Citando Valiati e Antoniuk (2017), cada pessoa é afetada de modo único pelas experiências vivenciadas. Tais vivências repercutem de maneira individual ao longo da infância e da vida adulta. A partir desse pensamento é de conhecimento que, em relação a dificuldade de aprendizagem, existem várias possibilidades, que podem ser as causas e/ou podem colaborar com essa dificuldade, é possível que estejam ligadas a emoção, aos aspectos ambientais ou aos processos pedagógicos. Dessa forma, entende-se que a dificuldade na aprendizagem não se implica necessariamente a um transtorno, já que os transtornos do neurodesenvolvimento podem ter origem durante o período gestacional, em fatores genéticos, em exposição a fatores externos como o estresse durante a gravidez ou durante a Primeira fase da infância. Nem sempre em um ambiente com condições saudáveis o sistema nervoso estará isento de apresentar dificuldades na aprendizagem, futuramente. Importante destacar que a diferença entre transtornos de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, são situações e condições distintas, por isso é de grande importância a observação dos profissionais da educação, pois será o meio no qual a criança terá os primeiros contatos de aprendizagem fora do ambiente familiar, diante dessa observação a avaliação criteriosa de profissionais da saúde poderá contribuir de forma significativa com o processo de desenvolvimento na aprendizagem da criança, proporcionando condições apropriadas e direcionadas. A observação da família e dos profissionais da educação é crucial no primeiro momento, uma vez que as observações e apontamentos partem das observações em relação ao pedagógico. A partir dessas descobertas os envolvidos na ação, como família, escola e profissionais da saúde poderão auxiliar a criança, proporcionando condições, recursos, estratégias e adaptações que possam contribuir com pleno desenvolvimento na aprendizagem da criança. Segundo o DSM-V o transtorno de aprendizagem é um transtorno de neurodesenvolvimento com origens biológicas. Entende-se alguns conceitos apresentados anteriormente, o termo transtorno de aprendizagem, costuma se referir as dificuldades na aprendizagem, específicas ou primárias, que estão relacionadas ao sistema nervoso central, diferentemente do termo transtorno, o termo dificuldade de aprendizagem se refere a condições de experiências do indivíduo.
Referências Bibliográficas:
VALIATI, M.R.M.S.; ANTONIUK, S.A. Práticas em Neurodesenvolvimento infantil: Fundamentos e Evidências científicas. Curitiba: Íthala, 2017.
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