Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lembranças da caserna
LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS

Lembranças da caserna
          O militarismo deixa marcas indeléveis no ser humano. A percepção de mundo passa a ser vista de outra maneira. Ademais, o vocabulário amplia-se com palavras nunca vistas antes, isto é: Bisonho, monstro, mocorongo, rancho, pernoite, alvorada, vai pagar, dentre outras. Sem falar algumas frases proferidas por algum praça filósofo que se eternizam, como: “A polícia é uma fábrica de loucos”. Sim, marcas indeléveis, elas não saem, por mais que você queira. Os sonhos ou pesadelos que o digam. Qual recruta que não sonhou com sua arma falhando ou recebendo um tiro, e acordando desesperado durante a noite?
        Dessas marcas indeléveis, a que permanece até hoje, é o porquê de sentir tanta fome no recrutamento. As três refeições diárias não eram suficiente para suprir a fome que eu e alguns colegas sentíamos. Sem falar que sem proventos para um lanche, éramos obrigados invadir a chácara do major para furtarmos goiaba verde.
        Com a chegada do serviço de quarto de hora: (expressão militar que traduz o período de duas horas em que uma sentinela está em seu posto), via ali a solução para minha fome descomunal. Percebi que dois colegas de situação financeira invejável tinham certa dificuldade para acordar nas madrugadas, visto que no decorrer do dia o traquejo era surreal. Com isso, avisei aos colegas que se alguém estivesse doente ou cansado, ou de alguma forma impossibilitado de tirar o seu serviço de quarto de hora, eu estaria pronto, já fardado com o bichoforme. Só era chamar. Não deu outra, os colegas de alcunha “Curiri” e “Mondrongo” se tornaram clientes assíduos naquela empreitada. Até que um dia algo de inusitado acontecera. Já cansado de pagar a bagatela de míseros “dois reais” um dos colegas me acorda na madrugada solicitando meus serviços nos portões das armas. De imediato acordei e como de costume aguardava o valor acordado entre as partes, quando me surpreendi com o pagamento. Era um pacote de biscoito recheado. Dizia ele que não tinha mais dinheiro para pagar, e a única coisa que restara foi aquele pacote de biscoito. E eu, como não fugia ao serviço, desloquei-me ao portão das armas com meu pacote de biscoito.


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52848


Outros títulos do mesmo autor

Contos O clamor por um representante, que os represente Luiz carlos souza santos
Contos Combater o inimigo que mora ao lado Luiz carlos souza santos
Contos Seu Menelau Luiz carlos souza santos
Contos VIDA DE RECRUTA Luiz carlos souza santos
Crônicas Lembranças da caserna Luiz carlos souza santos
Contos A abordagem policial Luiz carlos souza santos
Contos Um conto que não vale um conto Luiz carlos souza santos
Contos Roberto Carlos de Ipiaú Luiz carlos souza santos
Contos Contos policiais Luiz carlos souza santos
Contos Vida de zelador Luiz carlos souza santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 37.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54704 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54609 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54570 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54403 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54358 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54339 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54299 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54218 Visitas
Amores! - 54191 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54147 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última