Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
GERAÇÕES - PARTE III - CAP. III ( FINAL )
Ivan de Oliveira Melo

Resumo:
No fim tudo se explica...

GERAÇÕES
PARTE III
CAPÍTULO III ( FINAL )
Foi Maurício T. Ferraz, atual Vice-Presidente da Fundação Mercantil Dagoberto Antunes que, utilizando a mídia do Grupo, fez um pronunciamento em rede nacional no mesmo dia em que Demetrius Antunes fechou a transação que envolvia a transferência do controle acionário para o Governo Americano. O pronunciamento foi ao ar à noite, em horário nobre. Maurício utililizou-se de gráficos, dados contábeis e uma ampla retórica em que mostrava e provava por a+b a razão que levou Demetrius Antunes a concretizar o negócio. A Nação bebia as informações e, em muitos lares, houve derramamento de lágrimas. Não obstante, estavam comprovadas as intensas e urgentes necessidades da transferência do controle acionário. Que Deus abençoasse
as atitudes tomadas. Através do ilustre Vice-Presidente, Demetrius pedia desculpas ao povo e prometia iniciar-se, com o numerário da venda, novos negócios e quem sabe, num longo prazo, investir na abertura de uma nova Fundação.
A notícia pegou a todos de surpresa. Ninguém de sã consciência poderia imaginar as dificuldades que Demetrius vinha enfrentando ultimamente. Para muitos, foi até um ato de heroísmo e inteligência, especialmente para os entendidos em negócios, porque percebiam, pelo que foi
mostrado, que as dificuldades poderiam ter consequências graves, como a total perda do patrimônio sem que houvesse qualquer ressarcimento em troca. O povo chorou, lamentou, porém compreendeu que não havia outra saída.
Na manhã seguinte, Demetrius chegou acompanhado da mulher, dos filhos e dos assessores mais diretos ao cartório, onde assinaria a transferência e receberia os valores que concretizavam a transação. Foi assediado pela imprensa, porém em nenhum momento se
disponibilizou para qualquer esclarecimento a mais. Tudo ali naquele cartório se resolveu e o numerário depositado em sua conta foi instantâneo.
Logo estava em casa, rodeado da mulher e dos filhos.
- Vamos arrumar nossas malas. Iremos fazer uma longa viagem e, no retorno, pensar como serão nossos novos dias. – Informou Demetrius.
Em companhia da família viajou. Visitou muitos países europeus, foi ao Oriente Médio, à Oceania, menos aos Estados Unidos. Levou dois meses só passeando e conhecendo lugares e pessoas. No início de fevereiro do ano seguinte estavam de volta e recomeçariam a existência. Tivera tempo mais do que suficiente para refletir, dialogar com a esposa e os filhos e decidir como investir. Buscou inteirar-se dos negócios, das bolsas de valores e da situação das empresas.
Tomou conhecimento através de suas buscas, que famosa rede de organização bancária estava em sérias dificuldades pecuniárias. A rede tinha agências espalhadas por todo o território nacio- nal e algumas filiais no exterior. Tomou banho, vestiu-se impecavelmente e se despediu dos familiares.
- Aonde você está indo, Demetrius? – Perguntou Fábia, sua esposa.
- A São Paulo. Daqui a uns dias estarei de volta. Leia isto aqui e você entenderá o motivo de minha jornada. – Afiançou Demerius.
De fato. Passou apenas seis dias fora e voltou como Presidente do Conselho de Administração da referida rede bancária. Seu tiro dera sorte, pois, com a sequência dos messes, a organização começou a dar lucros impressionantes, a ponto de, no mesmo ano, Demetrius investir na aquisição de importante rede de hotéis, com matriz no Rio de Janeiro e filiais espalhadas pelas mais badaladas cidades do mundo, incluindo New York, Londres, Paris, Madrid, Lisboa, etc.
Os bons tempos estavam a fazer parte dos Antunes. Os gêmeos cresceram, ambos se dedicaram a estudar e se formaram em Administração de Empresas, isto porque Demetrius necessitava de
maneira urgentíssima dos serviços e abnegação dos mesmos. Esqueceram-se daquelas relações íntimas que haviam em si em relação a Ricardo Leitwig. Na cabeça deles, aquilo fora coisa de adolescência, em que, muitas vezes, de tudo se quer conhecer e decidir-se por qual caminho da vida trilhar. Ambos se formaram aos 20 anos e, aos 22, conheceram um par de gêmeas em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde se casaram e estabeleceram residência, devido aos interesses
das empresas da família. Tiveram muitos filhos, dois casais, cada casal. O futuro e a descendência estavam garantidos para darem prosseguimento aos negócios que passavam, de geração a geração.
Demetrius abriu uma nova fundação para controlar os
empreendimentos: Fundação Antunes Pais & Filhos. Um conglomerado de vinte empresas já estavam agregadas ao novo patrimônio.
Demetrius Antunes viria a falecer aos 89 anos e, Fábia, sua mulher, aos 85. Os gêmeos conseguiram ultrapassar a barreira dos 100 anos.
Hum... Mas é importante frisar que, coincidência ou não, com a venda da Fundação Mercantil Dagoberto Antunes algo não mais aconteceu: repentinamente, cessou, de vez, a terrível herança biológica que se alastrou dentre os jovens Antunes. Da descendência de Miguel e Cláudio não se teve mais notícia de fatos concernentes à referida problemática.
FIM

C O M E N T Á R I O
Um dia começou-se do nada. Aos poucos e, progressivamente, o nada se transformou em tudo.
Às vezes se fica a pensar como determinadas pessoas, as quais, nada aparentam ter, de repente se mostram possuidoras de talentos que as fazem buscar a vitória e a conquistarem todos os ideias. Nada é questão de sorte... sorte tem quem luta, quem desbrava os caminhos e trilha as veredas do sucesso que são imantadas pelo amor ao próximo, pelo respeito, pelo desprendimento e pelo senso de justiça. Quem nada consegue, não é porque tenha sido invadido pela azar...
Azar simplesmente não existe... O que há é a falta de interesse pela vida, o que há é o “olho gordo”, que se compraz em desejar o que é alheio e não vai em busca da realização de objetivos próprios, conquistados mediante a faina limpa, justa e cristalina.
Hum... há também determinados aspectos no ser humano que carecem de uma explanação mais evidente... Como se explicar a hereditariedade? Os genes de Beto Antunes foram passados a todas as gerações de sua família e todos os jovens, exceto Otávio, provaram do sexo com o mes-
mo sexo, todavia mais tarde retrocederam e levaram vidas bipartidas até determinados pontos de suas existências, quando, repentinamente, romperam e seguiram pelas vias do que é considerado normal... Mas o que é normal? O que é anormal? Pode o amor existir em relações que não sejam as tradicionais? Ou o que ocorre é enfermidade biológica que, em alguns casos como na história, consertam-se com o passar do tempo?
Que fiquem estas reflexões, amadurecidas pela observação do que é a vida, mas que ainda estão imaturas, precoces e carentes de uma análise mais profunda e consistente e que dê ao ser humano a possibilidade do conhecimento total de si mesmo e do cotidiano que o rodeia.
Obrigado!
Ivan de Oliveira Melo


Biografia:
Nascido em Recife, em 09/10/1953. Professor de língua portuguesa e literatura. Poeta desde adolescente. Livros publicados: SINFONIA DE AMOR; POESIA, AMOR E VIDA; REFLEXOS; SEARA DE RITMOS; SO...NETANDO.Temas mais comuns em seus versos: o amor, a natureza, o homem, o socia, o cosmos, o metafísico, religiosidade...
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Poesias SAPIÊNCIA Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias MOLDURAS Ivan de Oliveira Melo
Poesias INFELIZMENTE... Ivan de Oliveira Melo
Poesias NA LETRA D Ivan de Oliveira Melo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1074.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68888 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57829 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56641 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54719 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54626 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54544 Visitas

Páginas: Próxima Última