Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Expiação
William S. Plumer

Título original: The atonement

Extraído de: the rock of our salvation

Por: William S. Plumer (1802-1880)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra


A palavra Expiação é encontrada apenas uma vez no Novo Testamento em inglês: "Nós também nos regozijamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a expiação". (Romanos 5:11). No entanto, a palavra grega aqui traduzida por expiação frequentemente ocorre em outro lugar. Nossa palavra inglesa atonement é uma palavra composta de um e um - at-one-ment. É, portanto, a mesma coisa que uma reconciliação entre partes. Ela reúne aqueles que estiveram em desacordo. A palavra reconciliar, em aplicação à obra de Cristo, é encontrada no Novo Testamento nove ou dez vezes. "O ministério da reconciliação" é o ministério que faz conhecer a expiação de Cristo. "A palavra da reconciliação" é a doutrina da expiação.
Aqui estão quatro passagens notáveis ​​do Novo Testamento em que a palavra ocorre: " Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer a reconciliação pelos pecados do povo." (Hebreus 2:17). "Todas as coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo". (2 Cor 5:18). "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando as suas ofensas." (2 Cor 5:19). "Porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus." (Col 1:19, 20). Do mesmo modo Daniel 9:24, diz: "Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo." Cada uma dessas frases usadas por Daniel é explicativa das outras. Cada uma delas aponta para uma expiação; e uma expiação é uma reconciliação, uma união dos que foram alienados.
Abandonamos, insultamos e nos rebelamos contra Deus. Ele nos seguiu com misericórdia, reprovação e persuasão, mas persistimos na iniquidade. Como governador moral, ele deve punir o pecado em seus domínios. Ele é santo e odeia a iniquidade. Sua natureza e seu cargo exigem que a transgressão seja punida. Viu homens arruinados e perdidos, mas ele se compadeceu deles. Ele proporcionou um modo de reconciliação pela vida e morte de seu Filho. Jesus Cristo, que é o Reconciliador. Ele está apto para este trabalho. Ele tem a natureza de Deus, e assim pode aparecer com honra diante da Majestade celestial. Ele tem a natureza do homem e, por experiência, está familiarizado com todas as nossas fraquezas naturais. Ele sabe o que é tentação, tristeza e morte.
Na passagem citada de Colossenses, de Deus é dito "reconciliar todas as coisas consigo mesmo" por Jesus Cristo. Este modo de falar não é incomum nos escritos sagrados. A razão disso parece ser que Deus é a parte ofendida e nós somos os ofensores. Como tal, precisamos nos reconciliar com ele. O preço da reconciliação foi, portanto, pago a ele, e não a nós. O erudito Grocio observou muito justamente que, em autores pagãos, os homens que se reconciliam com seus deuses sempre são entendidos como apaziguando a ira de seus deuses. Quando nosso Salvador ordenou ao ofensor ir e ser reconciliado com seu irmão, o significado claro é que ele deveria ir e tentar apaziguar a ira de seu irmão, obter seu perdão e recuperar seu favor pela humildade, súplica e, se necessário, por reparação ou restituição. Este é também o uso da palavra reconciliar, em 1 Samuel 29: 4, onde os filisteus dizem de Davi e sua dificuldade com Saul. "Com que se reconciliará com seu senhor, e não será com a cabeça destes homens?" Eles pensaram que Davi tentaria amenizar a ira de Saul e recuperar seu favor ao destruir seus inimigos. De fato, este é o sentido comum do termo na Escritura. Fazer a reconciliação, portanto, é oferecer uma expiação.
A doutrina da expiação é vital no sistema cristão. Reivindica nosso estudo cuidadoso. Quando falamos de expiação, queremos dizer que "Cristo, por sua obediência e morte, pagou inteiramente a dívida de todo o seu povo, e fez uma satisfação adequada, real e plena à justiça de seu Pai em seu favor".
Foi uma satisfação adequada; ou seja, não era figurativa ou emblemática. Era real, não imaginária, não fingida, não fictícia, não teatral. Ela foi completa, e não parcial. Era completa, inteira, sem nada faltar. As únicas TEORIAS possíveis que dizem respeito à obra e à morte de Cristo são estas:
1. Que Jesus Cristo satisfaz plenamente todas as exigências penais da lei para todos os homens, e que, portanto, todos serão infalivelmente salvos. Esta foi anteriormente a doutrina dos Universalistas. Eles sustentavam que Cristo pagara todas as dívidas de todos os homens e que Deus certamente salvaria todos os homens pelos méritos de seu Filho.
2. Outra teoria sobre a expiação é que Cristo, por sua morte, não satisfez a justiça divina por nenhum dos pecados de qualquer homem; que ele morreu meramente como um mártir da verdade; que nenhum homem exigia uma verdadeira expiação, e que Deus não exigia satisfação à sua justiça. Esta era a opinião de velhos Socinianos da Europa, e abraçada por seus seguidores modernos.
3. Outra teoria da morte de Cristo é que ele fez expiação por alguns dos pecados de todos os homens e deixou-os por suas próprias obras e sofrimentos para satisfazer os seus outros pecados da melhor maneira possível. Esta visão apresenta a obra de Cristo como parcial e incompleta. É praticamente a teoria de todos os que, com dores, orações, penitências e atos de humildade voluntária, se propõem a tornar-se aceitáveis ​​a Deus.
4. O último ponto de vista é que Jesus Cristo fez completa satisfação para todo o seu povo; que nele estão completos; que nele possuem a completa redenção e perfeita justiça diante de Deus. Esta é a verdadeira doutrina bíblica da expiação. Ela é cheia de conforto para todos os que são tão humildes que estão dispostos a ser salvos pela graça soberana. Põe a consciência em repouso, para que não exija mais expiação. Na verdade, ela acende até indizíveis deleites. "Regozijamo-nos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo - por quem agora recebemos a expiação", diz a Escritura.
Como a doutrina da expiação não é de origem humana, mas é matéria de revelação pura de Deus, é evidente que devemos ser guiados na formação de nossas opiniões somente pelas Escrituras. Se elas não resolvessem os pontos envolvidos, toda a nossa lógica e filosofia seriam inúteis. Nosso apelo é diretamente para a Palavra de Deus.
Ninguém negará que nos escritos sagrados Cristo é chamado de Salvador, Redentor, Libertador. Dele é dito ser o Pão da vida, a Árvore da vida, a Água da vida. Na verdade, dele é dito ser a própria vida.
As Escrituras atribuem claramente nossa salvação à morte de Cristo. Dizem que ele "morreu pelos ímpios"; que "para este fim, Cristo morreu e ressuscitou". Que Cristo "morreu pelos nossos pecados"; que os santos devem viver para aquele que morreu por eles; que morreu por nós, para que vivêssemos com ele. (Romanos 5: 6; 14: 9; 1 Cor 15: 3; 2 Cor 5:15; 1 Tes 4:14; 5:10).
O Antigo e o Novo Testamento harmonizam maravilhosamente seus ensinamentos sobre este assunto. Isaías diz: "Certamente ele levou nossas enfermidades e carregou nossas dores ... Ele foi ferido por nossas transgressões, ferido por nossas iniquidades: o castigo da nossa paz, e pelas suas pisaduras somos sarados ... Tu farás a sua alma uma oferta pelo pecado ... Pela transgressão do meu povo foi ferido ... O Senhor colocou sobre ele a iniquidade de todos nós ... Ele carregou o pecado de muitos."
No pecado há duas coisas: uma é a sua impureza ou poluição; a outra seu castigo. Dizer que Deus colocou em Cristo a poluição de nossos pecados é blasfêmia; mas dizer que Cristo "levou nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro", é uma doutrina celestial. Quando o profeta diz: "Fareis a sua alma uma oferta pelo pecado", sabemos que ele não se refere a nenhuma iniquidade em Cristo, pois não teve pecado.
Nem nosso Senhor suportou o pecado dos anjos caídos. Ele não tomou sobre ele a sua natureza. Entre eles e Deus não há mediador. Eles estão reservados em cadeias debaixo da escuridão, para o julgamento do grande dia. E, no entanto, sua alma era uma oferta pelo pecado. Que pecado pode ser entendido, senão o nosso? Diz-se: "Podemos, em muitos casos, dizer que o inocente sofre pelos culpados, quando alguém é exposto à perda ou à dor por culpa de outrem, ou para seu benefício, mas pode-se dizer, com propriedade, que o Senhor coloca sobre o iníquo sofredor a iniquidade do ofensor, ou que o primeiro carrega os pecados do último, quando nenhuma tradução ou imputação de culpa é pretendida e nenhuma verdadeira expiação feita? Em caso afirmativo, que palavras podem transmitir as ideias de imputação ou que significado determinado pode haver na linguagem? " (Scott).
Pedro declara que "Cristo também já sofreu pelos pecados, o justo pelos injustos". (1 Pedro. 3:18). Se ele sofreu por pecados - de quem eram os pecados? Eles eram os pecados dos injustos, mesmo dos que ele salvaria de uma destruição justa e eterna. Na verdade, quase todas as formas de linguagem são empregadas para mostrar que os sofrimentos de Cristo eram vicários, não para si, mas para os outros. Paulo diz: "Deus o fez ser pecado (ou oferta pelo pecado) por nós". (2 Cor 5:21). No mesmo verso é declarado que Cristo não conhecia pecado. Certamente ele suportou a ira de Deus, que era devida a nós.
Quando Pedro diz que ele, "levou nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro", 1 Pedro 2:24, qual é o significado desta linguagem solene? A expressão que leva pecado, ou que leva iniquidade, ocorre mais de trinta vezes na Escritura, e em cada caso significa suportar os sofrimentos ou pena do pecado. Assim, em Levítico 5: 1, Deus ordena que se uma pessoa não fala quando ouve uma acusação pública para testemunhar sobre algo que ele viu ou aprendeu, ele "levará a sua iniquidade". Isso significa que a culpa deve repousar sobre aquele que será passível de punição. Assim também em Levítico 22: 9, Deus diz: "Por isso guardarão a minha ordenança, para que não levem pecado por ela e morram". Assim, em Ezequiel 23:49, Deus diz: "Vocês levarão os pecados dos seus ídolos". Claramente, o significado é, você será considerado passível de castigo por adorar seus ídolos. Novamente, em Levítico 24:15, o Senhor diz: "Quem amaldiçoar o seu Deus levará o seu pecado". Em Hebreus 9:28, Paulo diz: "Cristo foi oferecido uma vez para levar os pecados de muitos"; e em Isaías 53:11, Deus diz: "Meu servo, o Justo ... levará suas iniquidades". Poderiam palavras mais claramente ensinar que Cristo suportou a ira de Deus por nós, e suportou a penalidade da lei em nosso lugar?
Em Gálatas 3:13, Paulo diz: "Cristo nos redimiu da maldição da lei, sendo feito maldição por nós". Esta passagem parece especialmente destinada a satisfazer todos os contraditores. Na língua de um israelita, a lei consistia em um preceito, um estatuto, uma regra ou uma direção - e uma maldição, ou pena, e uma promessa ou bênção. A regra ou o comando era para todos. A promessa ou bênção era para o obediente; a maldição ou a penalidade era para o transgressor. Como todos nós éramos transgressores, estávamos todos sob a maldição. Mas Cristo nos redimiu por suportar o castigo ou por ser feito uma maldição por nós. As pequenas variações no sentido da palavra maldição nesta passagem não precisam enganar ninguém. No último caso, significa uma vítima, uma devotada ou maldita para nós. Em muitas passagens fala-se de Cristo como um cordeiro, um Cordeiro morto, um Cordeiro que tira o pecado, como um Cordeiro adorado no céu, um Cordeiro morto desde a fundação do mundo. (Isaías 53: 7; João 1:29; Atos 8:32; 1 Pedro 1:19; Apo 5: 8, 12 e 13: 8).
É admitido que Cristo se assemelhava a um cordeiro em sua gentileza não queixando-se. Mas, em que sentido um cordeiro tirou o pecado, senão morrendo no altar pelo ofertante, e como poderia Cristo como um cordeiro tirar o pecado, senão pelo sacrifício de si mesmo? Se ele fosse morto, não seria para si mesmo - mas para nós. Todos os cordeiros oferecidos em sacrifício morreram inocentes pelos culpados; o impecável para o criminoso. Essas coisas não ensinam claramente que Cristo suportou a penalidade da lei, que ele morreu como um substituto para os outros?
A mesma doutrina é várias vezes ensinada nas Escrituras em conexão com a frase, o sangue de Cristo. É expressamente dito que ele "fez a paz através do sangue de sua cruz", (Col. 1:20); que "pelo seu próprio sangue entrou uma vez no lugar santo, tendo obtido eterna redenção para nós", (Heb 9:12); que seu sangue purificará nossa "consciência de obras mortas para servir ao Deus vivo", (Heb 9:14); que "o sangue de Jesus Cristo ... limpa-nos de todo o pecado", (1 João 1: 7); que nos remiu para Deus pelo seu sangue, (Apocalipse 5: 9); e que "fomos aproximados pelo sangue de Cristo". (Ef 2:13). Ora, o derramamento do sangue de Cristo por seus inimigos foi o maior crime jamais cometido nesta terra. É impossível que tal maldade possa ser agradável a Deus. Em que sentido seu sangue nos purifica do pecado? Não pode ser outra coisa senão porque ele se ofereceu como um Cordeiro sem mancha a Deus; derramou a sua alma até a morte, para que vivêssemos para sempre. Sangue, sangue inocente, chama vingança. O sangue de Abel clamou da terra, e o grito subiu ao céu. Mas, o sangue de Cristo fala melhor do que o de Abel. Ele pede salvação para todos os que creem.
As Escrituras não menos claramente declaram que Cristo suportou seus sofrimentos pelas iniquidades de seu povo. Isaías diz: "Pela transgressão do meu povo foi ferido". (Is 53: 8). Paulo diz que "ele foi entregue pelas nossas ofensas", (Romanos 4:25); que ele "morreu pelos nossos pecados de acordo com as Escrituras", (1 Coríntios 15: 3); e que ele se "entregou pelos nossos pecados", (Gal 1: 4). Não há nenhum sentido desejável no qual Cristo poderia ter feito e sofrido essas coisas pelo pecado, a menos que fosse como expiação. E é muito claro no Novo Testamento que Cristo ter morrido pelo pecado é motivo de exultação para todos os piedosos. Na verdade, a única festa instituída sob o evangelho é uma festa expressamente ordenada para anunciar a sua morte até que ele venha.
As Escrituras não menos frequentemente declaram que Cristo morreu por homens culpados. "Este é o meu corpo que é dado por vós". (Lucas 22:19). "Dou a minha vida pelas ovelhas". (João 10:15). "No devido tempo Cristo morreu pelos ímpios." (Romanos 5: 6). "Ainda éramos pecadores, quando Cristo morreu por nós". (Romanos 5: 8). Existe o perigo de enfraquecer a força de tais passagens claras e solenes por qualquer explicação. Ainda assim, pode-se perguntar: em que sentido concebível Cristo poderia morrer em nosso lugar se não fosse como um sacrifício expiatório e vicário?
As Escrituras também declaram que toda a esperança de perdão para nós homens perdidos está centrada em Cristo. Mas por que nele - se ele não fosse nosso sacerdote expiatório? Assim diz Pedro: "Deus o tem exaltado com a sua mão direita para ser um Príncipe e um Salvador, para dar arrependimento a Israel e perdão dos pecados". (Atos 5:31). Paulo diz explicitamente: "Portanto, conheceis, homens e irmãos, que por este homem que vos é anunciada a remissão dos pecados". (Atos 13:38). Mais uma vez: "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça". (Ef 1: 7). Onde está a aptidão de conectar a remissão de pecados de maneira tão notável com a pessoa e o sangue de Jesus Cristo - a menos que ele seja de fato o substituto de seu povo e seu Salvador no mais alto sentido já reivindicado pelo mundo cristão?
Essas evidências e declarações claras e escriturísticas recebem confirmação e elucidação das seguintes CONSIDERAÇÕES:
1. Se negarmos que Jesus Cristo suportou a penalidade da lei, e que seus sofrimentos foram vicários - então devemos negar que ele era o substituto de seu povo, e que seus pecados são imputados a ele. Se isso fosse verdade, seríamos de todos os homens os mais miseráveis; pois desistimos deste mundo na esperança de alcançar um mundo melhor, através da substituição de Cristo por nós. Mas, todos os nossos pecados ainda permanecem, a menos que tenhamos remissão pelo seu sangue. Estaríamos eternamente decepcionados, e nossa culpa ainda estaria sobre nós. Se chegarmos até aqui, devemos em consistência sustentar que a justiça está insatisfeita e deve sempre permanecer assim, e que, se há salvação para os homens pecadores, deve ser em derrogação da justiça de Deus; deve ser pisoteando sob a pena da lei de Deus.
2. Alguns que negam que a morte e os sofrimentos de Cristo foram vicários e para nós, admitem que as Escrituras parecem ensinar essa doutrina. Mas elas nos advertem contra ser desviado pela linguagem figurativa. Para isso, essas respostas podem ser dadas:
1. Se a linguagem figurativa não ensina nada, então é absurda.
2. Em todas as línguas, as coisas mais fortes que são ditas são ditas em metáfora.
3. Uma grande variedade de metáforas são empregadas pelos escritores sagrados sobre este assunto.
4. Muitas vezes as Escrituras falam em linguagem perfeitamente clara: "Ele levou o pecado de muitos." "Ele foi ferido por nossas transgressões." "Ele morreu por nossos pecados." "Ele sofreu, o Justo pelos injustos". Estas são formas de expressão tão livres da figura como a linguagem pode muito bem ser.
3. Se as Escrituras que são geralmente invocadas como ensinando a doutrina de expiação vicária podem ser explicadas de modo a não ensiná-la, então é inútil tentar provar qualquer coisa pela Palavra de Deus.
4. Qualquer esquema de doutrina que se opõe à justiça retributiva de Deus, se levado a seus resultados legítimos, subverte também a doutrina da santidade Divina. Deus castiga o pecado porque sua natureza o leva a abominá-lo.
5. Se Deus deixou de lado a penalidade de sua lei sem uma completa satisfação, não deve ter sido no início muito severa? E se a pena foi errada no princípio, não pode o preceito para a mesma causa ser demasiado estrito? Assim, por nossas especulações, subvertemos toda a lei.
6. Do mesmo modo subverteremos o evangelho. O que o pecador convencido necessita e procura é, não apenas que ele possa escapar do inferno e alcançar o céu, mas deseja fazê-lo de uma maneira que assegure a honra de Deus. Ele deseja ver como Deus pode ser justo e ainda justificar o pecador. Sobre a antiga doutrina bíblica de uma expiação vicária, tudo é claro; mas em qualquer outro esquema não há maneira de satisfatoriamente explicar a morte de Cristo ou a oferta de salvação. Se Jesus Cristo suportou a pena - por que Deus feriu o Homem que era seu companheiro?
7. Quão bem a verdadeira doutrina concorda com os tipos do Antigo Testamento. Sem se referir às muitas grandes ofertas em detalhe, que alguém considere cuidadosamente a oferta de até mesmo pombinhos ou o rito do bode expiatório, e ver o que pode ser o significado de tais serviços, se Jesus Cristo não morreu por nós . se Cristo levou nossos pecados, bem podemos ser perdoados.
8. Quão bem a verdadeira doutrina se harmoniza com a adoração do céu: "Os cânticos dos remidos no céu, mesmo daqueles que tinham saído da grande tribulação, e tinham derramado o seu Sangue na causa de Cristo, propiciam um argumento incontestável em favor de uma verdadeira expiação e de um sacrifício vicário na morte de Cristo. Sem uma voz discordante, eles atribuem sua salvação ao Cordeiro que foi morto e os redimiu para Deus por meio de Seu sangue, que os lavou de seus pecados em seu próprio sangue, mas em que sentido poderia o Cordeiro que foi morto lavá-los de seus pecados em seu próprio sangue, a menos que ele fosse literalmente um sacrifício expiatório? (Scott). O que há para fazer exultante a adoração de pecadores salvos se, afinal, Deus apenas é conivente em suas transgressões?
9. Não se pode negar com segurança - é comumente admitido - que os primeiros escritores cristãos, os reformadores e o mundo cristão em geral, até meados do século XVIII, sustentaram e ensinaram que Cristo suportou a maldição e suportou a ira De Deus no lugar dos pecadores. Não é este fato uma forte prova presuntiva de que a doutrina é verdadeira? É possível que Deus tenha enganado os profetas e apóstolos, e tenham sido deixados a abraçar a ilusão?
10. É um grande fato confirmatório da verdadeira doutrina, que tem um poderoso poder sobre todos os corações dos justificados. "Oh, que consideração é esta, que da angústia de Cristo vem a nossa vitória, da sua condenação a nossa justificação, da sua dor a nossa facilidade, das suas chagas a nossa cura, do seu fel e do vinagre o nosso mel; da sua maldição a nossa bênção, da sua coroa de espinhos a nossa coroa de glória, da sua morte a nossa vida: se não pudesse ser libertado, seria para que pudéssemos ser, se Pilatos o condenou, foi para que o grande Deus nunca pudesse dar a sentença contra nós. (Hopkins). Corações devem ser mais duros do que as rochas, se o amor e a morte de Cristo não movê-los! Quando ele morreu - as rochas foram quebradas.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52805


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Expiação William S. Plumer
Artigos Ascensão de Cristo william S. Plumer


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55013 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última