Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
R.N.Rodrigues



XVIX

Manhã nublada de quarta-feira, no décimo sexto dia do ano - com céu fechado por nuvens plúmbeas que ameaça chover a qualquer momento. Converso um pouco com Seu Cardoso que vem do mercado,onde comprou uma carne para almoçar.
- São nove e quarenta - Respondeu-me olhando para o seu relógio de pulso - Vou botar uma carne para ferver, vê se até meio-dia tem alguma coisa para morder.
Preparo os ferrolhos e os gonzos, deixando para amanhã enrolar os olhás.. Je vais relire le maitre Balzac. Um sonoro peido barulhento rompe candidamente o silencio que outrora reinava na concentração e na leitura, antes porém a visita inesperada de Seu Riba, o irônico vendedor de camarão no mercado local, o mesmo que me apelidara de Moço Velho, que abrigava-se com receio de molhar-se no chuvisco que ameaçara cair. Educadamente oferece-lhe o banco que estava por trás do velho torno feito pelo mestre Bamba para executar um serviço na época áurea de sua oficina na Rua Afonso Pena - tirei os pedaços de ferros que estavam sobre o tampo e o trouxe para mais perto dele. Seu Riba sentou-se e começamos a conversar.Porém o meu pensamento estava na leitura do conto "Os Segredos da Princesa de Cardignan - e no estilo balzaquiano que difere muito do Dickens e mais ainda do meu amado mestre Dostoiévski,. Após quase meia-hora de conversa fútil o convidado retirou-se.
- Ei,irmãozinho - saudou-me a Irmãzinha negra baixinha de ancas largas, com o rosto simpático que toda vez que passa me cumprimenta efusivamente. O sol reapareceu. Volto a Balzac.
Seu Drácula, o pedreiro fichou-se na firma do empreiteiro Nazário. Pela manhã, não o reconheci quando o vi na Rua 21, vindo da casa de Papai Smurf, o bainho do sofá onde for apertar 'unzinho' para encarar a labuta no prédio da Caixa Econômica da Praça João Lisboa. estava fardado com uma camisa de pano grosso de manga comprida, típica das construtoras - uma calça jeans e de botas - foi preciso ouvi-lo para reconhece-lo. Ainda pouco esteve aqui e contou-me a boa nova.
Tarde
12:30 - Cheguei ainda pouco,banhei-me e coloquei o álcool 70 e a minha cismada cunhada com sempre pensou logo que fosse cheiro de cachaça ou de éter. (Ela já cismou que eu cheirava éter) Começou a chuviscar.
16:20 - Não me segurei e dormir até pouco. Chove. Um pouco de musica clássica para amenizar.
Noite
18:35 - Conclui com alegria a leitura do nono volume da Comédia Humana, tendo por final o conto interessante "Pedro Grassou" - Viva Balzac e o seu maravilhoso. mundo de Eugenia Grandet, de Luciano de Rubempré, da bela Duquesa de Marfrigneuse , a Princesa de Cardignan, a linda judia Ester, o velho avaro Pai Grandet, o esperto todo Jack Collins ou Vautrin ou Padre Herrera, o vilão mais inteligente que já conheci, o velho banqueiro safado Nuncigen - a bela Colaria e outros personagens que se interligam entre si em outros romances. Confesso que não conhecia muito bem a genialidade desse homem, um incansável operário da arte literária, perfeccionista, corrigia e recorrigia varias vezes seus textos. escrevia somente a noite.
Os gritos da minha cunhad ecoa por toda a vizinhança, enquanto os cães abusados latem pare recepcionar Sara e seus convidados. Esse é o pior horário.É Antenor falando em voz alto, é um amigo dele no computador - tudo me enerva.
- Liga pra ela - Disse minha cunhada pára a filha avisar tia Flor.
- Eh! Juan tu viu se a coisa baixou? Insisti e repete Antenor em saber, mas o tímido e educado Juanito lhe responde baixo, quase inaudível.É um entra e sai, minha cunhada serve-se da sobremesa, cortando em fatias uma manga sentada vendo a novela das seis e meia "Joia rara". Antenor postou-se em pé na soleira da porta e entra. - Ei, Sara quem esta na praça? -pergunta meio desconfiado - Francilene não deixou um material aqui a tarde?
Sarinha generosa convida as colegas para jantar.
- Oh! Porra - esbraveja zangada minha cunhada.
20:10 - retorno a leitura do "Diário de Anne Frank" que passei quase uma semana sem pega-lo. Mas os problemas continuam e me sinto altamente deprimido quando reflito nos perigos que corremos.Os dedos sempre inflamados,o que me mantém vivo é a leitura e a escrita. Vou banhar-me e ver o que faço para o jantar, talvez um sanduba de frango.
20:20 - Banhei-me com a agua um pouco fria, visto o meu calçãozinho azul sem elástico e a camiseta de dormir. Lia André Bitov "A Casa de Puchkin" - fazia quase uns dois meses que não o lia -pela data vejo que o comprei no dia do meu acidente, 31 de outubro do ano passado. Li até a metade, achei um pouco enjoado e o troquei por outro. Ainda pouco ouvia as pérolas do grande compositor Cole Porter.
23:30 - Todos deitados.O ronco de professor, o barulho suave do ventilador e um carro passando na avenida. Vou ditar-me.Obrigado Senhor por mais um dia.


Biografia:
Sou ludovicense, serralheiro e adoro escrever. ja publiquei dois livros de poesias e agora estou publicando os meus poemas no site francês.
Número de vezes que este texto foi lido: 55579


Outros títulos do mesmo autor

Poesias primeiro poema R.N.Rodrigues
Poesias não, não choro por mim R.N.Rodrigues
Poesias ultimo desejo R.N.Rodrigues
Poesias vai passar não sei quando, mas vai passar R.N.Rodrigues
Poesias consolação tardia R.N.Rodrigues
Poesias esperando alguém que não vem R.N.Rodrigues
Poesias inocencias Desterrenses,78 R.N.Rodrigues
Poesias fome R.N.Rodrigues
Poesias monografia simples R.N.Rodrigues
Poesias o burrinho manco R.N.Rodrigues

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 111 até 120 de um total de 171.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Conto da Vacina - Rafael da Silva Claro 56865 Visitas
Torneio de Candidatos(as) do Xadrez 2024 - Final - Vander Roberto 56858 Visitas
Plano de Recuperação de Desastres - Vander Roberto 56851 Visitas
Retirando pedras do caminho - Anna Fonseca 56850 Visitas
A prova no direito civil e processual civil - Isadora Welzel 56848 Visitas
Monólogo - Valdir Rodrigues 56847 Visitas
AGITE ANTES DE BEBER - Douglas Tedesco 56845 Visitas
PERSONAGENS MENTAIS. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 56839 Visitas
Ela Sumiu - José Ernesto Kappel 56839 Visitas
RESENHAS 12 JORNAL - paulo ricardo azmbuja fogaça 56829 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última