Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Manifesto fundatório de uma outra civilização
Thiago B. Nobrega

Resumo:
Ditado pela força de uma egrégora: bases para o recomeço?

Intentamos fundar uma nova civilização. Como isso é possível? E por quê? A resposta que hoje nos parece bastante óbvia: como tolerar a civilização que (nós mesmos) nos fizemos engolir goela abaixo? A civilização herdada: construída e reconstruída sobre camadas e mais camadas da lei do mais forte, do paternalismo, do imediatismo, da irresponsabilidade, da busca do conforto estéril, da indiferença, da limitação de pensamento e de vontade.

A ferramenta é aquela que nos acompanhou e acompanha desde sempre: os sobre-humanos poderes de observação. Deus existe? Observe à sua volta e veja o que acha. A razão existe? Observe ao seu redor para formar uma opinião. Você mesmo existe? Quem liga para isso? Todos deveriam. Porque afinal de contas a sua vida é problema seu, mas não como algo isolado que se encontra eventualmente na natureza. De um ponto mais alto, a sua vida se torna um problema para tudo o que ela toca, e vice-versa.

Falsa oposição: a divindade e a razão. Dois caminhos para o mesmo infinito (infinitos que se cruzam). Verdadeira oposição: sujeito e objeto. A lei do sujeito. Eu (e você); você (e ele); nós (e os outros). Aí sim o conflito eterno, a história de todas as guerras (a história afinal): pouco espaço para tantos e tão grandes egos. Pouco espaço dentro de um mesmo ego para a sua própria dilatação. Tudo ocupado, o copo cheio do sujeito, a falta de ar. O ser que continua achando que pode fazer tudo (e não pode?), dividido, competindo, multiplicando problemas; unido, compartilhando a busca que é de cada um e de todo mundo. Busca por vida: como encontrar a vida, sendo vivo?

Resposta: não pelo artifício provisório. Sim pelo artifício que (se) sustenta.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Discursos Manifesto fundatório de uma outra civilização Thiago B. Nobrega


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54941 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54816 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54725 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última