O dito popular é adepto do sim, contudo as pesquisas anulam esse sim, provando que lados opostos não se atraem. Mas como que por castigo – muitas vezes dois polos distintos são fadados a andar juntos, amarrados pelas cordas da ciência, do destino, ou pelas amarras do pecado.
Como ignorar as tensões elétricas entre dois pontos que permitem o estabelecimento de correntes elétricas?
Vermelho e preto: duas polaridades denotando essências distintas. Vermelho positivo, preto negativo ou neutro.
Por que razão, motivo ou circunstância o fio positivo é representado pela cor vermelha?
Talvez seja uma escolha decorrente da crença de que o vermelho é a cor que aumenta a energia, e revigora a vitalidade e a adrenalina, ou quiça porque o vermelho é a cor do sangue, e remete a luta, conflito, isto é, remete a guerra.
Já um fio neutro não provoca choque elétrico. Falta-lhe tensão elétrica. Por isso há passividade em sua forma natural. Mas é aí que entra a arte do equilibrista, equilibrando uma instalação – servindo de ponto de referência para a fase de um circuito elétrico. O neutro faz a segunda voz, e da o acorde final – fechando um circuito, permitindo a circulação de corrente elétrica.
Positivo e negativo. Estamos diante de dois polos distintos para validar a tese de William Blake, em o “Matrimônio do Céu e do Inferno”?
“Sem Contrários não há progresso. Atração e Repulsão, Razão e Energia. Amor e Ódio são necessários à existência Humana. Desses contrários saem o que os religiosos chamam Bem e Mal. O Bem é o passivo que obedece à Razão. O Mal é o ativo que vem da Energia. O Bem é o Céu. O Mal é o Inferno”.
A hermenêutica de Blake pode ser vista atualmente na forma de energia potencial elétrica que, permite estabelecer corrente elétrica entre dois pontos, e nos fenômenos envolvidos. O neutro é a essência boa, cabendo ao condutor positivo o papel de força do mal. Os imprudentes que o digam. Não foram poucos os que já morrem eletrocutados.
O neutro é o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio (Gálatas 5/22). Já o positivo é a natureza humana em ação, produzindo imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras e outras coisas parecidas com essas (Gálatas 5/19-21).
A hermenêutica do poeta é a inspiração. Contudo, nem toda a inspiração é divina, por isso – ocorrem muitos erros inspirados que são computados como pecados. William Blake não estava imune a equívocos.
O ser humano tem duas naturezas: a carnal e a espiritual. Estas duas forças se opõem, e cabe ao cristão ignorar a natureza carnal e viver segundo o Espírito, uma vez que a natureza carnal é morte e inimizade contra Deus, visto que não é sujeita a lei de Deus, por isso aqueles que estão sendo conduzidos pela natureza carnal não agradam a Deus, já a inclinação do Espírito é vida e paz.
Conferir Romanos (8), e Gálatas (5).
|