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O BRINCAR PARA AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÂO INFANTIL
BRINCAR NA EDUCAÇÂO INFANTIL
Carina Manuela da Rocha de Oliveira

Resumo:
O artigo a seguir trata do brincar para as crianças na educação infantil, a importância no seu desenvolvimento integral onde o objetivo é demonstrar algumas formas que o lúdico estimula à criança a conhecer o mundo tendo liberdade de pensamentos e emoções através de seus sentimentos, na interação de seus pares aprendendo a cada experiência.


O papel de brincar para as crianças é muito importante na sua formação intelectual, corporal e social. Através da interação aprende a se relacionar necessitando ter parcimônia nas suas ações, trazendo uma troca com seus pares para as crianças em seu desenvolvimento. Com o brincar a percepção da linguagem corporal, emocional e afetiva são desenvolvidas. Através de diferentes materiais a criança compreende, transforma e desenvolve criatividade, tendo sua imaginação aguçada pelo compartilhamento com o meio onde está inserida criando suas fantasias e adquirindo aprendizagens. .
Um dos Direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC na Educação Infantil é o Brincar, que comtempla cinco campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem explorados nas atividades escolares.
     Nos tempos modernos temos a tecnologia como aliada de algumas instituições e comunidades aguçando a curiosidade, o pensamento lógico e atenção das crianças, mas muitas vemos tirar o espaço do brincar deixando às crianças por horas presas às telas, itens muito usados nas famílias que oferecem desde cedo um aparelho tecnológico ou brinquedo eletrônico para as crianças afim de que tenham um entretenimento. A tecnologia precisa da observação e orientação para que as crianças não se aliem à solidão e se faça presente abrindo um mundo de experimentos virtuais.
Brincadeiras dirigidas com regras como jogos para que as crianças aprendam a respeitar o tempo, o outro, explorando os espaços e materiais dispostos colaborando para que as regras sejam mantidas com o outro e que todos conquistem bons resultados.
As crianças precisam obter experiências com materiais naturais, do meio ambiente, com materiais estruturados e descontruídos como sucatas para usarem a sua imaginação e criatividade.
O lúdico é essencial para as crianças não serem tratadas como pequenos adultos, sendo muitas vezes negligenciados pela vida moderna onde colocam-se as crianças em segundo plano como se a brincadeira fosse uma perda de tempo uma atividade sem objetivo uma distração somente.
O brincar contribui muito para seu futuro aproveitando o seu aprendizado em sua vida à fora. Uma criança que brinca será uma pessoa participativa com autonomia, organização e protagonismo.

ESCRITO POR: Carina Manuela da Rocha de Oliveira e Mariéli Silva Miranda


Biografia:
TCHAU FRALDINHA Na fase da infância seu início traz aos pais um grande desafio. Reconhecer o momento ideal de tirar as fraldas do seu bebê e como cultivar a paciência e dedicação neste período. O importante neste momento é respeitar a maturidade da criança e ficar atento aos sinais que ela dá. Demonstrando através de pequenas atitudes que está pronta para iniciar esse processo. Geralmente as crianças sinalizam a vontade de ficarem sem o acessório da fralda no decorrer da faixa etária de um ano e meio a dois anos. Um dos fatores para que ocorra um desfralde com sucesso é a construção de uma rotina continua, no qual o afeto e clareza são peças essenciais para nortear a criança auxiliando-a no desprendimento do uso da fralda. Dicas para um desfralde tranquilo e sem traumas: 1. Observar se a criança está pronta para o desfralde e respeitar o tempo de desenvolvimento de cada criança. 2. Para saber se a criança está preparada, fique atento para alguns sinais como: ela aponta e sinaliza o xixi e cocô na fralda ela consegue ficar sentada alguns minutinhos no penico, redutor ou no vaso; 3. Evitar falar do xixi e do cocô como algo negativo, sujo e que leva a criança a ter vergonha. Isso pode fazer com que a criança se recuse a urinar ou evacuar, causando problemas urinários e intestinais; 4. Deixar a criança ver os pais indo ao banheiro: assim ela tem o exemplo e a experiência; 5. Evitar fazer o desfralde durante o inverno: por ser uma época fria, caso aconteça algum escape e a criança fique molhada, ela pode criar uma resistência em fazer fora da fralda; 6. Deixar a criança escolher o penico, redutor ou vaso. Se ela não se adaptar ao penico ou redutor escolhido, entenda o que está incomodando e busque um que se adapte ao desejo da criança; 7. Uma mudança de cada vez: durante o desfralde, essa deve ser a única mudança brusca da rotina da criança; 8. Tornar o momento do desfralde divertido: fique perto dela, conte uma história, cante; 9. Se optar pelo penico, já coloque ele no local adequado. Evite colocar na sala ou quarto, por exemplo. Além de não ser o local que o restante da casa faz as suas necessidades, o excesso de informação e de distração pode atrapalhar o processo; 10. Para os meninos, o ideal é que eles comecem a urinar sentados. Se ele não quiser, e insistir em fazer xixi em pé, você pode usar um banquinho para ajustar a altura da criança ao assento sanitário. Outra opção é usar um mictório infantil, que você pode prender na altura adequada; Fatores que podem dificultar o desfralde: 1. Crianças ressecadas demais que sentem dor ao evacuar podem apresentar maior dificuldade em realizar o desfralde em razão de temerem sentir dor no memento do vaso e relacionarem o controle a dor. 2. Crianças que não são incentivadas e não possui uma rotina de incentivo e cuidados neste momento de higiene. 3. Conflitos familiares em que a criança use o xixi e o cocô para controlar o ambiente, ou ainda que se faça útil para um dos pais mantê-la no status de bebê também pode dificultar o processo. Enfim, o desfralde é uma das grandes conquistas rumo autonomia da criança, pois é um momento de descobertas de seu próprio corpo. Autoria: Carina Manuela da Rocha de Oliveira, Joisa Margarete Taube da Veiga e Luciana Rizzo Munaretto. EMEI Amor Perfeito

Este texto é administrado por: Carina Manuela da Rocha de Oliveira
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