Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A recreação nas aulas de Educação Física
A importância da recreação nas aulas de Educação Física no âmbito escolar
PAULA SANTANA MOURA

Resumo:
A recreação nas aulas de Educação Física e sua importância no âmbito escolar, promovendo o lúdico, o brincar, incentivando a criança a ter uma melhor interação social.


As aulas de Educação Física Escolar são de extrema importância para a interação social de cada criança, acrescentando a recreação como parte das atividades propostas nas aulas, é possível promover alívio da tensão no dia-a-dia. As atividades de recreação no âmbito escolar, faz com que o lúdico vivenciado pelas crianças trouxe resultados satisfatórios no seu desenvolvimento.
Garantida pela Declaração Universal dos Direitos da Criança onde afirma que a criança tem direito a recreação, tão necessário ao seu desenvolvimento quanto o alimento e o descanso. A recreação funciona como uma terapia, resgata a alegria e o bem-estar, percebidas como lazer por parte das crianças, superando assim, momentos de solidão, tristeza, saudade que algumas crianças carregam dentro de si.
O lúdico como atividade nas aulas de Educação Física, ajuda a diminuir a ansiedade, angústia e enfatiza momentos de descontração e alegria.
Oferecer às crianças no ambiente escolar, opções de brinquedos e brincadeiras ajudam em seu desenvolvimento criativo, motor, sensorial, colaboram com a psique da criança, visto que estão intimamente ligados ao imaginativo infantil.
Brincar é o recurso que a criança possui para elaborar suas defesas e sua comunicação, onde demonstra seus verdadeiros sentimentos. Brincar é saudável e age positivamente nas aulas de Educação Física.
ABERASTURY (1992) apud CASARA (2007) afirma que o brinquedo possui muitas características dos objetos reais, mais pelo fato da criança exercer domínio sobre ele, ao brincar a criança desloca para o exterior os seus medos, dominando-os por meio da ação.

“O brinquedo, além de ser uma necessidade básica da criança, representa distração e oportunidade para a aprendizagem e desenvolvimento de suas habilidades, já que ao brincar a criança pode viver simbolicamente suas fantasias, explorar e dominar o seu mundo externo, bem como suas ansiedades infantis (AZEVEDO, 2004) ”
     

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que a recreação nas aulas de Educação Física, promove um melhor desenvolvimento infantil, fazendo com que as crianças descubram habilidades que vão ajudar ao longo de sua vida social e emocional.


Biografia:
Me chamo Paula, sou professora de Educação Física na rede Municipal de Itapecerica da Serra desde 2013.
Número de vezes que este texto foi lido: 65


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Psicomotricidade e Desenvolvimento Motor nas aulas PAULA SANTANA MOURA
Artigos O Resgate de Brincadeiras Antigas PAULA SANTANA MOURA
Artigos Ensinando o trânsito na Educação Física Escolar PAULA SANTANA MOURA
Artigos A recreação nas aulas de Educação Física PAULA SANTANA MOURA
Artigos As aulas de Educação Física Escolar e diabetes infantil PAULA SANTANA MOURA


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Arnaldo - J. Miguel 60230 Visitas
Naquela Rua - Graça Queiroz 60193 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60156 Visitas
PÃO, CIRCO E AMOR - Lailton Araújo 60152 Visitas
Vida Amarrada II - Lenda Dupiniquim - J. Miguel 60137 Visitas
441 anos de Sepetiba – Comemorar e lembrar para evoluir? - Bianca de Moura Wild 60126 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 60108 Visitas
O Desafio do Brincar na Atualidade - Daiane schmitt 60082 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 60079 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 60078 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última