Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ascensão de Cristo
william S. Plumer


Título original: Christ's ascension, and session at god's right hand

Extraído de: The rock of our salvation

Por: William S. Plumer (1802-1880)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

"Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à rocha da nossa salvação" (Salmo 95.1)

O primeiro passo na exaltação de Cristo foi sua ressurreição; o segundo, sua ascensão ao céu; o terceiro, o assenta-se à direita de Deus.
I. ASCENSÃO DE CRISTO.
1. Nosso Senhor, tendo ressuscitado, não subiu imediatamente ao céu, mas permaneceu na terra quarenta dias. (Atos 1: 3). Por esta demora:
(1) Daria aos seus seguidores toda a prova razoável de sua humanidade: "Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.” (Lucas 24.39,40).
Muito tempo depois de sua ascensão ao céu, o último apóstolo sobrevivente testifica: "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo." (1 João 1: 1- 3).
(2) Cristo daria toda satisfação razoável a respeito da realidade de sua ressurreição. E fez isto de muitas maneiras, inclusive chamando um pobre duvidoso para estender seu dedo e tocar suas mãos, e estender a mão, e tocar em seu lado. (João 20:27). De fato, ele se mostrou vivo depois de sua paixão, por muitos sinais infalíveis. (Atos 1: 3).
(3) Cristo permaneceu na terra um tempo para ajudar seus discípulos a se recuperarem do terrível choque que sua fé recebera na crucificação e para confirmar e instruir mais sobre a natureza e as coisas de seu reino. "Depois lhes disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." (Lucas 24:44, 45).
2. A profecia exigia a ascensão de nosso Senhor, e as Escrituras não podem ser quebradas. Assim, lemos: "Deus subiu entre aplausos, o Senhor subiu ao som de trombeta." (Salmos 47: 5). "Subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro; recebeste dons para os homens, sim para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles". (Salmos 68:18). Dessa predição temos uma interpretação inspirada e tão infalível dada por Paulo em Efésios 4: 8-13: “Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”
Daniel previu a mesma coisa: "Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído." (Dan 7:13, 14).
Nosso Senhor muitas vezes anunciou sua própria ascensão: "Eu vou ao Pai". (João 14:28). "Vou para o que me enviou". (João 16: 5). “E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.” (João 1:51). Muito mais ele disse para o mesmo efeito. Para que, sem dúvida alguma, várias predições, correndo pelo espaço de pelo menos mil anos, exigissem que Cristo subisse a Deus.
3. Com a profecia, o registro histórico bem e totalmente concorda. Nem Mateus nem João registram a ascensão de Cristo. No entanto, é declarado em quatro livros do Novo Testamento. O testemunho de Marcos sobre o assunto é: "Assim, depois que o Senhor lhes falou, foi recebido no céu, e assentou-se à destra de Deus". Em seu evangelho, Lucas diz: "Quando ele os levou para a vizinhança de Betânia, ele levantou as mãos e os abençoou, enquanto os abençoava, os deixou e foi levado para o Céu. Então o adoraram e voltaram a Jerusalém com grande alegria, e ficaram continuamente no templo, louvando a Deus." (Lucas 24: 50-53). E em Atos 1: 9-11 lemos: "Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Em 1 Timóteo 3:16, Paulo diz que ele foi recebido na glória. Assim, o registro concorda com a previsão e explica-a.
4. No lado sudeste de Jerusalém, e separado dele pelo vale do ribeiro Cedron, há uma cordilheira correndo ao norte e ao sul. Seu cume está a cerca de meia milha do muro da cidade santa. Por muitos milhares de anos tem sido famosa por suas oliveiras, e desde os dias de Samuel até os tempos atuais tem sido chamado de Monte das Oliveiras. (2 Sam 15:30). Sobre este Davi fugiu chorando, quando se retirou de seu palácio na rebelião de Absalão. O caminho para Jericó e o Jordão atravessa este cume. Na sua base no oeste estava o jardim sempre famoso do Getsêmani. Em sua vertente oriental estava a aldeia afastada de Betânia, tão frequentemente favorecida com a presença do Salvador. Muitas vezes cruzava o Monte das Oliveiras. Este monte, que se eleva a cerca de duzentos metros acima de Jerusalém, é escolhido por Zacarias como o lugar ou o emblema de grandes e terríveis julgamentos.
Ele testemunhou muitas das maravilhas e misericórdias e sofrimentos de nosso Senhor. Dele ele subiu. A tradição tenta marcar o ponto de onde ele surgiu; mas tudo isso é incerto. Sobre este monte ele tinha visto a cidade santa e chorou sobre ela. Na sua base, ele estava triste e muito angustiado; sim, seu suor era como se fossem grandes gotas de sangue caindo no chão. Tinha testemunhado sua fraqueza humana e seus terríveis sofrimentos. Na sua ascensão, testemunhou o seu triunfo e glória incrível. Aqui ele lutou com os poderes das trevas. Aqui ele agora "fez uma exposição deles abertamente."
5. Do Monte das Oliveiras ascendeu ao céu. De sua subida ao céu é expressamente dito que foi necessário: "Quem o céu deve receber até os tempos de restauração de todas as coisas". (Atos 3:21). O propósito de Deus, a verdade da profecia e a aptidão das coisas requeriam a ascensão de Cristo ao céu. Marcos diz: "Ele foi recebido no céu." Lucas diz: "Ele ... foi levado para o céu". O próprio Cristo diz: "Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem que está nos céus". (João 3:13). Em Atos 1:11 temos as palavras dos anjos: "Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir."
Estevão viu "os céus se abrindo, e o Filho do homem, que estava à direita de Deus". Paulo adverte os senhores para serem gentis, e dá a isto uma razão, "sabendo que o vosso Mestre também está no céu". (Efésios 6: 9). Mais uma vez: "Nossa pátria está no céu, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo". (Filipenses 3:20). Novamente: "Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus." (Hebreus 9:24). Pedro também diz: Ele "foi para o céu". Mas, Paulo diz que ele é "feito mais alto do que os céus". (Hebreus 7:26). Este modo de falar pode ter referência à ideia judaica de três céus - primeiro o céu atmosférico, e depois os céus estrelados. Cristo é feito mais alto que estes céus, e entrou no terceiro céu, muitas vezes chamado de o céu dos céus.
6. Quando falamos do Cristo ascendente, falamos de seu corpo humano e alma humana. Sua natureza divina preenche, e sempre encheu, céu e terra. Essencialmente preenche todo o espaço, é confinado a nenhum lugar, mas impregna a imensidão. Quando Cristo estava caminhando aqui na terra, ele falou do Filho do homem como estando então no céu. (João 3:13). Em todos os tempos isso era verdade para a sua natureza divina, e apenas para ela. O efeito dessa exaltação sobre a natureza humana de Cristo não era aniquilá-la, não sublimá-la para que deixasse de ser natureza humana, mas para glorificá-la, para a coroar de glória e honra. Quando Saulo de Tarso o viu, logo após sua ascensão, ele brilhou com um brilho acima do brilho do sol. A visão produziu cegueira, que foi milagrosamente curada. Cerca de sessenta anos depois, João o viu, e caiu a seus pés como morto. O modo ordinário de explicar esta maravilhosa mudança na aparência de Cristo é que, enquanto ele estava aqui na terra, sua glória estava velada. Em sua transfiguração o véu foi tirado, e sua veste tornou-se branca e brilhante. No céu não há véu, nem cobertura. A glória brilha intensamente, e nada a obscurece.
7. O modo de ascensão de Cristo é digno de nossa atenção. Cristo ascendeu não figurativamente, mas literalmente; não espiritualmente, mas corporalmente; não insensivelmente, mas visivelmente. Seus discípulos o viram ascender ao céu tão claramente como o viram na cruz, ou no barco, ou no lado do mar. Subiu em uma nuvem. Ninguém nos disse quão brilhante era essa nuvem, ou qual era sua aparência; mas era como a nuvem em que ele chegará ao julgamento. (Atos 1:11). Nem foi tirado de repente. Ele foi visto para deixando a terra, e visto por algum tempo depois que ele a deixou. Eles olharam para ele quando ele subia.
Sua ascensão foi triunfante. Quarenta e três dias antes ele havia subido a Jerusalém num jumentinho. Ele agora ascende triunfalmente à Jerusalém celeste. Ele deixou o mundo falando palavras de encorajamento e bênção aos humildes. As nove primeiras frases de seu sermão no monte começaram com a palavra benção. A última coisa que ele fez na terra foi pronunciar uma bênção sobre o seu povo. Sua ascensão ao céu era gloriosa em todos os sentidos, e seu séquito foi primeiro o exército celestial de anjos. Em Atos é feito menção, senão a dois anjos que foram vistos. Mas, a profecia que prediz expressamente sua ascensão começa dizendo: "Os carros de Deus são vinte mil, até milhares de anjos, o Senhor está entre eles como no Sinai, no lugar santo". (Salmos 68:17). Compare o versículo 18 e Efésios 4: 8-12.
A lei no Sinai foi dada pelos anjos. O Salvador chegará ao juízo com os seus anjos da mesma maneira que deixou o mundo. A ascensão de nosso Senhor foi, de todos os modos, um evento alegre, e foi assim considerado por seus discípulos, como Lucas nos informa expressamente. Foi o fruto abençoado de seus sofrimentos e obediência. E foi testemunhado por um número suficiente de testemunhas competentes e críveis, não menos de quinhentas. (1 Cor. 15: 6). Nenhum homem jamais sugeriu um pretexto plausível para qualquer um dizendo que o tinha visto subir, a menos que fosse verdade.
(Nota do tradutor: A ascensão de nosso Senhor, é a garantia de que os próprios crentes também ascenderão em corpos glorificados ao céu, como o do Senhor, por ocasião do arrebatamento da Igreja. É pois um forte fundamento para a nossa fé, que depois de passarmos por este vale de sofrimentos terrenos por amor ao Evangelho, assim como ele também passou, por fim, haveremos de ser glorificados e recebidos nas alturas, tendo os nossos corpos ressuscitados de entre os mortos.)
II. SEU ASSENTAR-SE À DIREITA DE DEUS.
Esta é a terceira medida da recompensa de nosso Senhor - o terceiro passo na sua exaltação.
Isso foi exigido pela profecia. Davi havia dito: "Disse o Senhor a meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés". (Salmo 110: 1). Comparar com Lucas 20:42 e Hebreus 1:13. Tanto Pedro como Paulo provam que isso se aplica a Cristo. Cristo mesmo previu a mesma coisa quando estava nas mãos de seus assassinos: "Daqui em diante o Filho do homem assentará à direita do poder de Deus". (Lucas 22:69).
Este assentar-se à direita de Deus é muito falado nas Escrituras. Marcos diz que ele "estava assentado à destra de Deus". Paulo diz que Deus "o pôs à sua direita nos lugares celestiais". (Efésios 1:20). Pedro diz: "Ele está à direita de Deus". (1 Pedro 3:22).
1. A questão então surge: Qual é a importância da frase, "sentado à direita?" A palavra sentar não ensina que o corpo de nosso Senhor está sempre em uma postura sentada. De fato, a mera postura não é mencionada em absoluto. Pedro e Paulo, cada um, simplesmente dizem: "Ele está à direita de Deus". E Estevão, morrendo, viu "o Filho do homem que está à direita de Deus". (Atos 7:56). Permanente é uma postura em que uma está pronta para receber outra, ou dar-lhe assistência. Era exatamente o que Estevão indicava.
(1) A primeira coisa ensinada por Cristo "sentado à direita de Deus" é que ele agora tem quietude, repouso. Ele entrou em seu descanso. Ele cessou de suas próprias obras. Assim diz Miquéias: "Cada um se assentará debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém os assustará". (Miquéias 4: 4). Assim, no Apocalipse: "Ao que vencer, eu concederei sentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai em seu trono". (Apo 3:21). É certo que depois do trabalho deve vir o descanso; após a guerra, a paz. Depois do conflito, Cristo e seu povo descansam de seus trabalhos e tristezas.
(2) O termo sentar também denota permanência de morada e posse. Assim se diz: "Aser continuou [literalmente, sentou] à beira-mar", (Juízes 5:17); Isto é, ele tinha a posse permanente desse lugar. Cristo tem repouso e uma morada permanente e uma possessão legítima no céu.
(3) Sentar-se também expressa autoridade e domínio. "Sente-se à minha direita, até que eu faça de seus inimigos seu escabelo" (Salmo 110: 1), é paralelo a "Ele deve reinar até que ele coloque todos os inimigos debaixo de seus pés." (1 Cor 15:25). Não convém que o rei fique de pé na presença de seus súditos, mesmo dos admitidos mais próximos de seu trono.
(4) Sentar é também uma postura de ajuste para um juiz. Salomão fala de "um rei que está sentado no trono do juízo". (Provérbios 20: 8). Falando de Cristo, Isaías, 16: 5, diz: "Em misericórdia o trono será estabelecido; e ele se assentará verdadeiramente na tenda de Davi, julgando, buscando juízo e apressando a justiça". E ele não deve falhar nem se desanimar até que ele tenha julgado na terra; sim, "ele julgará os pobres do povo, ele salvará os filhos do necessitado, e despedaçará o opressor". (Salmos 72: 4).
2. Estar sentado, estar à direita é figurativo. Deus não tem partes corpóreas. Ele usa essa linguagem em condescendência com a fraqueza humana. A figura é de uso frequente nas Escrituras. Jacó pôs a mão direita sobre a cabeça do filho mais novo de José com intenção de lhe dar a maior bênção. No Salmo 80:17 estão estas palavras: "Que a tua mão esteja sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem, que fizeste forte para ti". Qual é a importância da figura?
(1) As mãos são os instrumentos principais do poder humano do corpo, e por causa do uso, a mão direita é geralmente a mais forte das duas. É um emblema apto de força, e é frequentemente usado para denotar o poder onipotente de Deus. Assim, no cântico de Moisés: "A tua destra, ó Senhor, se tornou gloriosa em poder; a tua destra, Senhor, despedaçou o inimigo". (Êxodo 15: 5). Assim, Jesus Cristo, à direita de Deus, tem todo o poder. Ele é capaz de fazer toda a Sua vontade.
(2) Com a mão direita os dons eram geralmente concedidos e recebidos. Assim, quando Cristo subiu ao alto, recebeu dons para os homens, e para si glória e domínio. (Efésios 4: 8).
(3) A mão direita do poder real é por homens considerados um lugar de gozo. Como tal, é muito procurado. Assim, no Salmo 16:11, que se relaciona muito com Cristo, lemos: "Na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita há prazeres para sempre". Nosso Salvador não é mais "um homem de dores". A dor não chega mais a ele.
(4) A mão direita, de acordo com ideias hebraicas, é o posto de honra. Quando Salomão conferiu honra peculiar a sua mãe, ele a fez sentar-se à direita de seu trono. (1 Reis 2:19). Dizer que Cristo está à mão direita de Deus é declarar que ele é exaltado por seu Pai com grande dignidade e glória. Isso corresponde à declaração de Paulo em Filipenses 2: 9. Nossa tradução é: "Deus o exaltou muito". O siríaco é: "Deus multiplicou sua sublimidade". O árabe é: "Deus o elevou com uma altura". Justino diz: "Deus o exaltou fielmente". Deus ouviu a sua oração e o glorificou consigo mesmo, com a glória que teve com o Pai antes que o mundo existisse. Sim, "vemos Jesus coroado de glória e honra". (João 17: 5; Hebreus 2: 9). Para um maior grau de repouso, e governo, e felicidade, e favor, e poder e majestade.
Neste estado glorioso, Jesus Cristo executa todos os ofícios mediadores. Ele é o grande PROFETA da igreja. Com ele está a plenitude do Espírito. Pelo seu Espírito, ele convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Não podemos dizer, como alguns fazem, que o Espírito foi comprado por Cristo, muito menos que ele é o ministro de Cristo. O Espírito Santo é "livre". (Salmos 51:12). Ele não tem guia nem conselheiro. Ele é igual ao Pai e ao Filho. Ele é soberano em todos os seus atos. (1 Cor. 12:11). Ele não pode ser comprado nem com dinheiro, nem com lágrimas, nem com sangue. Mas há uma gloriosa harmonia nos conselhos da Trindade. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Não há diversidade de conselho ou de vontade na Divindade. No dia do Pentecostes, Pedro disse: "Jesus, estando à mão direita de Deus exaltado, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que agora vedes e ouvis". (Atos 2:33). Assim, o Espírito Santo é o Espírito de Cristo. Ele ilumina nossas mentes, trabalha fé em nós e nos salva. Cristo também ressuscita, qualifica e envia todos os verdadeiros ministros do evangelho. Ele é Cabeça sobre todas as coisas para a igreja.
Em seu estado exaltado, Cristo continua sendo nosso SACERDOTE. Ele não faz, de fato, mais ofertas; mas gloriosamente intercede por nós. A glória de sua intercessão pode ser aprendida com esses fatos:
1. A pessoa do intercessor é eficientemente graciosa;
2. Ele é o deleite de seu Pai;
3. Sua intercessão está cheia de autoridade;
4. Ele sempre prevalece;
5. Ele continua para sempre.
Na sua exaltação, Cristo é também um REI. Nesta sua grande glória:
1. Seu reino é espiritual, e assim tem seu lugar nos corações de seu povo.
2. É inteiramente ordenado na verdade, e equidade, e justiça.
3. É tão estável quanto o trono de Deus.
4. É para sempre e sempre.
1. Temos o direito de esperar a conversão de todos os escolhidos de Deus. A depravação nativa e os hábitos prolongados de pecar podem parecer tornar uma mudança de coração desesperada; mas porque Cristo está sentado à direita de Deus, seu povo estará disposto no dia de seu poder. (Salmo 110: 1, 3).
2. Não haverá fracasso na conclusão de todos os planos e esquemas de Deus: "O Senhor, à tua direita, quebrantará reis no dia da sua ira. Julgará entre as nações; enchê-las-á de cadáveres; quebrantará os cabeças por toda a terra. Pelo caminho beberá da corrente, e prosseguirá de cabeça erguida." (Salmos 110: 5-7).
3. A igreja é segura. Sua cabeça é exaltada, e ele a ama, e a comprou com seu sangue. Ele a gravou nas palmas de suas mãos. Seu sucesso depende de um braço cheio de poder, de uma graça infinita, da intercessão que sempre prevalece. A confiança humilde e exclusiva no capitão de nossa salvação, nunca pode ser decepcionada.
4. Para o mesmo estado glorioso os crentes em Cristo estão tendendo rapidamente. O céu, o céu dos céus, o terceiro céu, o paraíso, a nova Jerusalém, a cidade de Deus, são alguns dos nomes pelos quais a glória dos espíritos dos homens justos aperfeiçoados é designada. A glória daquele mundo abençoado em que o Cordeiro é a sua luz. Seremos como ele, porque o veremos como ele é. Nossos corpos vis serão modelados como seu corpo glorioso. Estaremos para sempre com o Senhor.
5. A submissão e obediência fervorosas e universais a Cristo são razoáveis ​​e obrigatórias. Devemos nos submeter alegremente para a salvação, ou relutar para a destruição. Agora os homens podem se afetar, e até sentir desprezo pela religião e seu Autor; mas esses são pensadores superficiais que não sabem que a coragem desconsiderada logo cede lugar a consternação terrível, enquanto a apreensão sóbria prepara a mente para o pior. Nenhum grito de misericórdia será mais forte, nenhum grito de angústia será mais penetrante, nenhum gemido de desespero será mais doloroso do que aqueles proferidos no último dia por homens que toda a sua vida fizeram pouco caso das coisas eternas. Se você ainda está em seus pecados, uma de duas coisas é verdadeira - ou sua consciência está em perpétua e terrível guerra com sua prática - ou você abraçou algum erro que tira a vida de dignidade do céu mata a esperança de alcançá-lo.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52809


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Expiação William S. Plumer
Artigos Ascensão de Cristo william S. Plumer


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55111 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54942 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54816 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54805 Visitas

Páginas: Próxima Última