Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cálice
LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS

Cálice, patena, pala, manustégio, sanguíneo, âmbula, túnica, estola, turíbulo, galheta de água, galheta de vinho, missal, lecionário e toalhas para o altar de acordo com o tempo: tempo comum, quaresmal, pascal, advento, natal e santo do dia. Nada poderia sair errado, afinal, apesar de pouca idade, a missão que me passara era primordial para o acontecimento da santa missa. Missa só aos domingos eram quatro ou cinco. Acostumado e doutrinado para o bom andamento da missa, até então nada de errado acontecera. Até que um dia, em mais uma arrumação dos materiais litúrgicos, percebi que o vasilhame onde se guardava o vinho canônico estava vazio. O sacerdote era rígido, não tolerava nenhuma falta de atenção ou desleixo por parte daquele que era responsável pela arrumação dos materiais litúrgicos. Era sábado à tarde, não havia tempo hábil para a compra do vinho; e o sacerdote com certeza, não ia tolerar tamanha falta de atenção. Sem pestanejar, desloquei-me até a casa paroquial, mais precisamente onde o sacerdote guardava seus licores que ganhara nos festejos juninos e abasteci a galheta com o licor; pensava que o sacerdote nunca notaria que havia colocado licor ao invés do vinho canônico. Enfim, o material litúrgico estava arrumado. O domingo chegou, igreja lotada como de costume; coroinhas, ministros da eucaristia e o sacerdote se deslocam ao prebistério. A primeira parte da missa transcorreu muito bem; até quando se inicia a segunda parte com a celebração eucarística e a minha apreensão aumenta. Será que o sacerdote vai descobrir que ao invés do vinho, havia licor na galheta. A hóstia foi transformada no corpo de cristo e o vinho, ou melhor, o licor foi transformado em sangue de cristo. O momento eucarístico se inicia, e ao se alimentar do corpo e do sangue de cristo, o sacerdote desloca seu olhar nada amigável para meu lado, como quem diz: você me paga. A missa, enfim, termina e a minha apreensão aumenta. Serei punido? expulso? E de fato fui. Afastado do grupo de coroinhas, já não fazia mais parte daquele cotidiano. Mas penso, que fiz a coisa certa, pois sem o vinho, ou melhor, sem o licor não haveria missa, e como diz o ditado: domingo sem missa, semana sem graça. E eu não seria responsável por uma semana sem graça.
                             Luiz Carlos Souza Santos


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52857


Outros títulos do mesmo autor

Contos O clamor por um representante, que os represente Luiz carlos souza santos
Contos Combater o inimigo que mora ao lado Luiz carlos souza santos
Contos Seu Menelau Luiz carlos souza santos
Contos VIDA DE RECRUTA Luiz carlos souza santos
Crônicas Lembranças da caserna Luiz carlos souza santos
Contos A abordagem policial Luiz carlos souza santos
Contos Um conto que não vale um conto Luiz carlos souza santos
Contos Roberto Carlos de Ipiaú Luiz carlos souza santos
Contos Contos policiais Luiz carlos souza santos
Contos Vida de zelador Luiz carlos souza santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 37.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54625 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54553 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54348 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54298 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54267 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54249 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54174 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54023 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54000 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última