Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DIMENSÕES DO FEMINICÍDIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Flora Fernweh

De acordo com a escritora feminista Simone de Beauvoir, não se nasce mulher, torna-se uma. De modo análogo, é perceptível na sociedade contemporânea o papel cada vez mais ativo de mulheres, cujas atividades ultrapassam o limite dos afazeres domésticos e se estendem ao mercado de trabalho. No entanto, ainda são frequentes as consequências relacionadas à desigualdade de gênero e o trabalho duplamente árduo que as mulheres enfrentam para se firmarem e alcançarem uma posição digna. Entre outros motivos, isso decorre de uma persistência de um modelo social e familiar patriarcal, responsável por intimidar as mulheres, rebaixá-las, o que pode levar a distúrbios físicos, psicológicos e inclusive a compreensão acerca da morte como um refúgio.
     Em 2018, mais de 65% dos casos de feminicídio tiveram a residência como local do crime, sendo que mais de 88% deles, tiveram como agressor o companheiro, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o que denota que a maioria dos crimes ocorre em ambiente familiar, de modo silencioso e permeado por intimidações, o que dificulta a medida judicial baseada na Lei Maria da Penha. As estatísticas realçam ainda a relação entre a realidade das mulheres brasileiras com seu respectivo grau de escolaridade, sendo que mais de 70% das vítimas haviam cursado no máximo, o ensino fundamental completo. Ou seja, o baixo nível de informação e orientação torna as condições propícias para a prática de crimes contra a mulher sendo, uma importante variável envolvida.
     Aprovada somente em 2006, após séculos de luta por seus direitos e pelo reconhecimento da integridade feminina perante a lei, a Lei Maria da Penha estipulou punições adequadas e surgiu como um método de coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Contudo, a denúncia dos casos nem sempre ocorre, o próprio desconhecimento sobre órgãos e serviços protetores por parte das mulheres é comum. Percebe-se ainda os desafios encontrados não somente em áreas urbanas, mas também em regiões rurais e afastadas dos grandes centros, tanto em relação aos serviços de denúncia e proteção, quanto à infraestrutura, visto que em geral, as clínicas, hospitais e serviços de emergência nessas localidades são significativamente precários.
     Além de uma grande mazela, o feminicídio é um importante indicador de desenvolvimento social. A violência presente em larga escala na sociedade brasileira contemporânea não é um fenômeno recente. Direitos já foram conquistados, entretanto há tantos outros à espera de reivindicação e consolidação. Feminicídio se trata de crime, violência, subordinação e é acima de tudo, uma questão de saúde pública.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 302


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Bile negra Flora Fernweh
Crônicas Poupe-me, passado Flora Fernweh
Frases Conhecer é sofrer? Flora Fernweh
Artigos Preconceito linguístico Flora Fernweh
Poesias Mar noturno Flora Fernweh
Frases Teoria do amor Flora Fernweh
Crônicas Pretérito mais-que-perfeito Flora Fernweh
Frases Compromisso Flora Fernweh
Poesias Caminhos para uma nova gestão do trabalho na era tecnologia Flora Fernweh
Crônicas O ensurdecedor silêncio de adolescer Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 133.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66665 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55314 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43809 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 43559 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43437 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40990 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 40881 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 40218 Visitas
TOMO TUDO - sigmar montemor 39296 Visitas
Lamento - FERNANDO 39192 Visitas

Páginas: Próxima Última