Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Música na Educação Infantil durante e depois da Pandemia
Nelci Aparecida de Godoy

Música na Educação Infantil durante e depois da Pandemia


Elaborado por Nelci Aparecida de Godoy e Douglas Cassiano


Este artigo nos traz uma reflexão sobre a música no dia a dia dos educandos da Educação Infantil. O estudo aborda um pouco do aspecto histórico, suas normas e legislações, relacionando a importância da música para a construção do saber e seus benefícios no desenvolvimento da aprendizagem da criança no espaço da educação infantil. A musicalização é um instrumento mediador que possibilita o processo de construção do conhecimento das crianças, despertando e desenvolvendo o prazer pelas diversas áreas do conhecimento, aprimorando habilidades, favorecendo a imaginação e a criatividade. Nesse sentido a música pode desencadear uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa, auxiliando o professor a obter resultados transformadores para o aprimoramento dos conhecimentos dos seus educandos.
     As crianças se comunicam, de fato, a partir do momento em que concilia o desenvolvimento da linguagem falada no processo cognitivo, através da música, falamos corretamente, quando a criança sabe o significado das palavras que ouve e expressa, passando a formar conceitos como: eu, o outro, e o meio; certo-errado; perto-longe; gordo-magro; doce-salgado; cedo-tarde; ontem-hoje-amanhã; e outros. Necessitamos de estímulos e oportunidades que alimentem nosso impulso natural da curiosidade e com as crianças não é diferente. Elas sabem dizer o que sentem de forma espontânea e conseguem expressar seus sentimentos com tranquilidade, mesmo quando muito pequenos eles nos mostram através do choro, balbucio, sorrisos... A maioria das crianças que convivem com a música, logo elas possuem o gosto por ouvir e cantar. Nesse sentido, ouvir, aprender uma canção, brincar de roda, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem além do gosto musical.
A música auxilia a despertar habilidades criativas proporcionando que a criança crie e inove sempre que for desafiada, favorecendo assim a ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando a sensibilidade da criança e a capacidade de concentração da mesma.
     A socialização é muito importante no espaço escolar, mas na Pandemia que estamos vivendo o distanciamento social, não nos permite mais nos aproximar devido ao contagio do vírus COVID19, então através da música, seguindo os protocolos é possível, cantar, gesticular e até dançar, mesmo que cada um no “seu quadrado”. A linguagem é a principal ferramenta de comunicação.                                              Segundo Bréscia (2003, p.25), destaca: “A música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam”. Dessa forma a criança se socializa em seu meio, observando, interagindo e aperfeiçoando sua aprendizagem. A observação da leitura labial com máscaras, no momento de cantar é difícil, mas já temos máscaras com proteção transparente que permite.
A música é uma linguagem, assim pode ser expressa por meio de diversos gêneros musicais tais como; música folclórica, popular, cristã, sertaneja, e de caráter infantil, entre outras. Ela traduz sentimentos, sensações, nos remetem lembranças, bem como quem escuta para cada pessoa há um sentido diferente, ela nos faz pensar, refletir, criar laços emocionais e afetivos. Manifestamos através da música, tristeza, felicidade, calma dentre outros sentimentos. E na nossa atual situação onde não podemos sair de casa, até porque se enfatiza muito ”FIQUE EM CASA” assim o vírus não se propaga, a música ganhou muitos adptos e um papel fundamental em nossa vidas, há vídeos na internet, onde quem toca algum instrumento, os demais cantam, cada um na sua janela. Esse vídeo mostra a um ano atrás, a música como forma de conforto https://youtu.be/COB4mfwn4Zc , na época o vírus assolava a Itália, hoje é o nosso Brasil, continuamos a ficar em casa e ouvindo música.
A música é uma arte universal. Bem como o vírus. O ser humano com o passar do tempo construiu um elo entre o som e o silêncio, como movimentos vibratórios por meio de instrumentos musicais que complementam uma canção. A música nos faz viajar, nos faz descobrir um mundo à nossa volta.
Para as crianças cada som uma nova descoberta, e desde pequenas são consideradas artistas, pois cada som é diferente e único, cada aprendizagem por meio do som é reflexo de construção do saber, capacitando os alunos a construir e produzir história de diferentes maneiras. Quando tínhamos aulas presenciais, cantávamos em sala com gestos e até dançávamos, no momento estamos na bandeira preta, as atividades são on line, os pais, responsáveis nos dão o feed back das atividades enviadas e salientam que eles lembram da música, se não cantam, fazem gestos, essas crianças tem por sua vez dois anos, turma de berçário. Isso só complementa o que a teoria diz, quando nos envolvemos no que fazemos por amor, tudo muda, e o que é transmitido com emoção marca a vida da gente e a música aqui se faz presente. Conforme Brasil (1998, p.47) destaca que:
A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para adormecer, dançar, chorar os mortos e conclamar o povo a lutar, o que remonta a sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios de cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.
É na música   que promovemos a participação do ser humano na sociedade, incluindo as crianças, mesmo aqueles que não tem o dom do talento natural. Com ou sem afinação a linguagem musical defende a ideia de que o conhecimento se constrói com base na vivência de cada ser, desse modo todos tem direito de cantar, mesmo que sejam desafinados. O professor como mediador do conhecimento, deve promover o respeito, valorizando e estimulando sempre o aluno à criação musical.
Segundo Snyders (1992, p.14) destaca propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos educandos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente. Ainda mais no momento que nos encontramos.
Este artigo apresentou a importância da música e os benefícios que o ensino da mesma pode oferecer para as crianças, especialmente da educação infantil, uma compreensão sobre a prática da musicalização e sua contribuição para o ensino aprendizagem durante e depois da Pandemia.
           As escolas de educação infantil além de oferecer um ensino de qualidade, precisam desenvolver algumas habilidades na criança, levando em consideração que nos primeiros anos de vida do indivíduo requer atenção especial, pois é onde acontece a construção de um cidadão participativo, crítico e consciente de seu papel na sociedade. Logo inserir a música também é, pois com tantas opções e incentivos dos meios de comunicação necessita-se ter senso crítico e postura ética para este papel tão importante da educação aconteça na prática é preciso qualidade, eficiência, competência, diálogo e afetividade para transformar sonhos em alegrias concretas. O processo de ensino/aprendizagem requer o entendimento de que ensinar e aprender não significa acumular informações memorizadas, mas sim fazer o educando buscar novas alternativas, fazer escolhas frente a novas situações apresentadas. O texto aqui abordado e as formas utilizadas poderão ser usadas no momento e depois, pois sabemos dos cuidados que termos que ter, e por muito tempo, mesmo depois de vacinados.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

Yogi , Chizuko. “Aprendendo e Brincando com mísicas” Belo Horizonte: Fapi,2003.



www.gestaouniversitaria.com.br › artigos › a-musica-n... acesso me 17/03/2021 às 8:00





Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52953


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Música na Educação Infantil durante e depois da Pandemia Nelci Aparecida de Godoy
Artigos Adaptação Escolar na Pandemia Nelci Aparecida de Godoy


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última