Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O DELEGADO DO MEC
Lasana Lukata

No tempo em que orelhão funcionava à ficha, apareceu na TVE o ministro da Educação, Maurílio Hegel, anunciando a abertura do Crédito Educativo e as inscrições poderiam ser feitas nas faculdades.

Dláucio Velas entrou na faculdade. Como ele, muitos se desfizeram dos bens de família, cama, fogão... Para suportar as mensalidades até o possível crédito. Vendeu, creiam, a cafeteira para inteirar...

No seu ouvido zumbia a voz da mãe de uma amiga: Seu maluco! Não vê que vende tudo e você, no máximo, só vai até ali e pronto? E o enrugado indicador da mulher, rígido como ferro, delimitava a pequena distância. Mãe, deixa o menino tentar! Mas D. Leocádia insistiu:

- Que garantia você tem de que será contemplado com o crédito, rapaz? Você é vidente, por acaso?

- E a senhora é vidente, por acaso? Que garantia a senhora tem de que não serei contemplado?

Na faculdade de Direito foi uma alegria a notícia do crédito. Dláucio e a galera ficaram esperando a colocação dos cartazes nas vidraças da faculdade, mas o tempo foi passando e nada. Velha mania da última hora e quando fomos perguntar a secretária jogou um balde de água fria, dizendo que a faculdade não estava inscrita no Programa do Crédito Educativo. O Diretório Acadêmico confirmou.

A secretária acendeu um cigarro, nublando os olhos. A fumaça formava o sorridente rosto de D. Leocádia. A secretária voltou à burocracia. Ah, o olhar! Os olhos arregalados da secretária do Diretório Acadêmico, somados aos da secretária da faculdade me disseram algo.
Todos desceram de elevador para embebedar a derrota no bar ao lado, menos Dláucio que preferiu a escadaria, pensando em ir ao MEC, verificar, mas àquela hora o expediente já estava encerrado e era o último dia de inscrição. Importunar um juiz com um pedido de Liminar com uma suspeita no olhar... Onde estaria o “Fumus Bonis Iuris” (Fumaça de Bom Direito)? Embora nunca soubesse na vida de um mau direito. A única fumaça que eu tinha era a do cigarro da secretária.
Naquele tempo a faculdade estava recebendo visita de alunos estrangeiros e conforme Dláucio descia, uma coisa estranha foi acontecendo. Subindo passou por ele uma francesinha, loirinha, e lhe disse: “A corsaire, corsaire et demi”, mas ele não sabia francês. No andar seguinte, subindo uma inglesinha, loirinha, lhe disse: “To catch a thief, another thief”, mas ele não sabia inglês. De repente veio subindo uma brasileira loura, louro-passageiro, corpo cheio de curvas que dançava de degrau em degrau, parou cinco degraus acima e feito uma deusa, traduziu: “O que as outras loirinhas disseram é que “Para maluco, maluco e meio”. Pôs um beijo no indicador e soprou para ele e subindo, fez a curva. Toda cheirosa. Só nos cremes. Quando Dláucio virou já era o fim da escada e deu de cara com o orelhão que tinha um ovo branco em cima, em pé, chamando a atenção. Ali tive a idéia maluca e meia de ser o Delegado do MEC, mas lá fora um homem de terno e bíblia na mão, gritava: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira”. No mesmo instante desciam dois alunos que discutiam sobre o filósofo Immanuel Kant e um deles vociferava: Jamais mentir, seja qual for a circunstância!”, porém a morena-loura os expulsou e me olhando, cantou: “advogado que se preza não se espante, não é crente, nem lê Kant e seu meio a todo instante , justifica-o seu fim!”. Juro, até queria ter, como Sócrates, um caminho reto, mas quando erguia os olhos via que a própria escadaria da Faculdade de Direito fazia curva... Arrematei: Deus escreve certo por linhas tortas mesmo! Ora, na Grécia com os gregos, em Roma com os romanos, no Brasil com os brasileiros, era questão de sobrevivência. E que mal há nas mentiras positivas, Desembargadores?

Usou a única ficha e ligou para a secretária da faculdade e com uma voz de bulldog, trovejou:

- Boa tarde! Aqui é o delegado do MEC e quero saber por que vocês ainda não afixaram os cartazes do Crédito Educativo?
E com voz reprimida, pediu a raposa:

- Por gentileza, o senhor poderia ligar daqui a uns dez minutinhos que eu vou descer para verificar no departamento?

- Está bem. Dez minutinhos. Trovejou de novo.

Nem foi preciso. No térreo, logo apareceu a secretária, arrastando atrás de si uma cauda longa e felpuda de seis funcionários tão cúmplices quanto ela, e desesperados, abriam os pacotes e colando, colaram cartazes até nos banheiros.

Dláucio chamou o pessoal que estava no bar, fizeram as inscrições e 32 deles, Dláucio também, foram contemplados com o crédito. O que os 31 contemplados nunca souberam é que do choque entre duas mentiras nasceu uma verdade. E à noite, Dláucio Velas ficou pensando: não sou delegado do MEC, mas estou preparado para ser político e principalmente, advogado. Transformar o quadrado em redondo, retângulo, triângulo, acutângulo...




Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 55662


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Minha Primeira Metátese Lasana Lukata
Crônicas Um sacrifício para o Deus-Eleitor Lasana Lukata
Frases Jardim Lasana Lukata
Poesias la música del amor Lasana Lukata
Poesias TOBOGÃ Lasana Lukata
Frases Teclas Lasana Lukata
Crônicas Machado de Assis era japonês Lasana Lukata
Crônicas O SERMÃO DA PICANHA Lasana Lukata
Crônicas A FILOSOFIA DO DOIS Lasana Lukata
Crônicas Passageiros, bancos e varizes... Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Além da meta, por meio da Sincronia Sistêmica® - Isnar Amaral 57533 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57533 Visitas
A HIENA QUE NÃO SABIA RIR - Ismael Monteiro 57529 Visitas
"Mastigar silêncios abutres" - Darwin Ferraretto 57457 Visitas
CIÊNCIAS OCULTAS - Henrique Pompilio de Araujo 57449 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57448 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57437 Visitas
Herói - Renan Baraúna 57408 Visitas
🔴 O Mensalão, o Petrolão e o fujão - Rafael da Silva Claro 57398 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57393 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última