Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESCREVER ERRADO:
ou pode ou não pode
Francysnalda Dourado

Resumo:
Uma professora de Língua Portuguesa dizer para seus alunos que podem escrever errado nas redes sociais, mas não podem escrever errado no ENEM, isso é no mínimo, contraditório.

Ontem ouvi de uma professora de Língua Portuguesa que não havia problema escrevermos da mesma maneira que falamos, pois tudo é uma questão de ideologia. Nesse sentido, dizia ela, podemos escrever sim nas redes sociais das seguintes formas: agente ao invés de a gente (mesmo sem ser profissional da saúde, de trânsito ou do FBI), mim no lugar de me (“mim é nossa origem, por isso não tem problema”), mas e mais (“só questão de ponto de vista, não há problema em serem trocados ao escrever”) etc. Ainda nas palavras dela: “tudo é questão de ideologia-política e com o tempo as pessoas começarão a escrever naturalmente vc, agnt e mim, assim como escrevem hoje você ao invés de vós me ce”. Indubitavelmente, somos suscetíveis de erros de português, pois a nossa língua é realmente muito complexa. Eu erro, eu tenho dúvidas (tal palavra escreve com z, x, s, ss, ç, sc....). Porém, é inadmissível vê erros grotescos serem escritos e acharmos que isso normal. Não sou professora da Língua Portuguesa, mas sou sobretudo EDUCADORA. E como educadora, meu papel é conscientizar meus alunos, amigos, vizinhos, parentes ou os que cruzam meu caminho esporadicamente, devo dizer: independente da norma culta ser ou não uma ideologia das classes dominantes, ela é elegante e, acima de tudo, NÃO DEVEMOS ESCREVER DO MESMO JEITO QUE FALAMOS. Quando eu encontro com alguns compadres falo após o cumprimento: “como tá minha cumandi? e meu afilhado, cumpadi?”. Isso sim é normal, uma vez que é a linguagem que eles conhecem, a linguagem falada. No entanto, se eu fosse escrever usaria as palavras compadre e comadre. Se eu falasse para alguém: “tô com saudade d’ocê”. Isso também é normal, e até poético (me fez lembrar da música “Ai que saudade d’ocê”). Mas (e não mais!) não escreveria minha carta nostálgica dessa maneira. Refleti por um bom tempo a discussão traçada com esta professora de Português e cheguei ao seguinte questionamento: será se um dos fatores que levaram mais de 500 mil candidatos no ENEM zerarem a redação seria, em parte, por causa de profissionais como esta que diz em sala de aula para os próprios alunos “que não há problema escrever errado nas redes sociais, só não pode escrever errado nas provas”. Isso é meio embaraçoso. Ou pode escrever errado ou não pode. Sabemos que há uma língua paralela a coloquial que nos persegue é a norma culta. No entanto, dizer para nossas crianças que esta é ideologia, seria o mesmo que dizer para uma criança de três anos de idade que Papai Noel não existe, ou que a fada do dente também não, isso a frustraria e, no mínimo, esta criança cresceria mais ranzinza e sem imaginação. Não cortem as possibilidades que alguém pode ter. Façam com que seus alunos (vizinhos, amigos ou parentes) tenham esperança de uma vida melhor, mostrem para eles que terão uma chance bem maior na vida se escreverem não como falam, mas como têm que ser. Isso é o papel de um educador, mostrar que as pessoas sempre podem melhorar, mesmo que para isso tenham que se adequar a um padrão ou sistema elegante como o da norma culta da língua portuguesa. Deem sonhos para as pessoas das quais vocês são responsáveis, deem esperança. Não cortem o futuro brilhante que essas pessoas podem ter.


Biografia:
Formada em Filosofia (UFPI/2002). Pós-graduada em Filosofia Clínica (Faculdade Pe. João Bagozzi/2004). Acadêmica do 6º período do curso de Direito (Cesvale)
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Releases ESCREVER ERRADO: Francysnalda Dourado


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55038 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última