Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
a viagem
alfredo jose dias


A Viagem (1994)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Viagem
The Trip
A Tua Viagem (PT)
A Viagem (BR)
Logotipo da telenovela
Informação geral
Formato      Telenovela
Gênero      Drama
Duração      60 minutos
Criador(es)      Ivani Ribeiro
País de origem       Brasil
Idioma original      Português
Produção
Diretor(es)      Wolf Maya
Elenco      Christiane Torloni
Antônio Fagundes
Andréa Beltrão
Guilherme Fontes
Maurício Mattar
Lucinha Lins
Cláudio Cavalcanti
Miguel Falabella
Thaís de Campos
Laura Cardoso
Suzy Rêgo
Jonas Bloch
Nair Bello
Ary Fontoura
Cibele Larrama
Breno Moroni
ver mais
Tema de abertura      "A Viagem", Roupa Nova
Tema de
encerramento      "Diversos", Artistas Diversos
Exibição
Emissora de
televisão original      Brasil Rede Globo
Formato de exibição      480i (SDTV)
Transmissão original      11 de abril de 1994 - 21 de outubro de 1994
N.º de episódios      167 (original)
100 (Vale a Pena Ver de Novo - primeira reexibição)
113 (Vale a Pena Ver de Novo - segunda reexibição)
5 (Vídeo Show)
167 (Canal Viva)
115 (Globo Internacional)
Cronologia
Último
     Olho no Olho
     
Quatro por Quatro      
Próximo
Programas relacionados      A Viagem (1ª versão da novela exibida na Rede Tupi, em 1975)

A Viagem é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 11 de abril a 21 de outubro de 1994, no seu horário das 19 horas, em 167 capítulos,[1] substituindo Olho no Olho e sendo substituída por Quatro por Quatro. Foi a 50ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Foi escrita por Ivani Ribeiro, com a colaboração de Solange Castro Neves, direção de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias e direção geral de Wolf Maya.[2] É um remake da telenovela homônima transmitida entre 1975 e 1976 pela Rede Tupi.

Contou com Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Maurício Mattar, Suzy Rêgo, Miguel Falabella, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Jonas Bloch, Thaís de Campos, Guilherme Fontes e Andréa Beltrão nos papéis centrais da trama.

Índice

    1 Enredo
    2 Produção
    3 Elenco
        3.1 Elenco de apoio
    4 Repercussão
    5 Audiência
    6 Reprises
    7 Trilha sonora
        7.1 Nacional
        7.2 Internacional
    8 Referências
    9 Ligações externas

Enredo
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Pego em flagrante em uma tentativa de roubo, Alexandre Toledo, um jovem de classe média usuário de drogas e álcool, mata o funcionário da agência bancária que o surpreende e tenta fugir. Porém, seu irmão Raul e seu cunhado Téo o entregam à polícia. Tem uma irmã chamada Diná,[1] uma mulher bonita, charmosa e que tem muito ciúme de Téo, seu marido que é bem mais jovem que ela, com quem tem uma filha de 7 anos. Diná é quem faz tudo para defender Alexandre. Vai procurar o renomado advogado Otávio Jordão para que represente Alexandre, mas Otávio prontamente recusa a proposta uma vez que a vítima era seu grande amigo. Assim sendo, Alexandre é preso e condenado a 18 anos de reclusão, sofrendo muito. Na prisão acabou por cometer suicídio por envenenamento, não sem antes, jurar vingança contra os supostos responsáveis por sua condenação ou seja o irmão, o cunhado, e o advogado.

Com o suicídio de Alexandre, o médico e amigo da família Dr. Alberto Rezende, adepto do espiritismo, põe-se a tentar ajudar a mãe dele, Dona Maroca, e a todos da família. Alberto é apaixonado por Diná,[1] mas depois volta suas atenções para Estela, irmã de Diná, Raul e Alexandre. Estela vive as voltas com a filha problemática Bia, que criou sozinha desde quando foi largada pelo marido. Porém, depois de anos de ausência, ele reaparece e passa a influenciar negativamente a filha contra a mãe.

Do lado cômico da trama existe a pensão de Dona Cininha, onde vivem Tibério, um bondoso funcionário público amigo de Estela e que acredita ter um amigo imaginário; Adonay, um homem misterioso apelidado de "Mascarado", que esconde seu rosto horrivelmente deformado num acidente na adolescência; e o folgado Agenor, pai da jovem Lisa.

O Dr. Otávio, com quem Diná passa a viver uma relação de amor e ódio, culpando-o por tudo de ruim que aconteceu a seu irmão, é viúvo e pai de dois filhos: o jovem Tato e o garoto Dudu. Todavia, Alexandre, no vale dos suicidas, um lugar de dor e sofrimento para os que se matam, passa a atormentar a vida de todos, cumprindo o que prometera antes de morrer, como por exemplo deixando Tato drogado e alcoólatra, incentivando-o sem ele saber, para ele ir em prostíbulos e boates, além de bater em mulheres e no próprio irmão. Ele causa tudo isso para atingir Otávio.

Ele também acaba estragando o casamento de Raul e Andreza influenciando negativamente a sogra de seu irmão, Dona Guiomar, antes uma mulher doce que se torna uma víbora por causa de Alexandre. E ainda torna Téo um marido muito violento com Diná.[1] Seus principais alvos são o advogado, o irmão e o cunhado.

Diná e Otávio acabam se apaixonando, bem como Téo e Lisa, ex-namorada de Alexandre. As únicas pessoas que se dão conta da malévola influência de Alexandre sobre os vivos são o Dr. Alberto e a mãe de Téo, Dona Josefa, ambos adeptos do Espiritismo, que tentam fazer algo através das sessões mediúnicas.

Morre o advogado Otávio (num acidente de carro provocado por Alexandre) e, depois, morre também Diná (de um infarto fulminante após reencontrar sua sobrinha Bia, que estava desaparecida, pois era sua última missão aqui na Terra). Eles se reencontram num lugar chamado "Nosso Lar", uma colônia espiritual de fato existente para alguns espíritas, onde os espíritos evoluem e aprendem lições de amor e paz. De lá, juntos, com seu amor capaz de superar todas as barreiras, os dois tentam reverter a influência diabólica de Alexandre, que está preso no "Vale dos Suicidas", sobre os seus entes queridos na Terra. Farão Alexandre perdoar a todos, e ir para colônia "Nosso Lar", para que Alexandre reencarne e se torne melhor, além de evoluir espiritualmente.
Produção

Ivani Ribeiro escreveu A Viagem da Rede Tupi baseando-se nos livros Nosso Lar de 1944 e E a Vida Continua de 1968, que foram psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier,[2] com autoria atribuída ao espírito André Luiz.[2] Também teve a colaboração do professor Herculano Pires, considerado um dos maiores escritores e estudiosos da doutrina kardecista.[2] A princípio, Ivani pretendia adaptar um livro de Chico Xavier. Mas Chico sugeriu a Ivani que ela desenvolvesse uma trama que abordasse o tema, da vida após a morte. Ivani escreveu a novela baseando-se na filosofia de Allan Kardec.[2]

O remake foi produzido em 20 dias para entrar no ar, porque houve um atraso na produção de sua sucessora no horário, Quatro por Quatro. Segundo o diretor Wolf Maya, isso só foi possível porque os cenários que representam o céu e inferno só surgiriam na trama depois do capítulo 60, dando tempo à equipe de produzir as cenas ambientadas nesses espaços.[3]

Miguel Falabella criticou o texto e o trabalho desnecessário, que segundo o ator, os escritores não sabem poupar o elenco, "É uma novela muito cansativa de fazer. Tem cenários demais. A ação não é concentrada". A crítica era para Solange Castro Neves, que o ator crítica por colocar o elenco em todos os cenários. Solange respondeu que "tem artista que grava muito mais cenas do que ele e nunca reclamou".[4]

A falta de negros no céu fizeram com que surgisse reclamações, endereçadas por entidades do movimento negro para a Globo, como a vários jornais do país.[5]

A Viagem foi a última novela de Ivani Ribeiro, que faleceu em julho de 1995, aos 79 anos.
Elenco
Ator      Personagem
Christiane Torloni      Diná Toledo Dias [1] [6]
Antonio Fagundes      Otávio César Jordão
Andréa Beltrão      Lisa (Lisandra Barbosa)
Guilherme Fontes      Alexandre Toledo
Maurício Mattar      Téo (Teodoro Dias)
Lucinha Lins      Estela Toledo Novaes
Miguel Falabella      Raul Toledo
Laura Cardoso      Guiomar Muniz
Jonas Bloch      Ismael Novaes
Yara Cortes      Maroca Toledo
Suzy Rêgo      Carmem
Cláudio Cavalcanti      Dr. Alberto Resende
Ary Fontoura      Seu Tibério
Fernanda Rodrigues      Bia (Beatriz Toledo Novaes)
Thaís de Campos      Andrezza Muniz Toledo
Mara Carvalho      Regina
Nair Bello      Dona Cininha
Lolita Rodrigues      Fátima Aparecida Domingues
Irving São Paulo      Zeca (José Carlos Barbosa)
Eduardo Galvão      Mauro Botelho Rezende
John Herbert      Agenor Barbosa
Felipe Martins      Tato (Otávio César Jordão Júnior)
Denise Del Vecchio      Glória Gusmão
Breno Moroni      Mascarado (Adonay)
Daniel Ávila      Dudu (Eduardo Jordão)
Viviane Pinheiro      Patty (Patrícia Toledo Dias)
Cláudio Mamberti      Geraldão
Ricardo Petraglia      Diogo Queiroz
Keila Bueno      Naná
Tânia Scher      Josefa Dias
Renato Rabello      Padilha
Eduardo Felipe      Dedé
Mara Manzan      Edmeia
Roberta Índio do Brasil      Sofia
Chris Pitsch      Bárbara
Walther Verve      Boca
Danton Mello      Johnny
Solange Couto      Zulmira
Gésio Amadeu      Julião
Carlos Takeshi      Okida
Maria Alves      Francisca
Cibele Larrama      Maria
Jorge Pontual      Antônio
Nádia Bambirra      Margarida

    Christiane Torloni interpretou a protagonista Diná.
    Antônio Fagundes interpretou o protagonista Otávio.
    Lucinha Lins interpretou a frágil Estela.
    Miguel Falabella interpretou Raul.
    Laura Cardoso interpretou Dona Guiomar.
    Jonas Bloch interpretou o grande vilão Ismael.
    Suzy Rêgo interpretou a batalhadora Carmem.
    Nair Bello interpretou a divertida Dona Cininha.
    Eduardo Galvão interpretou o interesseiro Mauro.
    Mara Carvalho interpretou a grande vilã Regina.
    Danton Mello interpretou Johnny.

Elenco de apoio
Ver também: Elenco de apoio de A Viagem (1994)
Repercussão

O sucesso de A Viagem fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas.[3]
Audiência

Teve uma média geral de 52 pontos em 1994. Seu primeiro capítulo registrou 51 pontos no IBOPE, maior que a meta estipulada pela TV Globo para as novelas das sete na época, que era 40. Seus penúltimo e último capítulo registraram, respectivamente, 63 pontos e 80% de share. Já o seu menor índice foi de 38 pontos, registrado no dia 16 de junho do mesmo ano.[7] Em sua primeira e segunda reprises pelo Vale a Pena Ver de Novo, marcou 28 e 22 pontos, respectivamente.[carece de fontes]
Reprises

Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 28 de abril e 12 de setembro de 1997, substituindo Mulheres de Areia e substituída por Fera Ferida, em 100 capítulos.

Foi reexibida novamente pelo Vale a Pena Ver de Novo de 13 de fevereiro a 21 de julho de 2006, substituindo Força de um Desejo e substituída por Chocolate com Pimenta, em 113 capítulos.[8]

Foi reexibida pelo Vídeo Show, no quadro Novelão, de 25 a 29 de junho de 2012, substituindo Renascer e sendo substituída por História de Amor, em 5 capítulos.

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 14 de julho de 2014 a 23 de janeiro de 2015, substituindo A Próxima Vítima e sendo substituída por Pedra sobre Pedra, às 14h30.[9]
Trilha sonora
Nacional
A Viagem Nacional
Capa: Christiane Torloni
Trilha sonora
Lançamento      1994
Gênero(s)      Vários
Formato(s)      CD, LP, cassete
Gravadora(s)      Som Livre
Cronologia de
Último
     -
     
A Viagem Internacional      
Próximo
N.º      Título      Música      Personagem      Duração      
1.      "Esqueça (Forget Him)"        Fábio Jr.      Estela      3:38
2.      "Mais uma de Amor (Geme Geme)"        Blitz      Bia      3:39
3.      "Meu Grande Amor"        Renato Terra      Zeca e Naná      3:54
4.      "Febre"        Lulu Santos      Tato      4:22
5.      "Caminhos de Sol"        Yahoo      Lisa      3:48
6.      "Ilha de Mel"        Leila Monjardim      Regina      4:08
7.      "A Viagem"        Roupa Nova      Abertura      3:27
8.      "Poeira de Estrelas (Stardust)"        Fafá de Belém      Otávio      4:10
9.      "Melodrama"        Toni Platão      Mauro      3:38
10.      "Beijo Partido"        Milton Nascimento      Raul e Andrezza      3:49
11.      "Seja Lá Como For"        Rita de Cássia Oliveira      Carmem      3:58
12.      "Ter Mais Que Um Coração"        Artur Maia      Téo      3:35
13.      "Quando Chove (Quanno Chiove)"        Patrícia Marx      Diná      3:35
14.      "Cada Um No Seu Cada Um" (part. Ivan Milanes)      Zeca Pagodinho      Cininha      2:33
15.      "Paisagem"        BR-3      Geral      3:37
Internacional
A Viagem Internacional
Capa: Andréa Beltrão
Trilha sonora de Vários Artistas
Lançamento      1994
Gênero(s)      Vários
Formato(s)      CD, LP, cassete
Gravadora(s)      Som Livre
Cronologia de Vários Artistas
Último
     A Viagem Nacional
     
-      
Próximo


N.º      Título      Música      Personagem      Duração      
1.      "I'm Your Puppet" (part. Paul Young)      Elton John      Téo e Lisa      3:33
2.      "Linger"        The Cranberries      Raul e Andrezza      4:31
3.      "I'll Stand by You"        Pretenders      Estela      3:52
4.      "Twist and Shout" (feat. Jack Radics & Taxi Gang)      Chaka Demus & Pliers      Johnny      3:55
5.      "My Love"        Little Texas      Zeca e Sofia      3:58
6.      "Another Sad Love Song"        Toni Braxton      Mauro      4:53
7.      "The Way I Feel"        Twenty Seven Heavens      Igor      3:50
8.      "Crazy"        Julio Iglesias      Otávio e Diná      3:16
9.      "Why Worry"        Art Garfunkel      Carmem e Adonai      5:32
10.      "I Miss You"        Haddaway      Diná      4:12
11.      "Can We Talk"        Tevin Campbell      Geral      4:42
12.      "Paradise"        Korell      Bia      4:40
13.      "Desperate Lovers" (part. Paulo Ricardo)      Marta Sanchez      Geral      3:43
14.      "I Need You"        B.V.S.M.P.      Dudu      4:32
Referências

    A Viagem - Ficha Técnica Memória Globo (14 de julho de 2014). Visitado em 14 de julho de 2014.
    A Viagem Teledramaturgia. Visitado em 30 de março de 2014.
    A Viagem Memória Globo Globo.com. Visitado em 30 de março de 2014.
    Ricardo Valladares; Ana Paula Martins (2 de outubro de 1994). Miguel Falabella critica texto da novela 'A Viagem' Folha de S. Paulo Grupo Folha. Visitado em 30 de março de 2014.
    Marcelo Migliaccio (16 de outubro de 1994). Democracia racial chega ao céu de "A Viagem" Folha de S. Paulo Grupo Folha. Visitado em 30 de março de 2014.
    Diná (Christiane Torloni) Memória Globo. Visitado em 12 de julho de 2015.
    Globo vai reprisar novela "A Viagem". Visitado em 30 de março de 2014.
    Daniel Castro (27 de janeiro de 2006). Globo vai reprisar novela "A Viagem" Folha Ilustrada. Visitado em 27 de julho de 2015.
    ‘A VIAGEM’ estreia em julho no VIVA.

Ligações externas

    A Viagem no Memória Globo (em português)
    A Viagem (1994) (em inglês) no Internet Movie Database

[Expandir]
v • e
Telenovelas de Ivani Ribeiro
[Expandir]
v • e
Telenovelas das sete da Rede Globo
[Expandir]
v • e
Vale a Pena Ver de Novo
[Expandir]
v • e
Telenovelas da globo exibidas no viva

    Portal da arte
    Portal da música
    Portal da televisão

Categorias:

    Vale a Pena Ver de Novo
    Vale a Pena Ver de Novo (Globo Internacional)
    Telenovelas da Rede Globo
    Telenovelas do Viva
    Programas de televisão do Brasil que estrearam em 1994
    Programas de televisão do Brasil encerrados em 1994
    Remakes de telenovelas
    Telenovelas ambientadas na cidade do Rio de Janeiro
    Telenovelas com temática espírita
    Telenovelas de Ivani Ribeiro
    Telenovelas da década de 1990
    Telenovelas em português

Menu de navegação

    Não autenticado
    Discussão
    Contribuições
    Criar uma conta
    Entrar

    Artigo
    Discussão

    Ler
    Editar
    Editar código-fonte
    Ver histórico

    Página principal
    Conteúdo destacado
    Eventos atuais
    Esplanada
    Página aleatória
    Portais
    Informar um erro

Colaboração

    Boas-vindas
    Ajuda
    Página de testes
    Portal comunitário
    Mudanças recentes
    Manutenção
    Criar página
    Páginas novas
    Contato
    Donativos

Imprimir/exportar

    Criar um livro
    Descarregar como PDF
    Versão para impressão

Ferramentas

    Páginas afluentes
    Alterações relacionadas
    Carregar ficheiro
    Páginas especiais
    Ligação permanente
    Informações da página
    Item no Wikidata
    Citar esta página

Noutros idiomas

    English

Editar ligações

    Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h00min de 11 de janeiro de 2016.
    Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.

    Política de privacidade
    Sobre a Wikipédia
    Avisos gerais
    Versão móvel
    Programadores

    Wikimedia Foundation     
    Powered by MediaWiki     

Número de vezes que este texto foi lido: 52884


Outros títulos do mesmo autor

Artigos alfredo jose dias
Músicas Violetas alfredo jose dias
Corporativo mestrado literatura letras dissertacao alfredo jose dias
Poesias o enigma amoroso alfredo jose dias
Crônicas O grande desafio docente: Educar para o mundo virtual alfredo jose dias
Contos diario duma mae alfredo jose dias
Corporativo relatorio de estagio 1 em serviço social ead unit 2015 alfredo jose dias
Crônicas O caminho da liberdade e da felicidade alfredo jose dias
Romance aliens alfredo jose dias
Romance rubi alfredo jose dias

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 48.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54771 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54668 Visitas

Páginas: Próxima Última