Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O LADO PERDEDOR
DIRCEU DETROZ

E se a festa acabou, é hora de analisar com frieza o resultado. Tentando fazer uma projeção de futuro. Claro que, com a expectativa de zero por cento de acerto. Embora ache que sou, talvez, nem seja verdadeiramente politizado, mas tenho uma vantagem sobre a maioria. Eu tento ser.

Quando uma eleição termina, ela necessariamente precisa ser analisada tanto pelo lado vencedor, como pelo do perdedor. Quem olha apenas a alegria de um e a tristeza do outro, é porque foi a festa, participou dela, e não entendeu nada. Infelizmente.

Vou começar pelo lado perdedor. Toda derrota é dolorida. Aliviada depois, pela sensação de transferir a responsabilidade dos problemas para outro. Essa sensação fica melhor ainda quando você sabe que pode aumentar o tamanho desses problemas, e não será penalizado.

O Brasil acordou na segunda-feira, com dois grandes perdedores. No cenário nacional um deles é o ex-presidente Lula. Seu cacife político está se esgotando mais rápido do que ele e os analistas políticos poderiam imaginar. A análise que tentarei fazer na sequência, caberia bem para os petistas no âmbito de Brasil como um todo.

Em termos regionais, e ainda muito longe dos holofotes da mídia, o outro grande derrotado é o deputado federal Mauro Mariani.

Para situar meus leitores fora de Rio Negrinho que são a maioria, a cidade é a porta de entrada do curral do peemedebista na região norte de Santa Catarina. Em praticante todas as cidades, o candidato apoiado pelo deputado foi derrotado. E não é que Mauro deixou os derrotados chorando sozinhos, e foi fazer o V da vitória em Joinville.

Isso não se pode esperar das múmias do partido, ou daquelas que quando posam para uma foto do seu lado, se tem a impressão que foram fotografados perto de um “deus”. Menos ainda dos militantes carregadores de bandeiras. Muitos apenas tentando salvar o emprego. Se Mauro gritasse mudaremos de lado, todos mudariam sem contestar a razão.

Eu espero que as novas caras que vi no PMDB de Rio Negrinho, se encorajem e chamem essas múmias juntamente com o deputado Mauro Mariani para uma conversa séria. Perguntar qual é a de vocês? Ficaremos apenas nas promessas? Numa visita ao curral apenas quando é necessário, e de mãos vazias? Assim como Lula, o modo de Mauro fazer política está ultrapassado. Até o curral está deixando de acreditar.

E ambos terão pouco tempo para se reinventar. Em 2018, um quer ser presidente do Brasil. O outro governador de Santa Catarina. Nenhum dos dois alcançará o objetivo apenas com promessas e currais. Se não mudarem é bem possível que em 2020, a salvação política esteja em imitar Eduardo Suplicy. Seria uma vergonha merecida.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 64989


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
A RIMA DO REINO ANIMAL - Simone Viçoza 65598 Visitas
A coisa mais importante - Matheus R Botelho 65587 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 65561 Visitas
A minha missão na terra - Henrique Pompilio de Araujo 65560 Visitas
X Congresso de Direito Tributário - Terezinha Tarcitano 65558 Visitas
O LIVRO DE JASPER 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 65549 Visitas
a historia de que me lembro 19 - cristina 65537 Visitas
Sincronia Sistêmica: a base da gestão holística - Isnar Amaral 65522 Visitas
Burocracia - Flora Fernweh 65520 Visitas
A MENINA QUE QUERIA CONSERTAR O MUNDO - FLAVIO ALVES DA SILVA 65507 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última