O Ubuntu 22.04.3 LTS com a interface MATE na versão 1.26.0 é boa opção para quem curte personalização. Ele vem com 16 temas e bons papéis. Baixando a imagem ISO de 3.75 GB, eu coloquei no Ventoy e instalei tendo a opção completa e mínima. Optei pela mínima.
Após subir o serviço de Firewall e atualizar o sistema, o Ubuntu MATE mostrou-se bem usável. Mudei o formato das barras optando pelo tradicional e botei o tema Yaru-viridian-dark verde ficando bem legal. A rede wi-fi conectou normalmente.
Ele vem com navegador Firefox, o editor de texto Pluma, o Gerenciador de Arquivos Caja, Libre Office na versão completa, o Plank, programa para ver imagens e o Gerenciador de pacotes Engrampa. Não veio com player para vídeo e nem música.
A boutique de software é bem interessante separado por categorias. Possui uma boa tela de boas-vindas que orienta bem quem chega ao Ubuntu MATE. É a opção mais recheada de temas que vi até agora para o MATE e funciona legal tendo sincronia com o navegador.
Mudando a cara do sistema você pode deixá-lo com o padrão do Debian tradicional e com outra cor tendo 4 Áreas de Trabalho e com o minimizador geral de janelas no canto esquerdo inferior. A barra superior vem com o tradicional do MATE.
Usando o Pluma com o YouTube já logado em live ao vivo e o htop para buscar o uso de memória bateu 1.65 GB de consumo. Eu achei bem razoável diante dos 4 GB de RAM que é o ideal para trabalhar tranquilo.
O Ubuntu MATE 22.04.3 LTS mostrou um sistema mais personalizável do que outras distribuições que andei olhando via Ventoy nesta interface. Veremos se o próximo LTS entregará esta qualidade. É uma opção a mais para quem curte a interface MATE.
É isto.
|