Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Adaptação Escolar na Pandemia
Nelci Aparecida de Godoy

Resumo:
Este artigo aborda a adaptação do professor frente as TICs e a Educação a Distância nessa Pandemia.

Elaborado por: Douglas Cassiano, Daniela Rizzon Capeletti e Nelci aparecida de Godoy


Adaptação Escolar na Pandemia


O mundo vive uma Pandemia, muitos países estão se restabelecendo e tentando retomar suas rotinas diárias, isso requer muitos cuidados, o COVID 19, desde o início de fevereiro de 2020, a organização Mundial da Saúde (OMS), passou a chamar oficialmente a doença de causada pelo nono coronavírus de COVID-19. Covid significa corona vírus disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019, os primeiros casos surgiram em Wuhan, na China, foram divulgados publicamente pelo governo Chinês no final de dezembro. A denominação é importante para evitar casos de xenofobia e preconceito, além de confusões com outras doenças.
 Estamos vivendo uma crise que impacta a nossa vida diária em muitos aspectos, emocional, financeiro... A situação está nos obrigando a nos reorganizar quase que diariamente com constante mudanças, compromissos sendo desmarcados, rotinas diárias precisam ser canceladas e ao mesmo tempo nos convoca para alguns cuidados e obrigações, que merecem uma reflexão. Vamos ter que nos cuidar e muito, pois ainda não encontraram a cura. Esse cuidado é o distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel, pois ajudam a prevenir a proliferação desse vírus.
 A pandemia influência a vida de todo mundo que vive em sociedade. Não importa se você acredita ou não no vírus, mas o mundo está sendo obrigado a lidar com o desconhecido em um novo cenário, impactando a nossa vida tendo que adquirir novos hábitos de convivência. Buscam-se soluções para este problema, mas nas se torna concreto pois estamos vivendo na incerteza o certo ou errado, dentro de uma situação que nunca havíamos nos encontrado, desta forma os desafios são muitos e a chance de erros também. Vemos pessoas sofrendo por não ter com quem deixar os filhos as escolas estão de portas fechadas, deixando a única opção deixar com pessoas que aceitam, mas despreparadas pois não sabem o que fazer com essas crianças, pois não podem sair de casa, brincar com os amigos, para o cuidador fica difícil bem como para a criança, pois já se esgotam as alternativas, pois se passou quatro meses.
Pessoas sofrendo por não poder de casa, comer fora nem ao menos se servir no bufet. Sofrendo por ter que pensar em cozinhar. Aprender a cozinhar. O mundo nos amedronta, vemos pessoas com medo de faltar comida. Pessoas sem a garantia do trabalho para ocupar suas metas e mentes. Sem lugares para entretenimento. Sem saber o que fazer com o tempo que não é mais gasto para se locomover. Vemos pessoas com tempo demais. Com preocupações demais, as redes sociais dão uma amenizada, mas não ocupa o lugar de uma vida livre.
E com nós professores não é diferente, a poucos meses precisávamos do auxílio de alguém para montar um Datashow e de repente somos forçados a utilizar as tecnologias famosas TICs, Tecnologias da Informação e Comunicação sendo nosso único meio de comunicar se com nossos alunos. Nós não estávamos preparados para lidar com a modalidade EAD Ensino a Distância, isso dificulta ainda mais na Educação Infantil, onde o contato é primordial, trocamos os brinquedos e brincadeiras, por notebooks, câmeras digitais, smartphones, sala física por sala virtual em grupos de WhatsApp, zoom, google class...
Sabemos que a realidade de alguns educadores é diferente de outros, tiveram que se adequar rapidamente, fazendo cursos rápidos e on-line, adquirir uma internet melhor, compra aparelhos modernos, tudo isso em nome de um trabalho de qualidade para seus educandos. 
Estamos trabalhando  arduamente, sem contar o desgaste físico e emocional, há reuniões, formações pedagógicas, cursos que precisam ser atingidos tantas horas, sem contar o planejamento, vídeoaulas, gravar, editar e dar assistência nos grupos de WhatsApp das escolas, pais e educandos. 
Sem contar que é extremamente difícil a compreensão de um conteúdo, procuramos estratégias para facilitar a vida dos educandos. E ainda tem professores que tem mais de uma escola e precisam dar conta, mas há alguns pais que não entendem e querem que respondam na hora, precisamos de empatia, cabe a cada um de nós quando ver um problema se colocar no lugar do outro. Ganhamos para isso, sim estamos recebendo e não vamos deixar de cumprir nossos obrigações, muitos de nós já tem as férias comprometidas, pois foram antecipadas no início da Pandemia.  
Os educadores estão sendo o alicerce da educação em tempo de Pandemia, mesmo com tudo não desistem, não deixam a “peteca cair”, “tem jogo de cintura”, muito se escuta em formações, dançamos conforme a música, mas é chegada a hora de pensar um pouco nesses seres humanos que lutam para uma educação mesmo que EAD.
Por outro lado, ser obrigado a estar em quarentena nos traz muitos desafios e aprendizados. O desafio prático realmente está em remanejar a agenda e aprender a lidar com as novas demandas, não só no trabalho escolar como na vida. Nosso maior desafio está em ter que lidar com nós mesmo. Estamos tendo tempo para olhar para o que sentimos, família, sermos solidários uns com s outros, mas nem todos enxergam esta realidade, sendo assim tomar consciência disso pode ser muito perturbador. Pois a nossa vida não é mais a mesma e também não será depois de tudo isso passar. Desejamos que isso tudo vai passar.

Referências
https.fiocruz.br Acesso em 29/04/2020 às 7:43
https://portaldocentemais.blogspot.com/2020/07/o-trabalho-invisivel-dos-professores-na.html?m=1 
Acesso em 03/08/2020 às 10:00
https://piracanga.com/para-alem-da-quarentena/?utm_source=Search&utm_medium=CPC-Grants&utm_campaign=Quarentena&utm_term=Grants&gclid=EAIaIQobChMIvJTKz_Lv6QIVk4KRCh2-Rw57EAAYASAAEgKdrvD_BwE 


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 230


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Adaptação Escolar na Pandemia Nelci Aparecida de Godoy


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 68673 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55754 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 44471 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 44341 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 44175 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43788 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 42302 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 41425 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41409 Visitas
Amores! - 39964 Visitas

Páginas: Próxima Última