Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Desculpa da Imparcialidade
Caio Joshua Carvalho Correia

Existe certo costume em atribuir imparcialidade nas práticas jornalísticas, como notícias e matérias, e também em ocasiões de debate. Atribui-se a isso pela noção que temos de relacionar a imparcialidade com honestidade.
Ao procurar o significado bibliográfico da palavra imparcialidade vê-se como caráter ou qualidade do que é imparcial; equidade, isenção. Mas é fácil ver os dilemas de tal termo na aplicação diária. Basta que se pense na imparcialidade ao relatar sobre as diversas culturas que temos no mundo e refletir sobre suas práticas. Aqueles que retratam culturas que praticam a poligamia e escravização da mulher do mesmo modo com que se referem aos grupos que simplesmente criticam hábitos como o sexo descompromissado, baseando-se na premissa de que ambas impõem algo, está deixando claro que há uma aversão pessoal quanto à responsabilidade própria.
Nessas e outras situações, a imparcialidade mostra-se manca e dependente da relatividade. Como dizia o grande escritor G. K. Chesterton: "A imparcialidade me parece uma desculpa para indiferença."
Ao reconhecer que algo ou alguém têm algo a oferecer, desde bens materiais à sabedoria, sabendo diferenciar o bem do mal, o que se pode concluir é que reconhecer que algo é benéfico ou maléfico, ativo ou passivo, trata-se simplesmente de senso de realidade e honestidade para viver de modo adequado.


Biografia:
Graduando, 23 anos e residente da cidade de São Paulo.
Número de vezes que este texto foi lido: 61639


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Sobre a Pena de Morte Caio Joshua Carvalho Correia
Artigos A Desculpa da Imparcialidade Caio Joshua Carvalho Correia
Artigos Entre poder e dever Caio Joshua Carvalho Correia
Artigos Senso das Proporções Caio Joshua Carvalho Correia
Artigos A Importância do Legado e do Conservar Caio Joshua Carvalho Correia


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63133 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63076 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 62996 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62937 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 62929 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62886 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62869 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62825 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62822 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62746 Visitas

Páginas: Próxima Última