Os desenvolvimentos socioemocionais no ambiente escolar, são de responsabilidade de todos os envolvidos no meio e contexto em que o indivíduo está inserido. A inteligência emocional pode ser entendida como características e capacidade humana de lidar com as emoções, os pesquisadores Peter Salovey e John D. Mayer (1990) trazem o conceito que aborda esse tema sobre as Inteligências Emocionais. E se tratando de inteligência emocional destacam-se as relações interpessoal ou intrapessoal, entende-se por comunicação interpessoal a capacidade de comunicação com o mundo ao seu redor, a forma como interage com as pessoas de forma verbal ou não verbal, enquanto que nas relações intrapessoal está voltada para as conexões internas de autoconhecimento e a facilidade de gerenciar suas emoções, essas duas habilidades comportamentais, estão correlacionadas ao bem estar do indivíduo, nas relações do cotidiano, sendo no ambiente familiar, escolar, de trabalho, ou seja, na sociedade em sua totalidade. Advinda dessa informação, surge de forma pulsante a preocupação com o socioemocional, não são só os benefícios gerados no ambiente acadêmico e sim como uma sociedade num todo, pois são indivíduos que podem ter mais facilidade no aprendizado de idiomas, músicas, percepção espacial e nas interações ao lidar com as pessoas, através do controle e gerenciamento de suas emoções. Entretanto, no ambiente escolar, é importante que o educador esteja atento ao aluno que demonstra dificuldade em suas relações de comunicação "intrapessoal" pois ele tende a ter momentos reflexivos onde a dificuldade em promover suas interações, se não administradas e mediadas, podem causar o isolamento desse aluno, que acaba por se distanciar dos demais, em alguns casos esse comportamento também ocorre fora do ambiente escolar.
É fundamental o olhar atento a cada indivíduo de modo particular para que se entenda as habilidades individuais, dessa forma o professor poderá explorar e desenvolver as competências socioemocionais de todos, sem distinção, através de seus interesses e habilidades. O enfrentamento monitorado de diferentes situações, pode promover um novo pensar e um novo agir, o que certamente irá colaborar na construção de um novo olhar nas relações comportamentais desse indivíduo, o ambiente escolar tem um grande papel nesse processo de construção e desenvolvimento das habilidades socioemocionais. A inclusão das famílias nas ações promovida pela escola, poderá proporcionar um trabalho em conjunto, estimulando essas crianças nas realizações de suas tarefas e contribuindo nos projetos desenvolvidos pela escola, ter responsabilidades ajuda o aluno no controle de suas emoções, a forma como administra seus conflitos e reage as frustações, colabora e exercita suas relações em sociedade, o que de forma considerada, deixa de ser um ambiente controlado. O professor tem o papel importante no despertar dessas habilidades e curiosidades, dessa forma fazendo com que o aluno se desenvolva e aprenda. A orientação e os apontamentos norteando a evolução de cada indivíduo promove a compreensão que para se viver em sociedade é essencial o controle de suas emoções e comportamentos, como uma convivência saudável e respeitosa com os amigos, familiares, professores e funcionários. O desenvolvimento socioemocional a partir das relações no ambiente escolar construirá pontes para que o indivíduo possa percorrer caminhos seguros no trato com suas emoções e no trato com a sociedade em seus mais diversos cenários.
Referências Bibliográficas:
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
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