Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Desenvolvimento Sociemocional no Ambiente Escolar
Valdenice Patricia da Silva

Resumo:
O desenvolvimento socioemocional é a base para a convivência em sociedade, pois gera no individuo a capacidade de controlar e avaliar seus comportamentos. Essa capacidade faz parte da inteligência emocional que pode ser desenvolvida e estimulada no ambiente escolar.

Os desenvolvimentos socioemocionais no ambiente escolar, são de responsabilidade de todos os envolvidos no meio e contexto em que o indivíduo está inserido. A inteligência emocional pode ser entendida como características e capacidade humana de lidar com as emoções, os pesquisadores Peter Salovey e John D. Mayer (1990) trazem o conceito que aborda esse tema sobre as Inteligências Emocionais. E se tratando de inteligência emocional destacam-se as relações interpessoal ou intrapessoal, entende-se por comunicação interpessoal a capacidade de comunicação com o mundo ao seu redor, a forma como interage com as pessoas de forma verbal ou não verbal, enquanto que nas relações intrapessoal está voltada para as conexões internas de autoconhecimento e a facilidade de gerenciar suas emoções, essas duas habilidades comportamentais, estão correlacionadas ao bem estar do indivíduo, nas relações do cotidiano, sendo no ambiente familiar, escolar, de trabalho, ou seja, na sociedade em sua totalidade. Advinda dessa informação, surge de forma pulsante a preocupação com o socioemocional, não são só os benefícios gerados no ambiente acadêmico e sim como uma sociedade num todo, pois são indivíduos que podem ter mais facilidade no aprendizado de idiomas, músicas, percepção espacial e nas interações ao lidar com as pessoas, através do controle e gerenciamento de suas emoções. Entretanto, no ambiente escolar, é importante que o educador esteja atento ao aluno que demonstra dificuldade em suas relações de comunicação "intrapessoal" pois ele tende a ter momentos reflexivos onde a dificuldade em promover suas interações, se não administradas e mediadas, podem causar o isolamento desse aluno, que acaba por se distanciar dos demais, em alguns casos esse comportamento também ocorre fora do ambiente escolar.
É fundamental o olhar atento a cada indivíduo de modo particular para que se entenda as habilidades individuais, dessa forma o professor poderá explorar e desenvolver as competências socioemocionais de todos, sem distinção, através de seus interesses e habilidades. O enfrentamento monitorado de diferentes situações, pode promover um novo pensar e um novo agir, o que certamente irá colaborar na construção de um novo olhar nas relações comportamentais desse indivíduo, o ambiente escolar tem um grande papel nesse processo de construção e desenvolvimento das habilidades socioemocionais. A inclusão das famílias nas ações promovida pela escola, poderá proporcionar um trabalho em conjunto, estimulando essas crianças nas realizações de suas tarefas e contribuindo nos projetos desenvolvidos pela escola, ter responsabilidades ajuda o aluno no controle de suas emoções, a forma como administra seus conflitos e reage as frustações, colabora e exercita suas relações em sociedade, o que de forma considerada, deixa de ser um ambiente controlado. O professor tem o papel importante no despertar dessas habilidades e curiosidades, dessa forma fazendo com que o aluno se desenvolva e aprenda. A orientação e os apontamentos norteando a evolução de cada indivíduo promove a compreensão que para se viver em sociedade é essencial o controle de suas emoções e comportamentos, como uma convivência saudável e respeitosa com os amigos, familiares, professores e funcionários. O desenvolvimento socioemocional a partir das relações no ambiente escolar construirá pontes para que o indivíduo possa percorrer caminhos seguros no trato com suas emoções e no trato com a sociedade em seus mais diversos cenários.

Referências Bibliográficas:
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 87


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Família e Profissionais, Parceiros na Educação Infantil Valdenice Patricia da Silva
Artigos Desenvolvimento Sociemocional no Ambiente Escolar Valdenice Patricia da Silva
Artigos Alterações na Aprendizagem e Neurociências Valdenice Patricia da Silva
Artigos Diversidade e Educação Valdenice Patricia da Silva
Artigos Educação na Contemporaneidade Valdenice Patricia da Silva


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62430 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61868 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61654 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61571 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61522 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61000 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60392 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60337 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60267 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60215 Visitas

Páginas: Próxima Última