Em se tratando da palavra contemporâneo “que é do mesmo tempo; que existiu ou viveu na mesma época; coetâneo; coevo; temporâneo”, conforme o dicionário Michaelis. Podemos citar Zygmunt Bauman, como bem colocou, e descreve, a passagem da sociedade sólida para uma sociedade líquida, onde as relações se tornam frágeis e passageiras como se escorressem pelas mãos. Assim podemos comparar a velocidade com a qual as informações chegam e se tornam fonte ou acesso superficial, sem uma averiguação aprofundada dos fatos, não tendo o senso de filtrar a informação, dessa forma o acesso do estudante se torna fácil e amplo, nem sempre com critérios mais profundos em fontes confiáveis, muitas vezes superficiais, informações temporárias e rasas. Por outro lado, o acesso as pesquisas e a informação através da tecnologia, democratiza e acrescenta como ferramenta e recursos no auxílio a aprendizagem do estudante, em se tratando das facilidades nas pesquisas, bem como ferramentas tecnológicas didáticas.
Entretanto, sabemos que o acesso livre a informação não significa necessariamente acesso garantido, uma vez que nem todos conseguem dispor dessas ferramentas ou acessos, por questões diversas. O acesso em alguns casos se torna inacessíveis, ironicamente pontuando. A quantidade de informações e estímulos sem um acompanhamento e direcionamento adequado, possibilita que as relações com a informação e a forma como são tratadas e interpretadas podem se tornar prejudicial, e ineficaz.
A educação no mundo contemporânea fica imergida em meio a aceleração do conhecimento e a forma como as informações e mudanças acontecem ao mesmo tempo em que, a sociedade passa pelas relações pessoais e sociais tão frágeis, tão inconstantes, com dificuldades em absorver e administrar as frustações, seguindo com uma busca incessante pela veracidade dos fatos, sem considerar a credibilidade das fontes buscadas. E o papel do educador em meio as necessidades reais da sociedade, se vê envolvido no fluxo frenético em qual os estudantes, crianças e jovens, estão inseridos, tendo que acompanhar esse fluxo, trazendo à luz, fontes confiáveis e técnicas diferentes para que esses estudantes, crianças e jovens possam de forma autônoma filtrar o que é relevante e necessário para seu conhecimento.
O desafio da educação no mundo contemporâneo, segue em transformar o acesso quase inesgotável de informações, em conhecimentos sólidos de forma a desenvolver as habilidades que os estimulem a serem cada vez mais indivíduos com pensamentos críticos, questionadores e atuantes na sociedade diante dos tempos atuais.
Referências Bibliográficas: BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
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