Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Alterações na Aprendizagem e Neurociências
Valdenice Patricia da Silva

Resumo:
A aprendizagem ocorre em todas as etapas do desenvolvimento humano, e os fatores que a envolve, estão atrelados a diferentes situações e condições, externas e internas, veremos uma breve colocação sobre o tema.

Citando Valiati e Antoniuk (2017), cada pessoa é afetada de modo único pelas experiências vivenciadas. Tais vivências repercutem de maneira individual ao longo da infância e da vida adulta. A partir desse pensamento é de conhecimento que, em relação a dificuldade de aprendizagem, existem várias possibilidades, que podem ser as causas e/ou podem colaborar com essa dificuldade, é possível que estejam ligadas a emoção, aos aspectos ambientais ou aos processos pedagógicos. Dessa forma, entende-se que a dificuldade na aprendizagem não se implica necessariamente a um transtorno, já que os transtornos do neurodesenvolvimento podem ter origem durante o período gestacional, em fatores genéticos, em exposição a fatores externos como o estresse durante a gravidez ou durante a Primeira fase da infância. Nem sempre em um ambiente com condições saudáveis o sistema nervoso estará isento de apresentar dificuldades na aprendizagem, futuramente. Importante destacar que a diferença entre transtornos de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, são situações e condições distintas, por isso é de grande importância a observação dos profissionais da educação, pois será o meio no qual a criança terá os primeiros contatos de aprendizagem fora do ambiente familiar, diante dessa observação a avaliação criteriosa de profissionais da saúde poderá contribuir de forma significativa com o processo de desenvolvimento na aprendizagem da criança, proporcionando condições apropriadas e direcionadas. A observação da família e dos profissionais da educação é crucial no primeiro momento, uma vez que as observações e apontamentos partem das observações em relação ao pedagógico. A partir dessas descobertas os envolvidos na ação, como família, escola e profissionais da saúde poderão auxiliar a criança, proporcionando condições, recursos, estratégias e adaptações que possam contribuir com pleno desenvolvimento na aprendizagem da criança. Segundo o DSM-V o transtorno de aprendizagem é um transtorno de neurodesenvolvimento com origens biológicas. Entende-se alguns conceitos apresentados anteriormente, o termo transtorno de aprendizagem, costuma se referir as dificuldades na aprendizagem, específicas ou primárias, que estão relacionadas ao sistema nervoso central, diferentemente do termo transtorno, o termo dificuldade de aprendizagem se refere a condições de experiências do indivíduo.

Referências Bibliográficas:
VALIATI, M.R.M.S.; ANTONIUK, S.A. Práticas em Neurodesenvolvimento infantil: Fundamentos e Evidências científicas. Curitiba: Íthala, 2017.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 61


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Família e Profissionais, Parceiros na Educação Infantil Valdenice Patricia da Silva
Artigos Desenvolvimento Sociemocional no Ambiente Escolar Valdenice Patricia da Silva
Artigos Alterações na Aprendizagem e Neurociências Valdenice Patricia da Silva
Artigos Diversidade e Educação Valdenice Patricia da Silva
Artigos Educação na Contemporaneidade Valdenice Patricia da Silva


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Arnaldo - J. Miguel 60198 Visitas
Naquela Rua - Graça Queiroz 60180 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60134 Visitas
Vida Amarrada II - Lenda Dupiniquim - J. Miguel 60120 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 60100 Visitas
O Desafio do Brincar na Atualidade - Daiane schmitt 60073 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 60065 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 60059 Visitas
Escrevo - Terê Silva 60058 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 60043 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última