Com certeza o meu amigo leitor já ouviu uma vez ou outra o adágio: Em boca fechada não entra mosca!
No livro de Provérbios nós encontramos a seguinte afirmação: Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio (Provérbios 10/19).
Certa feita Romário – quando ainda jogava futebol, disse: De boca fechada Pelé é um poeta!
É claro que o seu intento era fazer uso de palavras para ferir – o maior jogador que o mundo já viu, no entanto, nós podemos inserir esta frase dentro de um contexto bíblico.
Sim! De boca fechado todo o crente pode ser um poeta; melhor dizendo: pode ser um sábio.
Não é atoa que o próprio Senhor Jesus recomendou que o nosso falar fosse “sim, sim, não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna (Mateus 5/37)”.
Tiago, irmão de Cristo afirma – sem medo de errar que todos nós tropeçamos em muitas coisas, mas se alguém não tropeça em palavra, este alguém é perfeito, e poderoso para também refrear todos os desejos da carne (Tiago 3/2).
Com exceção do Senhor Jesus é claro, me mostrem alguém que não tropeça em palavra? Até hoje eu não encontrei uma só pessoa perfeita, mas sim pessoas cientes de que são pecadoras, e é por isso que de contínuo pedem a Deus que as tornem sublimes, tendo a certeza de que é Deus que opera no cristão tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2/13).
|