Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A MÁSCARA DA SUPERAÇÃO
Resiliência
Flávia Silva

Resumo:
É uma observação simplista sobre o comportamento de pessoas que não conseguem superar os traumas.

Superação é a capacidade nata do individuo superar as adversidades, saindo ilesos das situações traumáticas. A superação é um comportamento positivo onde o indivíduo dar um novo significado para sua vida. Para quem sofreu traumas físicos e psíquicos a superação é um fator de sobrevivência e o equilíbrio emocional para toda a vida.
    A capacidade de se superar faz parte da vida de muitas pessoas, principalmente daquelas conhecidas como resilientes, pessoas que por natureza, tem a capacidade de manter o equilíbrio emocional após o trauma, às vezes, vivenciados desde a infância.
    A mascará da superação é um processo inconsciente que o individuo encontra para tentar mostrar que se superou na tentativa de manter o equilíbrio emocional, mas, é possível observar que algumas pessoas não tem a capacidade de se superar sozinha. Elas demonstram por meio de comportamento disfuncional que não são resilientes e vivem tentando esconder suas emoções e sentimentos.
    Aparentemente tudo passou e se resolveu, mas é possível observar que são vulneráveis e intolerantes aos assuntos que relembram os traumas. Pode-se observar o medo e a fuga, usando a falsa superação para demonstrar que são fortes e intocáveis. Aparentemente são fortes, demonstram orgulho de si mesmo, mas dentro do seu íntimo são destruídas pelos lamentos e lembranças, refletindo seus traumas inconscientemente por meio de comportamentos e palavras.
    São capazes de conquistar uma nova história, mas não conquistam sua liberdade interior, são presas ao passado muitas vezes distante de sua realidade presente. Para elas, nada passou e continuam vivendo e vivenciando os momentos traumáticos.
    Alguns eventos podem estimular e desencadear as lembranças ruins, como uma música, história de um amigo, um perfume, um lugar... Elas não se perdoam, sentem culpada, não se conformam por ter deixado algo mal resolvido no tempo e vivem seus momentos de angústias e ansiedade a cada oportunidade em que relembram o passado. Essas pessoas costumam contar sempre as mesmas histórias, sem perceber que estão vivenciando seu passado mal resolvido, querendo demonstrar que se superaram, tentando servir de exemplo de alguma forma, querendo ser reconhecidas e elogiadas.
    Esse comportamento demonstra o desabafo e a autopiedade, porque precisam de elogios e muitas vezes se auto elogiam, precisam de reconhecimento porque já tiveram seu ego reduzido às cinzas e, mesmo com o reconhecimento, elas não conseguem acreditar na sinceridade do outro nem em sua própria capacidade e vive a amargura da sua história e a angústia surge de forma devastadora e perturbadora.
O passado é uma venda que não permite ver suas conquistas, têm baixa autoestima e muitas vezes são submissas, transmitindo o papel de coitadinhos (as), são inseguras, raivosas, críticas, tristes, irritadas e muitas vezes invejosas, exigem demais de si mesma e tentam demonstrar a felicidade que não existe, a liberdade que não conquistaram. São prisioneiras de sua própria história, são pessoas que podem ter seu futuro encerrado pelo passado.
Quando a mascara da superação desaba, elas caem em contradição, mostrando a fragilidade de suas emoções. Quando cai a máscara, elas já não sabem quem são, ficaram presas no tempo e a dor volta com a mesma intensidade, sofrem em silêncio, se sentem perdidas e são incapazes de se superar sozinhas devido à rigidez das suas emoções.
    Cada indivíduo carrega dentro de si a capacidade de superação, mas quando não conseguem carregar o fardo, a fuga muitas vezes é a depressão, as drogas, o alcoolismo, a amargura e até mesmo o suicídio.


Biografia:
Anônimo observador.
Número de vezes que este texto foi lido: 61640


Outros títulos do mesmo autor

Romance A MÁSCARA DA SUPERAÇÃO Flávia Silva


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63378 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63357 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63197 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63139 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63137 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63117 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63018 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63016 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62896 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62883 Visitas

Páginas: Próxima Última