Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CONTEMPLAÇÃO
Isabel C.S. Vargas

“Olhai as aves do céu, olhai os lírios do campo.”
               Mt. 6, 25, 31
     
Manhã de domingo. Enquanto tomo um café, na cozinha de minha casa no Laranjal, olho para o pátio. Admiro os dois coqueiros que plantamos bem pequenos, cujas mudas foram trazidas de Santa Catarina e hoje estão imensos, lindos, vigorosos. Próximo a eles a flor plantada por uma amiga, além da azaléia branca, presente de um parente.
     Levanto os olhos e eles batem na epígrafe que coloquei no alto deste texto, fixada em uma das paredes.
     Percebo o quanto é importante nos permitirmos ter este tempo para repouso, relaxamento, reabastecimento de energias para prosseguirmos na caminhada com entusiasmo, com vontade.
     Neste período de tempo destinado a nós mesmos e à contemplação, aguçamos a sensibilidade e percebemos nas pequenas coisas, as grandes obras divinas, como o beija-flor que a todos encanta com seu delicado vôo por entre as flores, as várias nuances de verde das plantas, o tom rosa do hibisco, o lilás da Hortência, o meu pequeno cão que repousa sobre os ombros de minha mãe como se fosse a gola de um casaco, o vento que faz a água executar o que parece uma dança.
     Cada coisa tem sua época, cada um tem seu tempo e seu ritmo próprio, no desenvolvimento, por isto não podemos desejar nem exigir desempenhos iguais, temos que considerar cada um em separado, com suas características, suas habilidades e suas limitações.
     Tenho um vaso com sinos de Natal, que pertenceram à minha sogra (já falecida há 16 anos). Geralmente, ele floresce em fevereiro, mês de seu aniversário e também de minha filha. Eles não são menos belos por desenvolverem-se mais lentamente e ainda temos a vantagem de tê-los, quando os outros já feneceram.
     Há pessoas que são viciadas em trabalho, não conseguindo gozar férias sem sentirem-se culpados por isto. A legislação só normatizou o que é sabido que todo ser humano necessita para permanecer saudável, produzir melhor, evitar acidentes, respeitar as exigências do físico e mental de cada um, permitindo que os indivíduos apurem os sentidos e entrem em sintonia com o universo que os rodeia, desfrute do lazer, intensifique os momentos de prazer convivendo com os que lhe são caros.
     Pode até que não existam condições financeiras para programas mais caros, viagens, mas aí é o caso de procurar opções alternativas menos dispendiosas ou permitir-se momentos de contemplação, que certamente nos depararemos com belas obras colocadas à nossa disposição de forma gratuita pela natureza.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59468


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas IGUALDADE NAS DIFERENÇAS Isabel C.S. Vargas

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 61 até 61 de um total de 61.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA - Fernanda Pedreira Simas 62 Visitas
ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS - LUCILENE COSTA LICA 62 Visitas
As aulas de Educação Física Escolar e diabetes infantil - PAULA SANTANA MOURA 62 Visitas
A Psicomotricidade e Desenvolvimento Motor nas aulas - PAULA SANTANA MOURA 61 Visitas
Estimulando a leitura nos primeiros anos escolares. - Francine Rocha Stobodzian 60 Visitas
Afetividade no processo de ensino aprendizagem - Vania da Luz Melo 57 Visitas
A recreação nas aulas de Educação Física - PAULA SANTANA MOURA 56 Visitas
Avaliação mediadora na Educação Infantil - Renata Aparecida Pereira Silva 56 Visitas
Visita a Sala São Paulo - Adriana Rodrigues Januario Peixoto 53 Visitas
A BORBOLETA AZUL. - ALEXANDRA CASTRO ALVES RODRIGUES 52 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última