Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Devoção e Insubmissão
O humanismo de Andre Vesalio
Eduardo Fontel - Flávia Mattos

Resumo:
Um breve relato sobre o homem que desafiou a Igreja Católica, a instituição mais poderosa do seu tempo, para estudar e difundir ideias científicas, visando o progresso da humanidade.

Andre Vesalio entrou para a história como o "Reformador da Anatomia". E também como um "artista, humanista, naturalista". Mas ele foi, sobretudo, um homem do período do Renascimento. Alguém que acreditava que o ser humano fosse a suprema criação de Deus, e não o ser desprezível e impuro pelo pecado, como pregavam os teólogos da Idade Média.

Nascido em Bruxelas em 1514, em uma família de médicos, ele estudou em Lousain (Bélgica) e depois em Paris, com Sylvius e Gunter, dois grandes mestres da época, que seguiam a escola de Galeno (150-200 d.C.). Vesalio tornou-se amigo de Gunter e seu primeiro trabalho acadêmico publicado foi a revisão de "Instituições Anatômicas de Acordo com Galeno" dele.

Em uma época em que era forte a influência da Igreja e esta considerava a dissecação de cadáveres uma profanação, Vesalio valeu-se de todas as formas possíveis para obter material anatômico, comprando cadáveres ou recolhendo ele mesmo corpos de criminosos que ninguém reclamava. Ele mudou-se para Padua, na Itália, e lá se tornou professor na universidade. A cidade, que desde 1405 fazia parte da República de Veneza, era um centro de estudos anatômicos tão importante quanto Bolonha, mas não estava tão sujeita ao controle eclesiástico de Roma quanto esta última.

Vesalio publicou "Tabulas Sex", seis panfletos inspirados nas ideias de Galeno, em 1538. Sua obra mais importante, porém, foi "De Fabrica Corporis Humani", sete livros que tratam, pela ordem, de ossos, músculos, sistema vascular, sistema nervoso, vísceras abdominais, coração e pulmões e, por último, cérebro. Nos livros são citados pela primeira vez os termos anatômicos criados por ele: atlas (coluna cervical), alvéolos, coanas, incus e válvula mitral. "De Fabrica" foi escrito em latim, como era falado, e deve ser lido como uma conferência médica. Segundo o autor Charles Singer, em "Uma breve história da Anatomia e da Fisiologia desde os gregos até Harvey", o livro não é apenas o alicerce da medicina moderna enquanto ciência, mas a primeira grande realização da ciência em tempos modernos.

Vesalio também publicou "Epitome", quase simultaneamente a "De Fabrica", uma síntese de sua obra principal, destinada a quem não era estudante de medicina. Ele era sempre convidado para conferências. O esqueleto que usava nas apresentações foi doado por ele à Universidade da Basileia (Suíça), que o conserva até hoje. É a preparação anatômica mais antiga que existe.

Apesar do reconhecimento acadêmico e de ter se tornado médico particular dos reis da Espanha, Vesalio foi condenado à morte pela Inquisição por ter dissecado um corpo humano. O rei Filipe II conseguiu comutar a pena para uma peregrinação a Jerusalém. Vesalio morreu na volta, em 1564, quando o navio em que viajava naufragou em Zakynthos, na costa da Grécia.

Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Saneamento e Saúde Pública Eduardo Fontel - Flávia Mattos
Artigos Devoção e Insubmissão Eduardo Fontel - Flávia Mattos


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54748 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54713 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54605 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54484 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54433 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54432 Visitas
Amores! - 54382 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54374 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54315 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54289 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última