INTRODUÇÃO
Semanalmente, as aulas de Educação Física são esperadas pelos alunos com muita ansiedade, com muita alegria e curiosidade para saber qual será a atividade do dia, sem dúvida nenhuma, é durante as aulas de Educação Física, onde as crianças criam laços de amizade com momentos de interação social entre eles, claro, em algumas ocasiões ocorre desentendimentos devido às frustrações de alguma derrota na atividade competitiva, e está tudo bem nisso, afinal, a vida é feita de escolhas e decisões.
De certa forma, trazer o laço afetivo familiar para dentro das atividades da Educação Física, é de certa forma benéfico para o aluno, ele percebe que seu pai, sua mãe, sua vó, seu vô, também foram criança como ele, brincavam e se divertiam, muitas das vezes sem nenhum brinquedo, apenas usavam o que tinha pela frente, e que mesmo assim era muito divertido.
Um trabalho realizado de resgate de brincadeiras antigas, faz com que o aluno interaja com sua família, traz de certa forma a família para o ambiente escolar através de seus relatos e mostra ao aluno o verdadeiro valor do Brincar, faz-se perceber que não precisa de brinquedos caríssimos para que a brincadeira seja divertida.
Algumas ideias de brincadeiras que os alunos trazem para a aula de Educação Física, nesse contexto, após uma pesquisa realizada em família, são brincadeira 5 marias, brincadeira do passa-anel, brincadeira da perna de pau, dentre outras.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O resgate de brincadeiras antigas, tem como objetivo buscar de maneira lúdica o desenvolvimento da criatividade e da imaginação de cada criança, aumentar o laço afetivo entre aluno e família que muitas das vezes está perdido, favorecer a parceria entre família e escola.
|