Como criar um problema...
Ao escrever esse titulo fiquei cheio de curiosidade, enfim, por mais estranho que possa parecer Eu também fico curioso com as coisas que escrevo. O motivo da curiosidade é bem simples, pois enquanto muitos querem resolver problemas estou sugerindo o oposto disso e a lógica é “óbvio”( e redundante), creio que fazendo o caminho inverso possa conseguir encontrar o caminho que desejo. A comparação é um pouco estrábica mas, interessante, enfim, se o meu desejo é o tudo preciso incluir nele também o nada, pois, enquanto o nada não fizer parte do tudo, esse ficará incompleto.
Assim prosseguimos nessa guinada elencando ações que possibilitam, facilitam e/ou criam de fato os problemas, que são:
Emitir a opinião,
Cultivar a ociosidade,
Gastar mais do que ganha,
Deixar a emoção tomar conta da razão,
“Comprar brigas” sem conhecimento de causa,
Propagar que sabe algo que não sabe,
(principalmente nos currículos),
Vícios,
Descumprimentos de regras,
Ciúmes,
Não ter o habito de ler,
Não usar EPIs
Não renovar os recursos,
Confundir Capital de Giro como sendo seu dinheiro,
Mentira,
Etc.
Culturalmente não estamos acostumados a “feed back” o que pode ser uma deficiência e infelizmente nesses momentos há conflitos. Penso que a inserção dessa cultura em nossa vida deve ser encarada como benéfica e fora do bojo Pessoal quando se tratar de Organizações e fora do aspecto profissional quando estiver no seio Familiar, ou seja, cada coisa nos seus devidos lugares.
A ociosidade é outra razões grande para construirmos problemas, pois, tem um custo alto, pago por terceiros (na maioria dos casos) e o pior é que as Pessoas se apegam muito fácil e depois não querem largar mais.
Gastar mais do que ganha é um caso grave, Eu diria, gravíssimo, pois tem separado casais, fechado Igrejas, Falido Organizações, etc.
Deixar a emoção tomar conta da razão é a causa de frustrações profundas e amontoamento de objetos e móveis sem uso dentro das nossas portas, enfim, problemas emocionais e físicos.
Dizer que sabemos aquilo que não sabemos é causador de outro problema grave, pois, quando a realidade vem tona o sofrimento é dobrado e nem sempre é feito com mal intenção, porem, aquele curso que falta apenas seis meses pra terminar que já foi inserido no currículo e acaba não sendo terminado por um problema súbito e, deixa o currículo incompleto.
O vício de bebida, de jogo, de cigarro, etc. Tem se tornado um exterminador de sonhos quando se mostra mais forte que seu usuário e coloca-o em situação eminente de muitas percas.
O descumprimento de regras é um elástico a ser esticado um pouco a cada dia até estourar, literalmente, e fazer o caminho de volta é certamente muito doloroso.
O ciúme é um sentimento que corrói quem o detém, ou seja, começa causar problemas mesmo antes de ser externado e quem não conhece uma história com final infeliz proporcionada por ciúmes?
Não ter o habito de ler é o mesmo que ter uma lacuna a ser preenchida nos hábitos, pois é lendo que conseguimos firmar conhecimento para evitar todos os outros problemas. Não usar EPIs é chover no molhado, pois a vida esta em “jogo” ou melhor, em risco. Com a palavra os Técnicos de Segurança do Trabalho.
Quando não renovo os recursos que são finitos Eu posso estar causando grandes problemas para a Humanidade como um todo e o fim pode ser drástico.
Confundir Capital de Giro, Fluxo de Caixa, etc. Com dinheiro que pode ser retirado do Negócio para a vida Pessoal tem fechado muitos negócios Familiares e Micro Empresas.
O grande problema da mentira é que só pode ser justificada com outra mentira, enfim, vira uma bola de neve que, somada a outras bolas de neve transformar-se-ão em avalanche de problemas, etc.
Existe no Mercado Organizações e Profissionais gabaritados e capacitados para auxiliar na solução desses e de tantos outros problemas, procure-os!!
Quem cria problemas tem dificuldades de resolvê-los.
Jecer de Brito
|