Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Mais um capítulo do golpe parlamentar
Europa Sanzio

Sobre o dia de hoje; ele é histórico. Entrará como mais um dos incontáveis casos de demagogia em que nos afogamos. O contarão aos futuros estudantes.

Pois bem, um ano atrás, houve outra votação. Esta, movida por motivos dos quais todos pareciam ignorar, foi em um domingo. As famílias acompanharam aquele verdadeiro “evento” como um espetáculo de fim de semana.

A do dia de hoje, é em uma quarta, meio da semana, quando todos voltam do trabalho já em completo estado de cansaço. Querem relaxar, ver um filme sem pretensões e cair no sono. Que bobagem se preocupar com isso agora.

Silêncio é o que temos na rua. Desinteresse reina em cada casa. Não, o motivo dessa segunda votação não é menos importante do que o que motivou a primeira. Ele é mais singular. Sabe por quê? Porque ele é o vetor da maioria das reclamações que saem pela boca das pessoas. Corrupção.

Todos sabem que ela existe, estão cansados em demasia de falar dela. Dizem que estão prontos para protestar contra ela. Mas tua revolta é meramente seletiva. Essa seleção é produção midiática. Das massas. A fala que sai da boca de cada um não é sua vontade de potência, por isso, selecionam. A escolha é feita a partir daquilo que é jogado em suas caras.

Tu, que no domingo estava batendo em panelas, e agora está ai calado, mal sabendo direito do que se trata essa segunda votação, bem, tenho uma má notícia. Foi ludibriado. Não penses que fizeste tudo o que já fez por vontade própria. Fosses um boneco nas mãos de pessoas tolas.

Tu sabes o que é corrupção, sabes que ela existe, mas ignoras quando de fato ela aparece. Seria hipocrisia a uma olhada rápida, mas há algo mais profundo; ignorância. Todos conhecem o corromper, porém, nunca viraram o rosto para sua a história, não sabem de fato as suas origens. Mal entendem como ela ocorre. Ignoram que ela estava presente desde que o Brasil é Brasil. Dos tempos do Império, passando pela República Velha e até mesmo por Vargas. E como esquecer de Jânio Quadros e seu lema de varrer a corrupção? Desde aqueles anos, ela já existia. Na ditadura, ela era velada.

Não, não foi partido tal que a institucionalizou, a corrupção sempre esteve aqui.

Ela foi banalizada. Virou palavra para ser usada quando convêm.

A tu, resta apenas fazer o que te mandam. Sim, eles te ordenam, os mesmos que tu escarnas.

Sabes quando perguntas a te mesmo por que os alemães deixaram Adolf Hitler ascender? Pois bem, agora, o que vivemos não é tão diferente disso. Hoje, meus caros, mais do que um dos casos da nossa demagogia, será lembrado como o dia do nosso silêncio. Haverá um dia em que o povo do nosso país se voltará para a história, eles irão encarar essa tarde e se perguntar; por que diabos eles não fizeram nada?

Àqueles que me perguntarem, no futuro, o que se passava no agora, o porquê de deixarmos que isso se tornasse o que virou, irei responder; foi o silêncio! Ele foi mais forte que qualquer esperança, luta ou sequer tentativa.

O voto do povo brasileiro não é sim ou não. Este se diz em uma frase: Eu me abstenho!


Biografia:
Leio desde criança, quando comecei a achar o mundo enfadonho em demasia. Escrevo desde a adolescência, quando senti a necessidade de dissertar sobre aquele mundo tão tedioso. Prazer, sou Europa!
Número de vezes que este texto foi lido: 52844


Outros títulos do mesmo autor

Contos O Mendigo e a Rosa Europa Sanzio
Contos Foi na Av. Afonso Pena Europa Sanzio
Romance X - Aquarius Europa Sanzio
Contos Noturna Europa Sanzio
Romance IX - Aquarius Europa Sanzio
Romance VIII - Aquarius Europa Sanzio
Romance VII - Aquarius Europa Sanzio
Romance VI - Aquarius Europa Sanzio
Romance V - Aquarius Europa Sanzio
Romance IV - Aquarius Europa Sanzio

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 63.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55037 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54934 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última