Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Menino E O Mar
fernando ceravolo

12/10/2020

277

Olhava o mar extasiado e empolgado. Sorria de felicidade.

Estava nele com a agua até a cintura e tentava abraça-lo a cada onda que vinha lamber o seu pequeno corpo. A espuma alva e densa o envolvia aconchegante.

O menino olhava maravilhado, a grandeza e força que se apresentava à sua frente. Colossal a visão do azul ao infinito, onde o céu era quase engolido por ele. Como?

Faceiro, percebia que era impossível engolfá-lo com os seus braços frágeis - ele fugia esperto entre os seus dedinhos. Brincavam os dois.

Não entendia como havia esse mundão de agua, que ia e vinha lhe acariciar deliciosamente o corpinho a cada vaga.

Soltava a sua imaginação à procura de saber como podia existir tanta, mas tanta agua assim! Talvez, Deus tenha deixado a torneira da sua casa aberta, inundando tudo. Ah, mas tinha São Pedro, o dono da chuva, e se esqueceu de desligar o botão de parar de chover, criando o mar. Quem foi?

Mas, e a vida dentro dele, os peixes, as conchas, as gaivotas que só têm na praia, como é que existe isso tudo?

Seu pai lhe dissera um dia, que a vida começou no mar como um bichinho “piquinininho” que não dava nem para ver, só com aquele negocio de enxergar muito, muito pequeno que os médicos usam. E durante anos e anos foram esses bichinhos mudando, crescendo, virando as conchas, os peixes, depois os jacarés, que saíram da agua para a terra, depois os pássaros e finalmente a gente! Curioso; será?

Então, o mar era a mãe da vida? E quem era o pai?

Seguia absorto com os seus pensamentos, enquanto o mar lhe estimulava a imaginação, percebendo que muitas coisas nesse mundo eram complicadas e sem muita razão ou sentido para ele. O imponente e potente amigo não poderia respondê-las com o seu marulho.

O menino e o mar seguiam a sua conversa surda, e intima de segredos, como devem ser dois bons amigos.
22/11/2019

176

No final da escadaria, saindo da estação do metrô, encontrei uma moça distribuindo um jornalzinho grátis. Ao pegá-lo vejo que a matéria da capa diz: "Pão de queijo".

Sempre tive curiosidade para saber a sua origem, pois é um item nacional encontrado em qualquer lugar do país. Fui consultar a nossa enciclopédia na internet, o santo "Google", e ao digitar "a origem do pão de queijo" aparece uma série de itens, mas seleciono:

-Como surgiu o Pão de Queijo Mineiro?

Pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais. A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950.

Alguns países da América Latina possuem pães com receitas semelhantes à do pão de queijo mineiro.

Fonte: Maricota


-Pão de queijo

O pão de queijo é uma iguaria oriunda da América do Sul, muito popular no Brasil. É uma variação da chipa, receita criada pelas missões jesuíticas, com influências indígena e europeia, que é típica de países como Paraguai e Argentina. Teria entrado no Brasil por volta da década de 1860.

Os primeiros registros do pão de queijo brasileiro são da década de 1950. Nos anos de 1960 a receita foi disseminada pela cozinheira e empresária mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que vendia a iguaria em diversos restaurantes do estado de São Paulo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Assim, a origem não parece ser efetivamente mineira, mas dos jesuítas que o elaboraram usando os ingredientes dos indígenas, a mandioca, tipicamente brasileira - também quis saber se era originaria do Brasil e a Wikipédia confirmou: Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Mesoamérica (Guatemala, México).

Definitivamente não é mineiro e nem brasileiro o Pão de Queijo. Não importa, é como se fosse. Brasileiríssimo!

Minha dúvida ficou até certo ponto respondida, e para os mineiros a quem perguntei responderam: "é diMinas, uai! ". Disseminaram-no, são considerados seus precursores, portanto.

É unanimidade nacional, eu adoro, e neste jornal há receitas de como fazê-lo.

Farei agora com conhecimento de causa e espero que fique bom. Mas cá entre nós, é melhor comprarmos os pacotes congelados, colocá-los no forno para assar, mais rápido e prático. Comprei um e quando assado deixou um cheiro irresistível. São ótimos!

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)
https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)
https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)
https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)
https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)
https://www.barnesandnoble





Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Contos A Janela Parte IV fernando ceravolo
Contos A Janela Parte III fernando ceravolo
Contos A Janela Parte II fernando ceravolo
Contos A Janela fernando ceravolo
Contos Papa Filas fernando ceravolo
Contos Fosfatinho fernando ceravolo
Contos Cocada De Graça fernando ceravolo
Contos Alegrando Os Anjos fernando ceravolo
Contos O Defunto Ressuscitado fernando ceravolo
Contos Moço, Que Horas São? fernando ceravolo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 20.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69018 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57926 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57559 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55842 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55122 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55080 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54963 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54903 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54832 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54831 Visitas

Páginas: Próxima Última