dois de contos, organizador de mais de quarenta antologias e professor de Geografia no tempo que lhe resta – ou vice-versa.
Número de vezes que este texto foi lido: 110


Outros títulos do mesmo autor

Contos Janaína ganha o mundo - Um conto sobre o tráfico humano Sammis Reachers
Frases Sammis Reachers: Algumas frases sobre os LIVROS Sammis Reachers
Poesias Os lírios de Kierkegaard Sammis Reachers
Poesias O poeta, esse “figura” da linguagem Sammis Reachers
Poesias Carta aos Cães Sammis Reachers
Poesias Retorno à praia de Itaipu ou ao monte Meru Sammis Reachers


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Espiritualidade no ambiente de trabalho - Ismael Monteiro 61006 Visitas
Projeto de Pesquisa: Supervisão Escolar e a Formação docente - GRAZIELA SOARES SOUZA RANSAN 60944 Visitas
Andar em círculos - Luís Eduardo Fernandes Vieira 60941 Visitas
Contação de História na Educação Infantil - Olina de Araujo Spigolon 60938 Visitas
Apresentação do livro - Valdir Rodrigues 60928 Visitas
LUZ DE NEON: POESIA VISUAL - Tânia Du Bois 60911 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 60898 Visitas
O AMOR POR VOCÊ AINDA ESTÁ EM MIM - Alexsandre Soares de Lima 60890 Visitas
Privilégio dos Cães - Ney Sampaio 60879 Visitas
Descansar ! - Maria 60850 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última