Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CANSADOS O SUFICIENTE?
Flora Fernweh

Desde os primórdios da humanidade, o cansaço se faz presente. Evidencia-se que tudo aquilo que de algum modo, seja físico ou psicológico, cansa o ser humano, está relacionado à ideia de trabalho, e consequentemente, de civilização. Segundo o filósofo clássico Platão, o cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo. À partir disto, pode-se inferir que uma das expressões do cansaço no mundo contemporâneo enraiza-se no campo mental.
     O século XXI é profundamente marcado por patologias neuropsicológicas, alguns dos grandes males que assolam a população mundial nos dias de hoje, são a depressão, a ansiedade e a esquizofrenia. Analisando os motivos geradores destes distúrbios, é possível identificar o ambiente, incluindo fatores sociais e culturais como uma das principais causas motrizes. Tendo em vista a agilidade que permeia o mundo atualmente, as inúmeras redes, conexões e a sistematização social do trabalho, e as exigências cada vez mais latentes de um mercado em vias de constante mudança, é possível deduzir que o cansaço das mais diversas naturezas contribui com essas mazelas.
     De acordo com uma pesquisa recente do Ibope, um percentual de 98% dos brasileiros entrevistados se dizem cansados e 61%, exaustos. Esses dados demonstram que o comportamento da população brasileira frente à ideia de trabalho, sustento e cumprimento de metas, torna-se gradativamente prejudicada devido o cansaço que se abate. Soma-se a isso, o sentimento de fraqueza e frustração pelos objetivos não alcançados, o que ocasiona a letargia e a desmotivação que fazem parte do cotidiano de grande parte dos indivíduos.
     Diante desta epidemia de cansaço que adoece o mundo aos poucos, é essencial priorizar a saúde mental, por meio de atividades produtivas, terapias e adoção de hábitos benéficos. Além disso, o descanso diário é fundamental, assim como a "fuga" da realidade conturbada que não respeita a imperfeição dos seres humanos. Para que haja qualidade e desenvolvimento de novas habilidades, é importante um equilíbrio em todas as esferas da vida, e a certeza de que antes de qualquer outra coisa ou ocupação, todo indivíduo, é um ser dotado de sentimentos, fraquezas, pensamentos e humanidade.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 599


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Caminhos para uma nova gestão do trabalho na era tecnologia Flora Fernweh
Crônicas O ensurdecedor silêncio de adolescer Flora Fernweh
Poesias Adubo do mundo Flora Fernweh
Poesias Devaneio enamorado Flora Fernweh
Frases De: eu Para: mim Flora Fernweh
Crônicas Reflexão sobre o tempo Flora Fernweh
Frases Cura poética Flora Fernweh
Artigos Crise hídrica Flora Fernweh
Artigos Os desafios que habitam os centros urbanos Flora Fernweh
Artigos Os desafios da divulgação cultural no contexto da pandemia Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 125.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66290 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55175 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43713 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43339 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42959 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40880 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39859 Visitas
Amores! - 38266 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 38016 Visitas
Desabafo - 37507 Visitas

Páginas: Próxima Última