Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DIMENSÕES DO FEMINICÍDIO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Flora Fernweh

De acordo com a escritora feminista Simone de Beauvoir, não se nasce mulher, torna-se uma. De modo análogo, é perceptível na sociedade contemporânea o papel cada vez mais ativo de mulheres, cujas atividades ultrapassam o limite dos afazeres domésticos e se estendem ao mercado de trabalho. No entanto, ainda são frequentes as consequências relacionadas à desigualdade de gênero e o trabalho duplamente árduo que as mulheres enfrentam para se firmarem e alcançarem uma posição digna. Entre outros motivos, isso decorre de uma persistência de um modelo social e familiar patriarcal, responsável por intimidar as mulheres, rebaixá-las, o que pode levar a distúrbios físicos, psicológicos e inclusive a compreensão acerca da morte como um refúgio.
     Em 2018, mais de 65% dos casos de feminicídio tiveram a residência como local do crime, sendo que mais de 88% deles, tiveram como agressor o companheiro, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o que denota que a maioria dos crimes ocorre em ambiente familiar, de modo silencioso e permeado por intimidações, o que dificulta a medida judicial baseada na Lei Maria da Penha. As estatísticas realçam ainda a relação entre a realidade das mulheres brasileiras com seu respectivo grau de escolaridade, sendo que mais de 70% das vítimas haviam cursado no máximo, o ensino fundamental completo. Ou seja, o baixo nível de informação e orientação torna as condições propícias para a prática de crimes contra a mulher sendo, uma importante variável envolvida.
     Aprovada somente em 2006, após séculos de luta por seus direitos e pelo reconhecimento da integridade feminina perante a lei, a Lei Maria da Penha estipulou punições adequadas e surgiu como um método de coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Contudo, a denúncia dos casos nem sempre ocorre, o próprio desconhecimento sobre órgãos e serviços protetores por parte das mulheres é comum. Percebe-se ainda os desafios encontrados não somente em áreas urbanas, mas também em regiões rurais e afastadas dos grandes centros, tanto em relação aos serviços de denúncia e proteção, quanto à infraestrutura, visto que em geral, as clínicas, hospitais e serviços de emergência nessas localidades são significativamente precários.
     Além de uma grande mazela, o feminicídio é um importante indicador de desenvolvimento social. A violência presente em larga escala na sociedade brasileira contemporânea não é um fenômeno recente. Direitos já foram conquistados, entretanto há tantos outros à espera de reivindicação e consolidação. Feminicídio se trata de crime, violência, subordinação e é acima de tudo, uma questão de saúde pública.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61664


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ao calor do incenso Flora Fernweh
Crônicas O problema do professor institucionalizado Flora Fernweh
Crônicas Sobre ser mulher Flora Fernweh
Sonetos Soneto dos dois anos de amor Flora Fernweh
Haicais Ampunheta Flora Fernweh
Crônicas Agora o ano começou Flora Fernweh
Crônicas Considerações sobre o Oscar 2025 Flora Fernweh
Crônicas Meu bloco na rua Flora Fernweh
Haicais Sextante Flora Fernweh
Crônicas Barrada no sex shop Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 447.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63314 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63282 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63137 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63082 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63079 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63038 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62980 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62942 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62863 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62854 Visitas

Páginas: Próxima Última