Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Friedrich Hegel e o idealismo absoluto
Giulio Romeo

Friedrich Hegel (1770-1831) é um dos mais influentes filósofos da tradição ocidental, sendo amplamente reconhecido por sua contribuição ao Idealismo Alemão, particularmente através de sua teoria do Idealismo Absoluto. O pensamento hegeliano é vasto e complexo, mas o núcleo de seu sistema filosófico reside na tentativa de compreender a realidade de maneira totalizante, onde o espírito (ou mente) é o princípio fundamental que une todos os aspectos da existência.

O que é o Idealismo Absoluto?

O Idealismo Absoluto de Hegel é uma forma de idealismo que sustenta que a realidade é essencialmente mental ou espiritual (Geist), e que todo o processo da realidade está em constante desenvolvimento dialético.

Diferentemente de outros tipos de idealismo (como o de Kant ou Fichte), o Idealismo Absoluto não separa o mundo das ideias do mundo físico; ao contrário, Hegel propõe que a mente e a realidade são dois aspectos de um único processo dinâmico e inter-relacionado.

1. A Dialética e o Desenvolvimento da Realidade

A chave para entender o idealismo de Hegel está em sua dialética. Para ele, o movimento da história e da realidade é governado por uma lógica dialética, que segue um processo tríade: tese, antítese e síntese. Esse processo representa uma tensão entre opostos que leva à sua superação e integração em um nível superior de compreensão e existência.

Tese:
Uma proposição inicial ou estado de coisas.

Antítese:
A negação ou oposição à tese.

Síntese:
A resolução da contradição entre tese e antítese, levando a um novo estado de realidade mais elevado.

Esse processo dialético não ocorre apenas no pensamento humano, mas também, para Hegel, na própria realidade. A realidade não é estática, mas um desenvolvimento contínuo de ideias e formas em constante evolução. O absoluto, para Hegel, é esse processo totalizante de desenvolvimento, onde as contradições não são destruídas, mas superadas.

2. O Espírito Absoluto (Geist)

Para Hegel, o Espírito (ou Geist, em alemão) é a essência última da realidade, e é tanto subjetivo (a mente individual) quanto objetivo (as instituições, a cultura, o Estado) e absoluto. O Espírito Absoluto é a realidade última que se manifesta em tudo — nas ideias, na história, na natureza e nas instituições humanas.

Espírito Subjetivo:
Relaciona-se à consciência individual, à percepção e às atividades mentais de cada pessoa.

Espírito Objetivo:
Expressa-se nas estruturas sociais, culturais, políticas e jurídicas que refletem a razão humana encarnada no mundo.
Espírito Absoluto: A fase final e mais elevada do desenvolvimento, onde a realidade se torna plenamente consciente de si mesma através da arte, da religião e, finalmente, da filosofia.

No nível do Espírito Absoluto, o ser humano e a realidade em geral alcançam sua forma mais elevada de auto-realização e autocompreensão.

3. A Relação entre a Razão e a Realidade

Hegel propôs a famosa frase: “O real é racional, e o racional é real”. Isso significa que, para ele, a realidade não é uma confusão caótica, mas segue uma lógica racional que pode ser compreendida. A razão está incorporada no mundo, e a realidade é o desdobramento da própria razão. Ou seja, o que existe tem uma razão de ser, e essa razão se manifesta através do processo dialético que move a história e a natureza.

Essa concepção é uma resposta ao problema que Kant levantou sobre os limites da razão. Enquanto Kant acreditava que a razão humana era incapaz de conhecer "a coisa em si" (a realidade última), Hegel argumentou que a razão é o próprio processo pelo qual o absoluto (a realidade em sua totalidade) se manifesta e se compreende.

4. A Filosofia da História

Hegel também é famoso por sua filosofia da história, na qual ele vê a história humana como o desdobramento dialético do Espírito Absoluto. Para ele, a história tem um sentido e um propósito, que é a progressiva realização da liberdade e da racionalidade. A história, portanto, é o processo através do qual a humanidade se torna consciente de sua própria liberdade e realiza essa liberdade no mundo.

Cada estágio histórico é visto por Hegel como uma manifestação de uma ideia que eventualmente atinge sua negação (antítese), o que leva a uma nova fase (síntese) em um nível superior de liberdade e consciência. O Estado, para Hegel, é a encarnação da racionalidade objetiva, e o progresso histórico é o movimento em direção à realização plena da liberdade.

5. Arte, Religião e Filosofia como Expressões do Espírito Absoluto

Para Hegel, as três principais formas de manifestação do Espírito Absoluto são:

Arte:
A arte é a forma sensível de manifestação do Espírito, onde a beleza e a expressão estética tornam visível o processo racional do mundo.

Religião:
A religião, por sua vez, é uma forma mais elevada de manifestação do Espírito, que oferece uma visão simbólica do absoluto e da verdade.
Filosofia: A filosofia é o nível mais alto de manifestação do Espírito Absoluto, pois, nela, o Espírito se compreende plenamente de forma conceitual e racional.

6. Crítica ao Idealismo de Hegel

O Idealismo Absoluto de Hegel foi uma das teorias mais debatidas na história da filosofia. Muitos o criticaram por seu suposto determinismo histórico e sua ênfase na racionalidade absoluta da realidade. Para críticos, como Karl Marx, a visão de Hegel da história foi considerada idealista demais, negligenciando as condições materiais e econômicas da existência humana.

Além disso, filósofos existencialistas, como Kierkegaard, criticaram Hegel por tentar totalizar a realidade e diluir a individualidade humana em um sistema filosófico universal.
Kierkegaard argumentou que a experiência subjetiva e individual não pode ser completamente capturada por um sistema racional e totalizante como o de Hegel.

Conclusão

O Idealismo Absoluto de Hegel representa uma tentativa monumental de compreender a totalidade da realidade como um processo de desenvolvimento racional e dialético. Sua filosofia oferece uma visão unificadora, onde a mente, a natureza, a história e a sociedade são expressões de um processo racional único. Para Hegel, o objetivo da filosofia é alcançar a compreensão do Espírito Absoluto, no qual todas as contradições são superadas e a realidade é vista como racionalmente compreensível. Embora controverso e muitas vezes criticado, o sistema hegeliano continua a influenciar uma vasta gama de disciplinas, desde a filosofia até a política e a teoria social.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 51


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Luar Sereno Giulio Romeo
Artigos O Som do Silêncio Giulio Romeo
Artigos Os Signos da Escuridão Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 61 até 63 de um total de 63.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
LABIRINTOS DA SOLIDÃO - Darwin Ferraretto 57131 Visitas
I see dead people voting - Rafael da Silva Claro 57125 Visitas
🔴 Prenda-nos se for capaz - Rafael da Silva Claro 57125 Visitas
SUPERFICIALIDADE X SINCERIDADE - Douglas Tedesco 57124 Visitas
Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits - Vander Roberto 57110 Visitas
AMIZADE - Derlânio Alves de Sousa 57109 Visitas
A calça preta - Condorcet Aranha 57106 Visitas
A morte de Franz Beckenbauer - Vander Roberto 57086 Visitas
A verdade está nas unhas - Ana Mello 57086 Visitas
🔵 O segredo - Rafael da Silva Claro 57081 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última