A Importância da Contação de Histórias.
A contação de histórias é uma antiga e moderna prática de comunicação. Uma história é um enredo de encanto, com temática, linguagem sedutora, ilustrações que transportam para o mundo da imaginação de forma lúdica.
Antigamente as histórias eram transmitidas oralmente de geração a geração. E assim por muitos anos , esta foi a maneira utilizada para preservar valores, crenças e tradições culturais. Por este motivo os primeiros contos eram histórias transmitidas oralmente que relatavam experiências vivenciadas por seus indivíduos.
Contar histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimento, pois possibilita que a criança transite entre a fantasia e a realidade.Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional é de extrema importância o contato com os livros desde a infância.
Assim mais do que uma ação educativa prazerosa, ela proporciona uma compreensão do mundo a sua volta,transmitindo valores morais, estimulando as emoções, bem como a construção de identidades culturais via memória oral.
Ao ouvir uma história a criança aprende a controlar sua atenção, a desenvolver a linguagem oral, ampliar suas experiências e seu conhecimento de si e do mundo. Além dos pequenos associarem aquilo que é narrado as suas próprias vivências. Esse processo de identificação colabora para que eles encontrem recursos para lidar com situações , conflitos e emoções, resgatando também memórias afetivas.
A atividade é prazerosa, divertida e bastante envolvente. Aqueles que têm contato com histórias desde cedo costumam se tornar leitores vorazes. A leitura é muito valiosa no processo formativo , já que amplia o vocabulário, estimula a imaginação, a criatividade e aguça a curiosidade.
As histórias podem ser contadas em diversas situações, em casa por algum familiar, na escola por um educador. Pode ser contada em qualquer horário e em qualquer momento.
No momento da contação de histórias opte por ambientes aconchegantes e tranquilos, selecione uma história que faça sentido para a faixa etária da criança, faça a história se tornar interessante com voz e gestos, deixe o improviso tomar conta.
Pode se utilizar recursos como dedoches, fantoches, avental ou mesmo materias do cotidiano são excelentes alternativas.
Selecione histórias diversificadas, convide as crianças para construir ou contar as mesmas.
Conclui-se que contar histórias não é algo tão simples como parece, o ato da contação de histórias é importante tanto na Educação Infantil, quanto nas outras etapas da educação básica, essa pratica enriquece os conteúdos e didáticas em sala de aula.
Porém, contar uma história não é somente ler o que está em livro , é preciso inovar, criar, trazer recursos diferenciados para que isso se torne mais atrativo e inovador, e para que a criança se sinta atraído por essa prática.
Conte sempre com sua criatividade e imaginação para contar uma história para uma criança.
Artigo escrito pelas professoras de Ed. Infantil Josiane Ballardin Drago, Neli Pacífico Marteninghi, da Escola Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito.
|