Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ócio criativo
Rafael da Silva Claro

Eu também gostaria de ganhar sem fazer nada ou “matar” uma cerveja geladinha na “faixa”. Alguns falsos poetas tiveram essa ideia e viram em mim alguém com o perfil de quem curte esse tipo de arte ou apenas uma vítima em potencial com algum dinheiro.

Apesar de ter frequentado muito a Vila Madalena, não sou um consumidor de poesias, nem tenho o aspecto desse tipinho. O que me sobrou foi o figurino de vítima perfeita. Dinheiro: talvez eu tivesse o suficiente para arrematar alguns sonetos. Quem sabe, o poeta insone aplicava a seguinte estratégia: um casal é venda certa, porque ele sempre irá adquirir um poema para ela, mesmo que ruim, fingindo ter a “cabeça aberta”.

Justamente na Vila Madalena, um suposto poeta, talvez em crise criativa ou com depressão, apareceu trajando um pijama infantil, com gorrinho e tudo. Eu, sério, fiquei examinado aquela cena, incrédulo. Aquilo era algo inusitado, mesmo para os padrões da Vila Madalena. O sujeito se apresentou como poeta. Ali é um bairro boêmio, então eu saquei a dele: o sedizente artista se achava o arquétipo dali, como uma vendedora de acarajé, com turbante, em Salvador; um cara esperto fantasiado de Malandro Carioca, no Rio de Janeiro; ou um fulano paramentado de vaqueiro, em Barretos. Peguei e verifiquei uns sonetos, trovas e haicais. Pensei: isso tem de monte nos e-mails da minha irmã. Eu precisava dispensar o falso poeta e manter a minha pose de intelectual. Juntei tudo e fiz cara de desprezo. Acho que colou. Escapei, quase vi minha cerveja esvaziando sem o meu esforço e meu dinheiro batendo asas.

Na fila do teatro, surgiu um camarada trajando andrajos. Ele estendeu um livrinho de uma única poesia, confeccionado com fibra de bambu. O cara ofereceu o objeto como se fosse um objeto irrecusável. Lá fui eu bancar o “descolado”. Peguei o livro, observei e senti a textura, achei o texto ruim e exíguo, fiz cara de que já tinha visto melhores e devolvi-o. O meu comentário foi que o único valor do volume era ser feito de cânhamo, digo, fibra de bambu.

Na Avenida Paulista, eu sempre era abordado pelas vendedoras da revista Ocas e também convidado, quase coercitivamente, a ver quais peças estavam em cartaz na banquinha do “Vá ao Teatro”. De novo, teria que fingir estar antenado com a “cultura paulistana”. Parei, olhei e demonstrei decepção por não ter encontrado nada de William Shakespeare, Bertolt Brecht ou baseado no método Stanislavski. Acho que impressionei! Na verdade, sempre preferi assistir aos filmes do Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris.

Absolutamente, jamais pude ser confundido com um bicho-grilo. Eu nunca fui alguém que possuísse o estereótipo de esquerdista. Ninguém me flagraria numa manifestação Black Bloc, com uma camiseta do Che Guevara ou com um cartaz #Ele Não. Fatalmente, hoje eu seria tachado, injustamente, de fascista, nazista...


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52936


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 Entre meias e gravatas Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Machucado: o soco que nunca existiu Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Aos que eram felizes e não sabiam Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Meia-boca [Piada grátis, no final do texto] Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Arquivos X Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Está todo mundo preso Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Show do bilhão Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Prenda-nos se for capaz Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Telespectador na linha Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 Só se vive uma vez Rafael da Silva Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 413.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56718 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55050 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54969 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54849 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54842 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54741 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última