Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O hábito faz ou não faz o monge?
Cláudio Thomás Bornstein

"O hábito faz o monge". Originalmente este dito popular era "o hábito não faz o monge", significando que não devemos julgar as pessoas pela sua aparência, ou seja, que a pessoa que veste um hábito de monge, não necessariamente se torna monge. A palavra hábito, neste caso, significa veste ou traje.

O fato é que os hábitos, e aqui uso o termo em um sentido mais amplo, incluindo não só a vestimenta, mas também os usos e costumes, acabam de tal forma se incorporando a quem os utiliza, que terminam por moldar a sua personalidade. Ou seja, ao invés do preceito moral atrás da afirmação "o hábito não faz o monge", temos uma realidade prática mostrando que, na verdade, "o hábito faz o monge" . O que seria do padre sem a batina, o que sobraria da autoridade de um juiz sem a toga, o que seria do médico sem o estetoscópio, isto para não falar de almirantes, brigadeiros e generais. Se eu visto cores alegres eu o faço não só por uma questão de temperamento, como também é provável que isto influencie e molde o meu temperamento. Causas e efeitos trocam dialeticamente de posição; o que era causa vira efeito e vice-versa. Se alguém porta uma arma pode ser que o faça por dever do ofício, mas, não há a menor sombra de dúvida, que o trabuco há de deixar marca nas suas atitudes e no seu comportamento.


Biografia:
Para mais informações visite o blog CAUSOS em www.ctbornst.blogspot.com.br. Querendo fazer comentários, mande e-mail para ctbornst@cos.ufrj.br
Número de vezes que este texto foi lido: 61936


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Barroco Mineiro Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas A vida não é um conto de fadas Cláudio Thomás Bornstein

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 91 até 92 de um total de 92.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Setembro e o protagonismo dos Técnicos Agrícolas no RS - SINTARGS/ITAQE 41 Visitas
O acolhimento na educação infantil - GISELE APARECIDA MARTENINGHI 38 Visitas
Uma nova era para a Educação com Tecnologia e Inovação. - FERNANDA GONZALEZ SILVA 20 Visitas
Construindo uma Educação para Todos. - FERNANDA GONZALEZ SILVA 19 Visitas
Energia negativa destrói negócios - Isnar Amaral 16 Visitas
Diversisade na sala de aula - FERNANDA GONZALEZ SILVA 14 Visitas

Páginas: Primeira Anterior