Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
memórias de mim...memórias
natalia nuno

pequena prosa poética



Sento-me no degrau da porta, a voz de minha mãe já faz eco cumprimentando os vizinhos, cresce a minha alegria enquanto os raios do sol dourados desaparecem no horizonte.
Esta noite tive um sonho, minha mãe me olhou, mas nada me disse, encostou-se à lareira negra do fumo de tantos invernos, parece que me perdeu ou serei eu que a perdi a ela? O sol pôs-se, foi-se embora como sempre e eu sombriamente também me vou sem saber se voltarei.
Penso nesta coisa estranha que é a nossa aproximação no sonho aos que partiram, também meu pai está na eira joeirando o trigo, passo por ele mas não me vê. a noite aproxima-se e dentro do peito levo a dor inconsolável da solidão e a boca levo a moer rezas para que o sonho não seja ilusão. Há-de brotar em mim a força de novo e serei passarinho voando em liberdade bailando no vôo, e ninguém me roubará a esperança de continuar a sonhar...
No mar salgado das minhas lágrimas, já não há mais para chorar, caí do baloiço, bati com o nariz no chão e o choro afogou-me as palavras.
Amanhã vou tomar banho ao rio, vestir uma roupinha nova, que domingo é o primeiro dia das festas da Srª da Vitória, calçarei sapatos novos...não há nada que crie mais expectativa do que a véspera da festa na aldeia, as pesssoas ficam mais afectuosas, há uma epidemia de optimismo, esquecem-se as amarguras da vida, então todos tomam banho no alguidar de zinco, menos eu, que prefiro o rio, e lá vamos à festa onde há sempre um bardo com rimas e a filarmónica tocando .........«os souvenirs».
Ainda me prende o cordão umbilical a este lugar, nasci com tão poucos quilos que é de espantar que tenha resistido, às vezes me debato com os sonhos, por não me deixarem continuar... sobe a saudade, e há uma voz que me canta e me embala e lá no fundo do sonho, bem lá no fim...regresso à saudade de mim.

natalia nuno
rosafogo


Biografia:
Nasceu na pequena aldeia Ribatejana chamada Lapas, concelho de Torres Novas a 19=1/1943, Estudou na Escola Industrial e Comercial de Torres Novas .É em várias actividades literárias conhecida por «rosafogo» nome com o qual publica na internet. Na sua poesia a saudade está sempre lá num rendilhado de palavras. Participou nas seguinte Colectâneas: «entre o sono e o sonho» Chiado Editora, «trago-te um sonho nas mãos» Temas Originais, «por um sorriso» Temas Originais, «poiesis vol XXXIII» e «poiesis vol. XXiX» Editora Minerva, «viva Outubro 2009» e «viva outubro 2010» Câmara Municipal Loures, «licença poética 2011» livro de Emanuel Lomelino, Lua de Marfim, « alma gémea 2011» Editora Brasileira Beco dos Poetas, «tu cá, tu lá II» Temas Originais, «Horizontes da Poesia III 2011» Editora Euedito, « digo não ao não» Lua de Marfim, «na magia da noite» Lua de Marfim, «entre o sono e o sonho III» Editora Lisboa, Antologia «Mãe» a convite da Poeta Maria Melo, « Poetar Contemporâneo» 2012 Edições Vieira da Silva, Antologia Luso-Brasileira « Cruzada da Poesia» «Horizontes da Poesia IV» da Euedito, Antologia Poética Contemporânea «Entre o Sono e o Sonho IV» da Chiado editora e «A Palavra é uma Espada» Edição de Autor. Prefaciou as obras: « No Chão de àgua » do Poeta Paulo César, o romance « Óh àfrica...oh África Minha» do escritor José Silva, e« Encontro-me nas Palavras» da Poeta Maria Antonieta Oliveira. Livros editados de Poesia: «Pesa-me a Alma» em 2011 pela Lua de Marfim e em 2014 « A Melodia do Tempo» pela mesma editora, editou na Roménia em português e romeno «Moldura da Saudade« e recentemente «Estremecimentos d' Alma» pela editora Vieira da Silva... participou na colectânea «Palavras que Contam» da editora Sinapis.E em 2018 novo livro de poesia pela Viera da Silva «Estremecimentos de Alma»
Número de vezes que este texto foi lido: 61640


Outros títulos do mesmo autor

Poesias a velha porta... natalia nuno
Poesias onda de alegria... natalia nuno
Poesias hoje, ela é estação sem folhas... natalia nuno
Poesias entre o sonho e o vazio... natalia nuno
Poesias poemas despidos natalia nuno
Poesias através das cortinas... natalia nuno
Poesias um fogo breve... natalia nuno
Poesias através das cortinas... natalia nuno
Poesias mil pequenos nadas... natalia nuno
Poesias não matem os pássaros... natalia nuno

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 142.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62491 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62478 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62470 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62453 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62449 Visitas
O Velho - Luiz Paulo Santana 62440 Visitas
PEQUENA LEOA - fernando barbosa 62417 Visitas
Mórbido - Maria Julia pontes 62416 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62413 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62399 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última