Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PADRE E O SÁBIO
João Padilha Nogueira

O PADRE E O SÁBIO.
- João! ô ô João! esta na hora de buscar as crianças na escola.
Essa quem fala é minha esposa preocupada com o horário de buscar as crianças, mãe é assim mesmo ainda mais se for igual a Rose que é uma super. mãe amorosa e cuidadosa.
- ok já vou indo.
Então vou ter que interromper a minha leitura outra vez desculpa ai Dale Carneguie é por uma boa causa.
Poxa vida já são quase 17hs e o calor está intenso acho que está marcando uns 35g no termômetro, mas, não vou ficar reclamando do calor afinal estou em Cuiabá. Até na escola vou demorar uns 15 minutos eu indo a pé é perto vou andando .
E fui andando a pé com 15 minutos de caminhada eu já estava no portão da escola.
As crianças já me esperavam no portão, adivinha quem carregou as mochilas? Isso mesmo fui eu.
Papai esta muito calor vamos bem devagar e enquanto isso você nos conta uma história daquelas que só você sabe.
Ok!
Conto sim.
Então vamos indo.
Quando comecei a contar a história o celular tocou eu fui atender e Sarah minha caçulinha disse: Papai!! Não atenda o telefone na rua é perigoso assalto.
Tudo bem, chegando em casa eu retorno a ligação .E tocou outra vez resolvi atender era meu filho Maicon perguntando se eu estou.bem
Meus filhos são assim preocupam se comigo.
Eu tenho 3 filhos do primeiro casamento para mim não tem felicidade maior que meus filhos.
Tudo certo, agora sim já posso começar, vou contar uma história que aconteceu a muitas décadas passadas no interior do estado do Rio de Janeiro.
Raquel minha filha que estava comigo perguntou: Essa é mais uma história que seu avô te contou? Respondi que não, tinha lido em um livro muito antigo achei muito interessante e resolvi contar do meu jeito.
Trata-se de um padre e um sábio.
- Sério? Exclamou Sarah.
- Sim respondi com convicção.
No interior do Rio de Janeiro havia um padre muito inteligente que ficava observando a vida das pessoas e se perguntando: - Afinal quem é Deus na vida de cada um?
Cada um seguia sua vida, mas , todos os dias era a mesma coisa ao cair da tarde os botecos fervilhavam de gente: Chopinho pra cá, caipirinha pra lá, horas e horas de papo longo, sem compromisso, madrugada a dentro...
Ao ver esse povo dia após dias no mesmo programa perguntava qual o verdadeiro sentido da vida? E qual é o verdadeiro sentido da morte?
Bom, isso até hoje nem gênio , sábio , pensadores e literatos descobriram, mas, gostaria de saber quem é Deus na vida daquele povo.
E o padre pensava: - Fiquei quatro anos estudando teologia na verdade foram sete anos de estudos acadêmicos desses 7 anos 3 foram de filosofia. Manuseando Platão, Aristóteles e outros companheiros da alta teoria sofisticada, e não tinha conseguido saber quem é Deus na vida de cada um.
O padre não se aquietou foi em busca dessa resposta, saiu de casa em casa da comunidade e conversava com as pessoas, dia após dia ele seguia seu intuito de saber quem é Deus na vida das pessoas, parecia impossível alguém lhe dar uma resposta convincente
Já era tarde passava das 16 hs do dia o padre cansado de andar pela comunidade resolveu sentar bem ali mesmo ,havia uma árvore com uma sombra frondosa e um banquinho feito por alguém que mora na comunidade, veio um pensamento cada qual cria seu Deus, nunca vou saber quem é Deus na vida de cada um.
Então o padre resolveu ir para casa, no outro dia tinha uma reunião e uma missa para celebrar em um vilarejo retirado da cidadezinha onde vivia.
Para chegar a esse vilarejo era muito sacrifício estrada ruim, chovendo, atoleiro e torcia para que nenhuma ponte tivesse caído, nessa época do ano chove muito os rios enchem e a força da água arrastam as pontes.
Ao ir para cama ficou pensando, se aqui na cidade conversei com todos os tipos de pessoas até com os doutores da lei e não tive uma resposta convincente. fico imaginando amanhã aquele povo da roça 90% são analfabetos totalmente desinformados de tudo, acho que não farei essa pergunta para eles. vai ser perda de tempo , assim ficou pensando até o sono chegar.
No outro dia bem de madrugadinha já com as energias repostas preparou tudo que tinha que levar para a reunião e a missa com os camponeses e saiu estrada a fora, mas , o pensamento de querer saber quem é Deus na vida de cada um não saia de sua cabeça.
De repente!!
Sarah me interrompe – Papai o celular tá tocando
- Ok!
- Vou ver quem é.
- É sua irmã mais velha Jaqueline
- Alô!!!
- Ok
- Que ela queria.
_ Esta avisando que vai lá em casa hoje a noite.
Continuando.
Então padre chega no vilarejo para o encontro com os camponeses.
Foi recebido com festa não era sempre que se via um padre na região, os meninos e meninas faziam filas para pedir a benção do padre, essa cultura nunca morrerá no sertão brasileiro.
O padre ficou olhando toda aquela devoção do povo e encantado com tanta dedicação a fé que aquele povo demonstrava um povo humilde simples de pouco ou nem um estudo , mas via que o coração era cheio do Espirito Santo.
E as crianças encantadas com o padre ele usava uma batina preta aliás ele usava batina todos os dias estando celebrando missa ou não. Aqui em Cuiabá tem muitos padres que usam batina preta diariamente e eu acho muito bonito.
Vendo a devoção do povo o padre resolveu fazer a pergunta.
Meus irmãos quem é Deus na sua vida ,foi um silêncio total, então resolveu ir um por um fazer a pergunta.
Teve cada resposta!
E foi passando um por um até que chegou a vez de um senhor com idade avançada bem judiado pelo tempo e pelos anos de vida , a sua aparência era de um homem de 80 anos era forte era descendente de escravos.
O padre perguntou meu bom homem venho a anos estudando os grandes pensadores da humanidade e tenho conversado com a comunidade de analfabetos a doutores fazendo a seguinte pergunta.
Quem é Deus na sua vida?
Até hoje eu não tive um resposta a altura do meu desejo.
De repente Sarah me chama: - Papai!
O celular ta tocando.
É Jéssica sua irmã quem esta ligando
- Vou atender.
- Espera um pouco já volto na história.
- Alô
- Oi filha...
- Iremos sim
- Que foi dessa vez? Perguntou Raquel.
- Jéssica disse que a festinha do aniversário da nenê será sábado a noite.
Não é para faltar.
Continuando.
Meu senhor te faço a mesma pergunta.
Quem é Deus na sua vida?
O bom ancião que nunca frequentou escola e com a vóz rouca e bem baixa todo inibido perante o padre.
Disse:
“Deus é meu chão”.
Se caminho na vida é porque ele me dá segurança, neste chão que é Deus.
Construo meu trabalho, minha família, neste chão que é Deus. Enterro o lixinho da minha vida: Os lados negativos , meus defeitos, minhas fraquezas humanas, e Deus que é pai transforma tudo em frutos, alimentos e flores, caminho tranquilo e sou feliz um homem realizado ... porque Deus é meu chão.
O padre ficou de queixo caído.
Como um homem sem estudo vivendo aqui nos cafundós, tinha uma resposta tão sábia.
Esse homem é lavrador nunca foi a cidade grande nasceu e foi criado aqui na roça, mas é uma pessoa iluminada.
A anos procuro essa resposta que nem meus mestres ,nem os filósofos estudados pelo padre ,nem os doutores da lei souberam responder essa pergunta com tanto ênfase.
Nossa papai!!! Que história fantástica!
Exclamou Raquel, mas tenho uma dúvida.
- Pergunte minha princesa.
Como o lavrador pode ser um sábio se nem estudo ele tinha?
- Simples minha vida.
Nem sempre um sábio possui um canudo universitário.
E nem sempre quem possui um canudo universitário pode ser chamado de gênio., a vida nos ensina a viver.
Então vocês entenderam a mensagem?
Deus escolhe os mais puros de coração o que tem humildade e simplicidade independente de estudo de como vive, onde vive, ou com quem vive porque Deus é amor.
Se quiser ter a resposta para todas as perguntas seja humilde e coloque Deus sempre a frente de tudo que for fazer.
- Opá chegamos.
Que demora foi essa? Perguntou minha esposa.
- Viemos devagar mamãe é que Papai nos contou uma história de muita sabedoria, viemos devagar. quem disse isso foi Raquel.
Entrem por favor.
- Agora vou entrar me de licença vou fechar o portão , tchau até a próxima história.
(João Padilha Nogueira


Biografia:
POUCO COM DEUS SEMPRE SERÁ MUITO. Há muitos tempos atrás havia um fazendeiro muito rico e não acreditava na existência de Deus. O fazendeiro era dono de todas as terras da região mesmo assim não tinha meio de fazer aquele homem acreditar na existência de Deus e por isso não permitia a construção de qualquer tipo de templo religioso em suas propriedades mesmo sabendo que seus funcionários tinham uma grande devoção a Deus. Mesmo com a descrença do patrão o povo nunca perdeu a fé de um dia construir uma igreja ali na fazenda . A insistência do povo foi tanta que o fazendeiro resolveu ceder um pedaço de chão para construir uma igrejinha mas para a surpresa de todos o fazendeiro impôs uma condição e disse todos aqui me conhecem, sabem que sou de palavras , quando falo algo eu cumpro e não volto atrás , a condição é a seguinte; vocês poderão fazer sua igreja mas terá que ser do tamanho do couro de um boi se quiserem terá que ser assim, não voltarei atrás minha palavra , acabando de falar isso virou as costas e saiu. O povo ficou arrasado com a proposta do fazendeiro foi uma tristeza geral. Em toda a região só se falava na proposta do fazendeiro. Como fazer uma igreja do tamanho do couro de um boi, é muito pequeno. A tristeza era geral, ninguém aceitava a proposta absurda do fazendeiro. O povo nunca perdeu a esperança, sempre acreditando que Deus ajudaria a amolecer o coração duro do fazendeiro. Quem quisesse fazer suas orações, tinha que ser em casa, estava proibido a construção da igreja, a não ser que fosse do tamanho do couro de um boi. Um dia alguns homens estavam tomando uma cachacinha em um boteco. Claro que o assunto da roda era a proposta do fazendeiro, e tinha um homem ali no boteco que estava tão revoltado que falava em alto e em bom tom :esse fazendeiro vai se arrepender onde já se viu fazer uma igreja do tamanho do couro de um boi ,só sendo um ateu e miserável para nos fazer uma proposta dessa Eu tenho fé que esse fazendeiro vai tomar uma grande lição na vida e vai acreditar de uma vez por todas que Deus existe. Naquele mesmo dia no boteco, tinha um pião que já estava bem alterado de tanto tomar cachaça, todos sabem que bêbado intromete em tudo, nesse caso não foi diferente, alguém tem fogo ai? Perguntou o bêbado:- quero acender meu cigarro. Então o homem que estava revoltado com o fazendeiro, emprestou um isqueiro para o tal bêbado acender o cigarro. O bêbado acendeu o cigarro, deu um tragada, pegou a pinga que estava tomando, virou goela abaixo, depois deu uma cuspida no chão, passou a mão na boca, acredito que foi para limpar a baba. Então o tal bêbado entrou na conversa dos homens que estavam tentando achar uma solução para reverter a proposta absurda do rei. Olha vocês não tem razão para estarem assim tão revoltados com o rei, pelo que ouvi vocês dizerem o fazendeiro autorizou fazer uma igreja do tamanho do couro de um boi! É isso mesmo, respondeu um dos homens com uma certa ignorância em relação ao bêbado. É porque vocês ainda não fizeram? Perguntou o bêbado, deixando os homens ainda mais revoltados e fechando o circulo ao redor do bêbado. Um dos homens disse: seu puxa saco seu bêbado sem vergonha, você não sabe o que fala , se abrir a boca mais uma vez vamos te encher de porradas. O bêbado pegou o copo com pinga, tomou mais um pouco de cachaça, deu uma pitada no cigarro, deu uma cuspida no chão, e falou: calma,, vocês estão nervosos atoa ,o rei autorizou a construir a igreja e eu o conheço muito bem, sei que ele cumpre o que promete, vocês tem que ter mais fé ,cadê o couro do boi? Tragam até mim, assim ordenou o bêbado. E o incrível é que de imediato obedeceram a ordem do bêbado trouxeram o couro até ele. Mas claro que os homens estavam pensando a mesma coisa, se esse bêbado fizer besteira com esse couro vamos acabar com ele de tantas bordoadas. Alguém ai tem uma faca bem afiada, perguntou o bêbado. Pelo que eu ouvi vocês falarem a igreja tem que ser do tamanho do couro de um boi , sem especificar tamanho desse couro ou jeito que ele será manuseado, perguntou o bêbado, tomando mais um trago de pinga e dando uma pitada no cigarro e cuspindo no chão. Isso mesmo respondeu um dos homens que não esta entendendo nada que o bêbado estava pensando em fazer assim como os demais ocupantes daquele boteco. Então o bêbado falou a igreja será do tamanho dos sonhos de todos que estão aqui, vocês devem, aprender que se unidos vencerão ao invés de ficarem ai resmungando e mal dizendo a vida de outras pessoas unam -se e serão fortes . Então um homem que ouvia o bêbado perguntou para si mesmo, como esse bêbado toma tanta pinga e ainda tem condições de fazer um discurso desses, e todos os presentes ouvem calados, mesmo aqueles que estão por um fio com ele.. Eis que o bêbado disse meus amigos lembre-se o pouco com Deus sempre será muito, vou mostrar como vocês terão uma igreja que caberá todos aqui presente e os demais moradores de todas as terras deste fazendeiro. Falando isso pegou uma faca mais afiada, chegou perto do couro, e começou a corta-lo em fatias muito finas, abrindo o couro de boi em circulo, resultando assim um enorme circulo nunca imaginado pelo povo daquela região. Mandaram chamar o fazendeiro para ver o tamanho que seria a igreja ,quando o fazendeiro viu tudo aquilo ,quis falar algo, mas como ele era de palavra, teve que construir a igreja. Foi a maior igreja já construída naquela região. Claro que o bêbado foi considerado o cara mais inteligente de toda a região. O fazendeiro nunca mais duvidou da existência de Deus. Moral da estória = Nunca desista de seus sonhos e nunca dispense a ajuda de ninguém, Muitas vezes um não quer dizer sim. E seu sonho é exatamente do tamanho de sua fé. (João Padilha Nogueira.)
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Poesias O PADRE E O SÁBIO João Padilha Nogueira
Poesias ACREDITE EM VOCÊ. João Padilha Nogueira


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55111 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54941 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54889 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54815 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54805 Visitas

Páginas: Próxima Última